Páginas

WELCOME! / Bem vindos! / Bienvenidos! / Benvinguts! / Ongi etorri! / Bienvenue! / Benvenuti! / Wilkommen! / Welkom! / Välkommen! / Tervetuloa! / Üdvözöljük! / Hoşgeldiniz! / Добро пожаловать! / Καλώς ήρθατε! / გამარჯობა! / ようこそ! / 歡迎! / 환영합니다! / आपका स्वागत है! / வருக!


quinta-feira, 25 de abril de 2013

Carro do Leitor - Fiat Uno 1.5 R 1989

Na sequência, mais uma da coluna "Carro do Leitor", mais uma vez com um texto altamente detalhado de sua interessante história, que segue logo após as imagens:














"Olá, bom dia! Tudo bem? 

Sou designer e um grande fã de veículos antigos, em especial dos anos 80, e gostaria de contribuir para a coluna 'Carro do Leitor'.  

Sou um feliz proprietário de um Fiat Uno 1.5R 1989, na cor Amarelo Fiera. Na verdade, esse é o meu 2º exemplar do modelo: tive outro idêntico que foi cruelmente roubado em 2006 e era o meu 1º carro. Foi a partir disso que a minha 'paixão' pelo modelo/versão começou... hehehehe.  

Esse carro foi adquirido em fevereiro de 2011 e estava bem desgastado, mas estava com quase todas as peças no lugar. Depois de um tempo de uso, realizando alguns serviços básicos de manutenção, eis que no Natal de 2011, meu pai resolveu desmontar o carpete, pois o carro estava com infiltrações. Daí, ele se empolgou e começou a desmontar tudo!!!  

Depois de um árduo trabalho de restauração (afinal, estavam faltando diversas peças de acabamento e mecânica que não são mais fornecidas), eu e principalmente o meu pai demoramos cerca de 1 ano e meio para restaurar esse carro, da maneira mais original possível. No interior, ele está com pequenas modificações que eu achei interessantes, e que podem ser removidas caso necessário. Está com tudo funcionando, inclusive o ar condicionado e o ar quente. Além disso, ele tem desembaçador, vidros elétricos, travas e porta-malas com abertura interna (esse cabo também não foi fácil de achar...).  

O motor não foi aberto (não ainda...), por isso seu desempenho é 'mais ou menos'. Ele demora um pouco pra esquentar, já que é movido a álcool. Se tiver gasolina no reservatório de partida a frio, ele funciona, nas manhãs frias, sem problemas. Tem um excelente comportamento dinâmico, mesmo que seus amortecedores não sejam os corretos (que eram pressurizados a gás). Por isso, ele consegue acompanhar ou até mesmo ser mais ágil que diversos carros com motores mais potentes, ainda que isso também dependa da via e do motorista.  

Seu acabamento interno - mais requintado e esportivo - e externo - com os adesivos, faróis de milha, prolongadores do para-lamas, aerofólio, rodas e tampa traseira na cor cinza com acabamento fosco - o diferenciavam bem das outras versões de Fiat Uno.    

Ainda faltam alguns detalhes, mas eu creio que o carro é um belo exemplar dessa linda versão produzida pela Fiat. Afinal, infelizmente, muitos proprietários, seja pela grana ou pela dificuldade em achar algumas peças, acabam estragando alguns exemplares, tirando-lhes a sua bela originalidade, presente nos poucos que resistiram ao tempo.  

Obs.: Os exemplares do Uno 1.6R modelo 1990 são quase idênticos (visualmente) ao Uno 1.5R 1989. As diferenças são no motor, totalmente novo (além do pequeno aumento de cilindrada, ele é 3cv mais potente e é mais ágil, tem um  funcionamento mais elástico e econômico), freios mais eficientes (embora o sistema seja idêntico ao modelo 1989), câmbio com engates mais precisos e macios, teto pré-moldado, além da opção da cor branca.  

Agradeço a atenção."

O leitor pediu que seu nome não fosse divulgado!

