Páginas

WELCOME! / Bem vindos! / Bienvenidos! / Benvinguts! / Ongi etorri! / Bienvenue! / Benvenuti! / Wilkommen! / Welkom! / Välkommen! / Tervetuloa! / Üdvözöljük! / Hoşgeldiniz! / Добро пожаловать! / Καλώς ήρθατε! / გამარჯობა! / ようこそ! / 歡迎! / 환영합니다! / आपका स्वागत है! / வருக!


quarta-feira, 30 de junho de 2021

Jardineira SPA 1917, e o combate a epidemias

 Na virada do século XIX pro XX, o saneamento básico e os estudos e o conhecimento sobre epidemias ainda não tinham desenvolvido o suficiente. Nessa época (1893), foi criado o "Desinfectório Central" na cidade de São Paulo/SP, para centralizar as funções de serviço sanitário, mais especificamente as ações de combate a epidemias e pragas que preocupavam a sociedade (como a peste bubônica, a varíola e a febre amarela), encaminhamento de pacientes a hospitais de isolamento, e remoção de cadáveres de pessoas vitimadas por doenças infecto-contagiosas.

Carroças e carruagens e o Desinfectório Central, na virada do século XIX/XX, no Bom Retiro, São Paulo/SP. (Fonte: Museu da Saúde Pública Emílio Ribas)

Automóveis e o Desinfectório Central, aprox. 1910 (Fonte: São Paulo Antiga)

Nos anos 1960 o sistema estadual de saúde passou por uma reforma, que estabeleceu no final da década uma descentralização administrativa e consequente reestruturação dos serviços de saúde pública. O prédio, que era o centro dessas atividades, perdeu boa parte de suas funções. Isso levou a discussões pela criação de um museu de saúde pública e homenagem ao antigo e importante diretor do Serviço Sanitário do Estado, Dr. Emílio Ribas. Posteriormente às devidas tratativas, em 1979, aquele mesmo edifício deu lugar ao Museu de Saúde Pública Emílio Ribas. Seis anos depois (1985), foi tombado como patrimônio histórico paulista. Desde sua concepção, tornou-se um dos mais importantes acervos documentais da saúde brasileira, com registros desde o século retrasado até os mais recentes. Em 2010 passou a ser administrado pelo Instituto Butantan, e atualmente encontra-se fechado para reforma. É possível, no entanto, fazer consultas e pesquisas do material mediante agendamento prévio por e-mail.

É nessa parte do acervo que o assunto converge com o tema central deste blog. Em meio a fotos antigas, documentos, equipamentos, mobília e trajes usados pelos profissionais, também fazem parte três viaturas, sendo duas jardineiras (espécie de ônibus antigos) e um caminhão, que foram originalmente usadas nos serviços do Desinfectório Central, e posteriormente - já na condição de carros antigos - em desfiles cívicos e campanhas de vacinação, de modo a despertar a curiosidade e o interesse da população. 

Jardineiras Fiat (esq.) e SPA (dir.), ambas de 1911, utilizadas para transporte geral e remoção de pessoas doentes (Foto: Wikipédia)
A mesma jardineira da foto acima, Fiat 1911, em campanha de vacinação Sabin, contra a paralisia infantil, em 1984. (Fonte: Museu da Saúde Pública Emílio Ribas)

Caminhão Republic 1923, espécie de evolução da estufa locomóvel, usado na desinfecção de objetos pessoais de imigrantes por fumigação (Foto: Wikipédia)

Caminhão Republic 1923 (Foto: Passear e Fotografar)

Estufa locomóvel Geneste & Herscher. Algumas Instalações do Serviço Sanitário de São Paulo. São Paulo, Vandorden & Co., 1905. Museu Emílio Ribas (Fonte: Adolpho Lutz em Manguinhos: casos sérios e divertidos)

Das três viaturas, a marca de uma delas ainda está em atividade e é conhecida da maioria, a Fiat; a Republic era norte-americana e chegou a ser a maior fabricante exclusivamente de caminhões do mundo, em 1918, mas fechou as portas em 1928, quando de sua fusão com a American LaFrance, passando a LaFrance-Republic; a SPA ("Società Piemontese Automobili") foi uma fabricante italiana de automóveis, veículos militares e motores de aeronaves fundada em 1906 e, por sérios problemas financeiros, foi incorporada pela Fiat em 1925. A partir daí, focou em veículos comerciais e militares, tendo sido posteriormente o maior fornecedor de caminhões e utilitários ao exército italiano na Segunda Guerra Mundial. 

