Páginas

WELCOME! / Bem vindos! / Bienvenidos! / Benvinguts! / Ongi etorri! / Bienvenue! / Benvenuti! / Wilkommen! / Welkom! / Välkommen! / Tervetuloa! / Üdvözöljük! / Hoşgeldiniz! / Добро пожаловать! / Καλώς ήρθατε! / გამარჯობა! / ようこそ! / 歡迎! / 환영합니다! / आपका स्वागत है! / வருக!


sexta-feira, 19 de setembro de 2025

VW Gol Rolling Stones 1995

 Antes de ir ver o Diplomata, ainda deu tempo de esbarrar com mais um:

14/11/2024



Nada menos que um Gol Rolling Stones, série especial que pegou carona no sucesso da turnê que a banda fazia pela América do Sul. Na prática era um Gol CLi com adesivos temáticos. Juntamente com o carro, eram entregues um boné e uma fita cassete do álbum Voodoo Lounge. As cores eram branco, preto, vermelho, e a mais linda de todas, azul Ametista, que é o caso do carro das fotos. Tá claro que é um carro de uso, inclusive com bagageiro no teto, e é incrível que ainda mantém o adesivo original "Rolling Stones" na tampa da mala, e até uma plaquetinha da concessionária Fiorenza, que ficava na Av. Brasil, altura de Parada de Lucas. Infelizmente, já não tem mais os adesivos da coluna C. Não havia opção de rodas de liga leve, e é possível que essas da foto tenham sido colocadas até com o carro novo ainda, já que são contemporâneas do carro.

Como eu já falei aqui na postagem de um Gol Atlanta, eu me lembro perfeitamente do primeiro que eu vi, nas redondezas da escola. À época, meu pai tinha um Gol GLi, quase igual a esse aqui, e minha mãe tinha um Gol CLi, também muito parecido com esse outro aqui. Então era uma imagem que fazia parte do meu dia-a-dia. Eu vi aquela mesma coisa, mas com aquele azul diferentoso quase roxo, e com o adesivo bem peculiar na coluna C, e adorei. Não era um lugar comum de se colocar referências às versões, e aquilo ficou na minha cabeça. Foi um belíssimo avistamento, que me fez voltar trinta anos no passado.

Nova Friburgo - RJ.

Abaixo, fotos do material de publicidade do Gol Rolling Stones:

"Gol Rolling Stones"



O material está à venda no Mercado Livre por R$350. Não conheço o vendedor.

quinta-feira, 18 de setembro de 2025

VW Variant II

 Já estávamos perto de chegar no local combinado pra olhar o Diplomata:

14/11/2024

Passou por nós essa Variant II, claramente escapando rapidinho da oficina pra fazer um pequeno teste rodando, haja vista que estava sem placas e não tinha todos os vidros no lugar. Tava rodando bonito, esticando com vontade. Redondinha!

Nova Friburgo - RJ.

Toyota Bandeirante 1993

 Andamos mais um pouco e vimos esse aqui também:

14/11/2024

Nada de muito especial, mas ainda assim valeu as fotos. Trinta anos de estrada, uso diário, muito bem conservado e íntegro ainda. Faróis de milha, gancho no para-choque dianteiro, engate pra reboque, bagageiro e até snorkel. Belo carro.

Nova Friburgo - RJ.

VW Passat LS Village 1986 (ex-táxi)

 Do outro lado da rua onde eu vi a Brasilia, um pouquinho mais pra frente, estava esse outro carro pitoresco:

14/11/2024




De cara nós já tínhamos pensado que poderia ter sido táxi carioca, por conta da cor. Depois que fizemos a volta e paramos, olhamos mais de perto e deu pra concluir que de fato foi sim. Ainda havia vestígios da faixa lateral azul no lado do motorista, tanto no para-lama dianteiro quanto atrás da maçaneta. Depois que busquei a placa no site do Detran, a cereja do bolo: a placa amarela era "TN", iniciais usadas exclusivamente para táxis particulares na cidade do Rio de Janeiro. Louvável que ainda esteja cumprindo seu papel e levando pessoas do ponto A ao B, mesmo com seus quase quarenta anos e passado de uso intenso na praça.