São Paulo - SP.

34 comentários:

  1. Leonardo Marasciulo (via facebook)25 de abril de 2013 às 16:58

    omg

    ResponderExcluir
  2. Alex Carros Exóticos Do Rio de Janeiro (via facebook)25 de abril de 2013 às 16:59

    tenho foto de uma dessa só que e 1.6 R

    ResponderExcluir
  3. Patrick Bettini (via facebook)25 de abril de 2013 às 17:07

    tenho uma 1.5 CS.... eita carro guerreiro!

    ResponderExcluir
  4. Vinícius Galvão Fiori (via facebook)25 de abril de 2013 às 17:27

    Que coisa mais linda

    ResponderExcluir
  5. Mário Cesar (via facebook)25 de abril de 2013 às 17:27

    Show!

    ResponderExcluir
  6. Anderson Kasperavicius (via facebook)25 de abril de 2013 às 17:27

    No ginásio eu tinha uma professora que se chamava Mirian era uma loira muito bonita e ela tinha um igualzinho 0km,hoje ela é uma coroa e virou a diretora da escola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alberto Barreto (via facebook)25 de abril de 2013 às 18:47

      E o carro? ainda existe? hehehe

      Excluir
    2. eu estudei numa escola com o mesmo nome da direto, loira e com o mesmo carro

      Excluir
  7. DioGo Cullen Sampaio Vianna (via facebook)25 de abril de 2013 às 17:51

    MT LINDA !!!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns ao proprietário anônimo! Gosto muito desse carro, tem um vermelho aqui em Petrópolis de cair o queixo também.

    ResponderExcluir
  9. Antonio Carlos Alves Coutinho (via facebook)25 de abril de 2013 às 18:47

    meu irmão tirou um zero Km e na mesma noite ficou parado na Avenida Paulista e a FIAT nunca conseguiu consertar o veiculo...

    ResponderExcluir
  10. Anderson Kasperavicius (via facebook)25 de abril de 2013 às 18:47

    acho lindo estes carros dos anos 80 pois eles tem uma coisa que os novos nunca terão,charme.

    ResponderExcluir
  11. Cristiano Correa Molinari (via facebook)25 de abril de 2013 às 18:47

    Lindão :D

    ResponderExcluir
  12. Hugo Bueno (via facebook)25 de abril de 2013 às 20:05

    Este carro estava exposto no VII ABC Old Car em São Caetano do Sul. É realmente uma beleza !

    ResponderExcluir
  13. Thiago Medina (via facebook)25 de abril de 2013 às 20:11

    Já sonhei ter um desses. :)

    ResponderExcluir
  14. Sem comentarios...
    Até quem nao gosta de Uno teria um desses...
    Impecavel! Parabens ao dono!

    ResponderExcluir
  15. Gabriel Rocha (via facebook)26 de abril de 2013 às 03:46

    Linda de mais.

    ResponderExcluir
  16. Sérgio Barros (via facebook)26 de abril de 2013 às 18:31

    Botinha nervosa

    ResponderExcluir
  17. belo exemplar, ainda mais nessa cor

    ResponderExcluir
  18. Estou prestes a pegar um desse mesmo ano,é dificil achar peças?Emão de obra é cara?valeu muito bonito.

    ResponderExcluir
  19. Estou prestes a pegar um desse mesmo ano,é dificil achar peças?Emão de obra é cara?valeu muito bonito.

    ResponderExcluir
  20. Como proprietário de um Uno 1.5R posso responder sobre o carro.

    As peças mecânicas (essenciais) são relativamente fáceis de serem encontradas. Agora, algumas peças específicas (como a válvula do ar quente por exemplo, sensores do check-control, vareta de óleo com sensor, entre outras...) são bem difíceis de serem encontradas (mas nada que impeça o carro de funcionar).

    As calotas (tanto da roda para versão 1989) como da versão 1987 e 1988 são bem difíceis de serem encontradas. Já a roda de liga-leve em sí (versão 1989), procurando, dá pra achar a venda na internet.