Como curiosidade, o recorte de jornal a seguir mostra 1365 automóveis, caminhões e ônibus, separados por marcas, que circulavam na cidade de São Paulo em junho de 1913. Reparem que a marca SPA aparece figurada entre as marcas, com 55 exemplares:

(Fonte: O Pharol, 12/12/1913 - pesquisa de Jason Vogel)

Achei relevante a "pincelada" histórica para trazer um pano de fundo sobre a montadora, hoje conhecida por pouquíssimas pessoas, bem como pra fazer essa associação com o tema de saúde pública, em plena evidência atualmente, uma vez que vivemos uma das maiores pandemias da História.

Sobre o flagra da vez, não há nada concreto que tenha sido dessa mesma frota, mas também não está totalmente descartado, já que em algum momento foi registrada em São Paulo/SP. A combinação de cores verde/preto é semelhante, e foi muito comum em caminhões por muito tempo. Durante o tempo em que essa jardineira de dois andares ficou guardada em um estacionamento de razoável circulação no Rio, chamava bastante a atenção, tanto pela sua idade quanto por suas dimensões e peculiaridades:

Jardineira SPA 1917


13/07/2016


Adorno de capô e emblema SPA ("Società Piemontese Automobili")




Distintivo antigo do Veteran Car Club do Brasil

Muitos detalhes que lembram mais uma residência que um carro, muita madeira, "escada caracol", características muito comuns aos automóveis contemporâneos seus. Salvo engano já pertenceu ao colecionador Francesco Caffarelli e estava à venda na época das fotos por R$130.000. Não sei pra onde foi ou que fim levou, mas imagino que tenha ido compor alguma coleção importante, dada a particularidade e certa exclusividade da peça.

São Cristóvão, Rio de Janeiro - RJ.

Pra concluir, aproveito o ensejo pra recomendar aos amigos leitores, em época de crise sanitária, que se vacinem assim que puderem, com a vacina que estiver disponível no posto. Quem puder trabalhar de casa, que evite ao máximo sair na rua; quem tiver que ir à rua trabalhar, ir ao supermercado, farmácia ou outra necessidade, que tome todos os cuidados, usando máscara sempre, mantendo as mãos lavadas, evitando levá-las ao rosto, e permanecendo com esses cuidados, mesmo após tomar as duas doses da vacina, até que 70% da população esteja imunizada. Somente com a contribuição e adesão de todos aos protocolos de saúde será possível vencermos esse momento. Por favor não deem ouvidos aos desvarios negacionistas que têm sido propagados principalmente a partir do indivíduo que ocupa cargo público máximo do nosso país, e reiterados por seus apoiadores. Muito cuidado e atenção nas próximas eleições, que assim superaremos esse "soluço" histórico! #forabolsonaro

terça-feira, 22 de junho de 2021

VW Fusca 1300 1975

 No "Dia Mundial do Fusca", volto a postar mais um:

10/02/2017

É mais um daqueles carros que eu só vi nessa época e nunca mais voltei a ver. Gostei demais da personalização discreta, com rodas e calotinhas de Puma com pneus largos 175/70 R13 na traseira. Cor metálica mais moderna e ausência de friso nos vidros combinam e ajudam a compor uma aparência que remete ao que hoje se convencionou chamar de "Velha Escola Brasileira". Particularmente acho que se desse uma leve regulada na altura, teria fechado o visual.

Ilha do Governador, Rio de Janeiro - RJ.

segunda-feira, 21 de junho de 2021

Revisitando: VW Brasilia 1975

 Essa Brasilia eu já tinha fotografado em 2014 e postado aqui, num dia em que saímos pra dar uma volta de Fusca 1953. De lá pra cá, passei a ver com alguma frequência, uma vez que é carro de uso normal pelo seu único dono. Dessa vez deu pra fotografar novamente:

12/07/2016

Dois anos depois, continuava tudo no lugar, em perfeito estado e funcionamento. Ainda vejo rodar, e eventualmente se puder, torno a fazer o registro e publico novamente!

Ilha do Governador, Rio de Janeiro - RJ.

domingo, 20 de junho de 2021

Subaru Impreza WRX STI 2007

 Estou longe de ser especialista ou até entusiasta desses carros, mas realmente é difícil passar batido:

29/09/2016

Me parece que essa é uma das combinação de cores mais tradicionais pra esse modelo/versão: azul com rodas douradas. Acredito que seja um STI "tributo", mas é um WRX e não um Impreza comum. Deve ter trocado de mãos, porque desde que eu tirei as fotos, já não tenho mais visto há um bom tempo. 

