Páginas

WELCOME! / Bem vindos! / Bienvenidos! / Benvinguts! / Ongi etorri! / Bienvenue! / Benvenuti! / Wilkommen! / Welkom! / Välkommen! / Tervetuloa! / Üdvözöljük! / Hoşgeldiniz! / Добро пожаловать! / Καλώς ήρθατε! / გამარჯობა! / ようこそ! / 歡迎! / 환영합니다! / आपका स्वागत है! / வருக!


sexta-feira, 29 de março de 2024

Corcel II Van e o fim da última vídeo-locadora da Ilha

 Ao perceber que haviam colocado tapumes e notar a eminente demolição do imóvel, juntamente com a falência de uma das locadoras de vídeo mais tradicionais da Ilha do Governador, peguei meu improvável automóvel e fui fazer umas fotos de despedida daquele local que marcou as últimas mais de duas décadas:

17/09/2019


Os últimos momentos do letreiro da locadora "Três Desejos"

E o acontecimento da vez foi o encerramento das atividades de uma das últimas vídeo-locadoras da região, talvez a última. Era uma das mais tradicionais, tendo sido inaugurada em 20/06/1996. Portanto, foram 23 anos de bons serviços prestados. 

A loja resistiu firme, inclusive à chegada da "Blockbuster", a maior rede de locadoras de vídeos do mundo, que acabou por dizimar praticamente todas as vídeo-locadoras tradicionais de bairro. Depois disso, o sistema de streaming apareceu, se fortaleceu e deu conta de derrubar inclusive a gigantesca rede. Depois disso, pouquíssimas resistiram, em todo o Brasil e no resto do mundo também. 

Em dado momento, o ponto diversificou passando a ser também comércio de doces e afins. Mas infelizmente, chegou um momento em que o negócio, que permanecia de pé mesmo defasado, foi mais um dos que sucumbiram em última análise à predatória especulação imobiliária, uma vez que a casa foi demolida para dar lugar a mais um prédio residencial. 

A seguir, fotos de quando ainda estava na ativa:

2010, a atualização mais antiga disponível no Google Street View

Detalhe do letreiro (zoom na foto de cima)

Interior da loja, seção de "Inesquecíveis", foto retirada da página Três Desejos no Facebook

Seções "Show" e "Musical", fotomontagem retirada da página Três Desejos no Facebook

Arte usada como logomarca "Três Desejos Vídeo", retirada da página Três Desejos no Facebook

Abaixo, um vale-locação da Blockbuster de 2005, quando ainda não tinha tido seus direitos no Brasil comprados pelas Lojas Americanas, o que veio a ocorrer em 2007.

"Vale-Locação - Blockbuster - 10 Anos"

"Promoção válida de 15/05/2005 a 30/06/2005"

A ação fazia referência aos "10 anos" da Blockbuster no Brasil, uma vez que a primeira filial, no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo, foi inaugurada em 1995.

Qualquer informação que possa acrescentar a respeito do assunto será bem-vinda!

Ilha do Governador, Rio de Janeiro - RJ.

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...