    Algumas pessoas (com tempo e $$) ás vezes, conseguem encontra-las em alguns locais com peças de concessionárias antigas e/ou desativadas. Peças paralelas desse modelo, geralmente tem uma qualidade ruim, mas ás vezes é a única opção (por exemplo, as lente das lanternas traseiras, de algumas marcas "paralelas" tem uma qualidade vergonhosa...).

    Acabamentos específicos desta versão são muito difíceis de serem encontrados, como o aerofolio traseiro (geralmente a espuma se deforma com o tempo), moldura dos para-lamas, adesivo (versão 1987 e 1988), para-choque dianteiro com furação para farol de neblina (e as diversas peças que compõe este conjunto, com exceção da lente...).

    No caso do parachoque dianteiro, é possível adapta-lo usando o modelo do Fiat Mille Smart ou Fire (2000-2004), que internamente já tem a furação para farol de neblina, porém nem este para-choque é encontrado facilmente. O resultado final é praticamente idêntico (apenas a furação da ventilação do radiador, acima da placa é um pouco maior). Outra opção, é importa-lo da Argentina, este sim é 100% idêntico ao original.

    Portanto, dê preferência para exemplares originais (especialmente na parte de acabamento interno e algumas peças de acabamento externo, que são exclusivas deste modelo), mesmo que estiverem meio "desgastados" pois são veículos recuperáveis e podem ficar iguais ou parecidos com o belíssimo exemplar acima.

    Sobre o carro em sí, ele é econômico (o meu tá com o motor + ou - e faz cerca de 7,5km/l na cidade e até 10km/l na estrada), ágil, o câmbio é meio duro e não muito preciso (mas não é nada de outro mundo, mas os carros atuais são bem melhores neste aspecto), ele "sofre" um pouco para dar a 1ª partida (na verdade, se ele for a ALCOOL, sempre tem que gasolina no reservatório de partida a frio), painel com iluminação original é bem fraco (mas não coloque LEDS...use uma lâmpada mais forte se possível...), é muito estável e relativamente espaçoso (se compararmos ao concorrentes diretos dele, o Escort XR3 e o Gol GTS ou GTi). É um carro robusto que não costuma dar "dor de cabeça", basta fazer a manutenção preventiva. O vidro elétrico é "lento" (o ideal, é colocar um relê internamente, porque o botão do vidro elétrico original "rouba" toda a força que vem da bateria).

    Boa sorte em sua compra Viviane.

    ResponderExcluir
  21. Oooopss....

    Esqueci de falar da parte interna. Escolha exemplares (especialmente da versão 1989 usa este belo tecido xadrez) com forrações internas o mais original possível.

    O tecido do teto e dos bancos, não são mais fornecidos. A parte cinza clara (no caso da versão 1989) dá pra adaptar usando um Angora Cinza Claro, que é bem semelhante ao tecido original. Porém, achar tecido na cor cinza claro é muito difícil. Além disso, o acabamento lateral vermelho (chamado por alguns de VIVO...) requer um tecido "aveludado" e flexível, algo não muito fácil de ser encontrado.

    No caso da versão 1987 e 1988, que tem 2 tons de cinza com uma faixa central vermelha, a situação é um pouco mais "tranquila". No caso desse achar um tecido de qualidade "aveludado" e automotivo, é muito difícil, pois geralmente os tons vendidos são mais escuros que o original. O tapeceiro também terá que ter muita habilidade, pois esse modelo tem diversas "curvas" na junção dos 2 tons de cinza (na parte lateral do banco dianteiro), e fazer isso perfeitamente não é pra qualquer um.

    As forrações de porta, geralmente estão bem detonas, é possível recupera-las, portanto mantenha a original se possível. No caso, como a parte inferior tem costura eletrônica e cerca de 15 furos (modelo original). Ou vc acha uma lateral de porta de outro Uno 2 portas em bom estado para fazer um "transplante" ou senão vc simplifica e coloca apenas courvin preto nesta parte inferior.