Nova Friburgo - RJ.

quarta-feira, 17 de setembro de 2025

VW Brasilia 1977

 Continuamos andando pela cidade até chegar no destino, e mais um:

14/11/2024




E dessa vez é um mais antigo que os outros. Parece carro de uso normal e ainda preserva detalhes originais. Para-choques, lanternas lisas, capô dianteiro com um friso só no meio, e parte do interior monocromático marrom, como o volante e o carpete. O banco ganhou capas na mesma cor, não sei como estão por baixo. 

O retrovisor externo foi trocado por um genérico de plástico, mas reparem que a furação usada foi a original, feita numa posição que só saiu no ano de 1977. Rádio toca-fitas mais moderno mas ainda assim muito interessante, além da tradicional tranca preto-e-vermelho no volante. O emblema "VW" na frente era originalmente todo preto e foi substituído por um cromado. Sem frisos ao redor dos vidros. Em geral, parece muito íntegra e bem conservada. Não faço ideia se já foi vendida.

Nova Friburgo - RJ.

terça-feira, 16 de setembro de 2025

Fiat Punto T-Jet 2010

 Seguimos em Friburgo, avistamos um Punto T-Jet amarelo, e eu logo falo: "Olha lá ele de novo, que coincidência!":

14/11/2024

Só que, olhando com mais cuidado, vi que as rodas estavam na cor original, enquanto as do outro T-Jet estavam pintadas de preto, e que tinha placa cinza, ao passo que o anterior tinha placa Mercosul. Considero bastante improvável esbarrarmos pelo caminho com dois Punto T-Jet amarelos, com intervalo de menos de uma hora entre os dois. Que doideira. Desse também não deu pra ver mais detalhes.

Nova Friburgo - RJ.

VW Gol CL 1993

 Já em Friburgo, ainda antes de chegar ao destino, passamos por mais um:

14/11/2024


Um Golzinho CL muito novinho, rodando pela cidade com seus mais de trinta anos, ostentando até hoje as referências da concessionária Disnave, onde muito provavelmente foi comprado novo: adesivo na tampa da mala e até uma moldura de placa. Uma graça. Rodas de ferro com calotinhas originais, para-choque preto sem pintura, tudo nos conformes. Em um momento abriram a porta do carona, e deu pra ver que a forração de porta está perfeita. Imagino que o interior esteja em muito bom estado também.

Nova Friburgo - RJ.

segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Fiat Punto T-Jet 2010

 Já próximo ao destino, avistamos um esportivo amarelo de longe:

14/11/2024


Não dava pra parar, mas consegui pegar as imagens à distância. Talvez a minha cor preferida pra versão, e ainda equipado com o teto solar Skydome. Rodas originais pintadas de preto, e de resto não deu pra ver muito bem. Aqui já apareceu um 2010 branco, e um 2014 azul.

Teresópolis - RJ.

"Destruindo clássicos"? - Chevrolet Ipanema Wave 1992

 Voltamos de Petrópolis e, no dia seguinte, já estávamos indo a Terê ver um Diplomata. No caminho, passamos por mais uma série limitada da GM Brasil dos anos 90, logo depois de ter visto um Monza Club:

14/11/2024


A cor prata e essas rodas, outrora diamantadas, as mesmas usadas no Kadett Turim, me deixaram desconfiado; o mesmo pra coluna parcialmente pintada de preto ainda. Daí fui conferir pela placa e de fato, lá consta a informação de que é uma Ipanema Wave. Foi a primeira série especial do modelo, vendida em 1992, seguida da "Sol" em 1993 e por fim a "Flair", em 1994. Dessa última eu já fotografei em 2021, nenhuma Sol ainda.

O carro das fotos acima já tá parcialmente descaracterizado, sem as faixas indicativas da versão, e carregava uma boa quantidade de abóboras, além de melancias e bananas. No final das contas, talvez seja só mais um carro velho, de mais de trinta anos, cumprindo o papel pro qual foi designado, e levando bastante carga. Há quem diga que estariam "destruindo clássicos", mas aí é de cada um.

Duque de Caxias - RJ.

Abaixo, propaganda da Ipanema Wave:

"Ipanema Wave é uma onda. Quem pegar, pegou."