    O tecido do teto (semelhante ao do VW Fusca Antigos...) não é mais fornecido, portanto, se possível, nem mexa nele (só limpe, pois geralmente estão bem sujos...). As fixação dele, é um pouco complexa (exige que vc tire praticamente todas as borrachas dos vidros, inclusive todo o pára-brisa).

    Diversas peças desse carro (especialmente as de acabamento "exclusivo" dessa versão), infelizmente, só são encontradas em desmanche.

    A parte estrutural do carro é boa, mas pela idade e dependendo das condições e locais de uso, alguns pontos da carroceria podem precisar de cuidado, especialmente o assoalho dianteiro e as caixas de rodas dianteiras (que ás vezes podem apresentar trincas...), mas um bom funileiro concerta isso facilmente. As portas (porta dianteira e porta-mala) em alguns casos, podem apresentar pontos de ferrugem, mas geralmente não é nada sério. O contorno do pára-brisa e dos vidros laterais basculantes, em alguns casos, apresentam ferrugem.

    Alguns plásticos internos (especialmente os "puxadores" das laterais de porta) e o console central também devem ser originais, pois são totalmente diferente dos outros modelos de Fiat Uno.

    Obs- A maior parte desses carros, não tem pára-brisa laminado, se possível troque por um novo, já com este essencial "item de segurança". O ruim é que hoje em dia, é difícil achar vidros para Fiat Uno (ou Mille) sem serigrafia (como nos modelos anteriores a 1994).

    Lembre-se, veículos originais são sempre mais comerciais e geralmente, tem um valor de revenda maior.

    ResponderExcluir
  22. nossa muito massa, eu tenho um desse uno 1989 1.5r nuca foi batido todo ogirinal incrivel funciona tudo uma blz ,amarelo ele tem pequeno reparo para fazer , nao saio com ele , so fins de semanas, quem quizer ve uma foto dele e so me pede por email, lopes_sbc_sp@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. tá lindo esse uno, poxa vida tá muito impecável, tenho um exemplar na minha garagem, um 1.5R modelo 89 também, eu preciso de algumas peças, tais como: voltante, spoiler traseiro, calotas da roda e as lentes acrílicas para o farol de milha. alguém pode me ajudar? parabéns por esse belo carro, um exemplar raro de se ver por aí

    ResponderExcluir
  24. tá lindo esse uno, poxa vida tá muito impecável, tenho um exemplar na minha garagem, um 1.5R modelo 89 também, eu preciso de algumas peças, tais como: voltante, spoiler traseiro, calotas da roda e as lentes acrílicas para o farol de milha. alguém pode me ajudar? parabéns por esse belo carro, um exemplar raro de se ver por aí

    ResponderExcluir
  25. Muito lindo o seu carro! Meus parabéns! Meu primeiro carro foi um 1.6R preto 89/90. Mesmo interior desse aí. Era um baita carro nunca vou me esquecer...

    ResponderExcluir
  26. alguei que comprar o meu uno 1,5r 89 amarelinho nuca bateu 85 original to em sp abc, email . lopes_sbc_sp@hotmail.com

    ResponderExcluir
  27. gostaria de saber se alguém souber o nome da tinta origina da tampa do porta malas do uno 1.5r amarelo 89 agradeço.

    ResponderExcluir
  28. Parabéns...
    http://vendercarrosusados.com.br

    ResponderExcluir
  29. boa noite...
    estou vendendo um uno 1.5 R amarelo , ano 89/90 amarelo, gasolina, 5.000,00 Fone pra contato (31) 996951925 contatos mando fotos.

    ResponderExcluir
  30. To muito afim de comprar um carrinho desse aqui RJ, gosto dele. Só nao vou pagar preço de ouro em sucata por isso ainda nao comprei um. Quase sempre que eu acho é o prata que eu nao gosto e sempre ta mal cuidado e faltando peças tipo as todas, a frente alta trocada pela baixa e etc.... mas quando eu achar um bom vou comprar.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...