Chevrolet Monza Club 1994

 Hora de descer a serra, garoa continuava, e ainda nos deparamos com mais um interessante:

13/11/2024

Raro Monza Club, versão que foi criada pela ocasião da Copa do Mundo de 1994, na cor exclusiva "Azul Cézanne Perolizado". Pelo que se vê, está lindíssimo e ainda ostenta as rodas e adesivos originais. Pena não ter dado pra tirar outras fotos. Aqui já apareceram dois: um vinho, de uso, e um azul, parado por um bom tempo na rua.

Petrópolis - RJ.

Chevrolet Chevette Marajó SL 1985

 Fomos ali subir a serra rapidinho. Garoava e, logo que chegamos, encostamos numa padaria pra tomar café e já fiz logo um registro:

13/11/2024

Uma Marajó de uso, com rodas de Volkswagen, e a improvável grade original ainda no lugar, bem como os retrovisores originais também. Não estava perfeita, mas bem de pé ainda, considerando seus quase quarenta anos.

Petrópolis - RJ.

Revisitando: Gurgel Supermini BR SL 1992

 Mais uma reaparição:




Da outra vez, seis meses antes, eu tinha visto esse carro abastecendo no posto. Depois, passei a ver ele sempre pela redondeza onde eu fiz essas fotos. Tá do mesmo jeitinho.

Ilha do Governador, Rio de Janeiro - RJ.

VW New Beetle 2007

 Taí uma configuração que eu nunca tinha visto antes:

12/11/2024

Uma das cores que mais me agradam nesses carros. Tem algumas modificações mais comuns como a película escura nos vidros, engate para reboque, mas também outras que eu não me lembro de ter visto, que é esse aerofólio, rodas Porsche "Phone Dial", frisos cromados nas laterais, provavelmente como referência aos Fuscas, adesivos "Fusca" na tampa traseira, usados nos "Itamar", e "Sport" embaixo dos retrovisores, aparentemente na mesma fonte do Astra Sport. Pelas iniciais, o primeiro emplacamento foi no estado de São Paulo. A placa Mercosul é do início da transição, ainda tem lacre, brasão do estado e da cidade do Rio de Janeiro.

Já tinha fotografado outro New Beetle amarelo, mais novo e todo original.

Ilha do Governador, Rio de Janeiro - RJ.

domingo, 14 de setembro de 2025

Chevrolet Opala Comodoro Cupê 1982

 Apareceu da noite pro dia um Comodoro Cupê 82 que ficava estacionado nessas vagas, com papel de "vendo" no vidro. Aliás, essas vagas ficaram prontas depois de uma obra nesse trecho que eu achei horrorosa. Todas a noventa graus, terrível pra estacionar, muito cimento, bem ruim mesmo.

12/11/2024






Conforme esperado, no momento certo eu parei pra fazer o devido registro e vi que era bem interessante, com aparência de ser de uso há muitos anos e incrivelmente com toda a sua originalidade mantida, tanto externa quanto internamente, com rádio toca-fitas da época e tudo. Sensação de viagem no tempo mesmo, me senti transportado pros anos oitenta. Curiosamente nunca tinha visto ou ouvido falar nele pelas redondezas. Tinha placa cinza já bem antiga de Congonhas/MG, com lacre de chumbo, e o código do telefone também era de Minas Gerais. A pedida era R$37.000, segundo o próprio papel no vidro, e desde o dia em que tirei as fotos, acabou trocando de mãos. Já conheci o novo dono e já tirei fotos dele em encontro também. Muito bacana.

Ilha do Governador, Rio de Janeiro - RJ.

Ford Explorer XLT 2011

 Terminava minha caminhada na praia, quando ainda apareceu mais isso aqui:

09/11/2024


De longe eu vi que era um carro que eu não reconhecia como sendo do nosso mercado. A Explorer, de modelo mais espartano, inclusive com calotas, é de algum corpo consular e estava lá estacionada. Nunca tinha visto nem voltei a ver, mas achei muito interessante, como sempre o é quando vejo esses casos. Pra quem ainda não tá familiarizado, as placas dessa categoria têm letras e números em dourado.

Ilha do Governador, Rio de Janeiro - RJ.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...