Ilha do Governador, Rio de Janeiro - RJ.

Chevrolet Pick-up Corsa Champ 1998

 Esse infelizmente não deu pra fazer uma foto melhor:

05/07/2016

Apesar disso, acredito que valha a pena trazer pra cá o registro por se tratar de uma versão necessariamente rara dessa picape, que já não é mais tão comum de se ver por aí. Lançada e produzida somente no ano de 1998, fazia alusão à Copa do Mundo daquele ano, realizada na França. A versão trazia um pacote razoavelmente completo de acessório, além de interior exclusivo e os respectivos adesivos que a identificam. Além da picape compacta, foi oferecida também a S-10 Champ e, posteriormente, o Corsa Champ (o hatch).

A unidade fotografada ainda preservava os adesivos originais, mas já calçava rodas de ferro. Trabalhava fazendo frete, o que é uma realidade esperada pra um carro de trabalho com essa idade, independente de ser uma versão comum ou rara.

Vigário Geral, Rio de Janeiro - RJ.

Propaganda de revista da época segue abaixo:

sexta-feira, 18 de junho de 2021

VW Fusca 1969

 E volto com mais um Fusca, e mais um meia-nove! Me fez lembrar até da época em que eu separava as fotos de Fusca pra postar às sextas-feiras! Mas dessa vez, aconteceu por acaso.

07/07/2016

Gostei desse porque, apesar da aparência cansada, não passou por nenhum processo de transformação pra tentar atualizar e parecer mais novo. Tem mais cara de ter sido carro de uso desde sempre. E isso é muito legal de ver, quando se trata de um carro de tantas décadas de idade!

Ilha do Governador, Rio de Janeiro - RJ.

VW Fuscas 1969

Fiz esse registro porque achei curiosa a cena. Depois fiquei sabendo que sempre tem alguns Fusquinhas por ali, parece que é uma pequena oficina mais voltada pra esses carros.

01º/07/2016

Parecem estar relativamente inteiros e até certo pontos originais, ao menos no aspecto estético geral. Ambos estavam à venda, o que parece que é (ou pelo menos era) comum naquele local também. Diria que são vermelho Cereja e azul Cobalto, cores originais oferecidas naquele ano de 1969.

Niterói - RJ.

quinta-feira, 17 de junho de 2021

Willys Coupe 1941 (réplica)

 Pra finalizar os flagras daquele mesmo post (veja a Cadillac Biarritz 1983 + Comodoro 1990 e o Fusca 1969), ainda chegou essa bela réplica de um Willys cupê:

12/06/2016

O "kit car" foi montado com mecânica Chevrolet seis-cilindros (4100) e câmbio manual. Na época das fotos, ainda usava rodas de Honda Civic (com miolo invertido na traseira). De lá pra cá, além de ter recebido rodas de ferro pretas com calotas (na minha opinião mais harmônicas), teve os para-choques trocados, película escura removida dos vidros e outros tratos gerais. 

Apareceu à venda em alguns encontros a que eu compareci (veja foto dele nesse aqui, por exemplo), e atualmente não sei que fim levou. Particularmente gosto muito das carrocerias do fim dos anos 30 e princípio dos 40, sobretudo as cupê.

Teresópolis - RJ.

terça-feira, 15 de junho de 2021

VW Fusca 1969

Seguindo com o post anterior onde eu mostrei a Cadillac Eldorado Biarritz 1983, esse Fusquinha já estava estacionado lá no posto também:


Aparentemente bem cuidado de forma geral. Tem película nos vidros, bancos com encosto de cabeça, rodas traseiras taludas, faróis "Tremendão". Não sou muito fã das faixas brancas no pneu, falta o friso no estribo, para-brisa e vigia. Interessante, esse par de faróis de milha. Placas de Niterói/RJ.

Conseguem adivinhar qual o protagonista do próximo post? Aparece um pedaço dele em uma das fotos.

Teresópolis - RJ.

Cadillac Eldorado Biarritz 1983, Chevrolet Opala Comodoro 1990

Seguindo o mesmo ano de 2016, estive em Teresópolis juntamente com um amigo e seu Comodoro, quando paramos no posto e aproveitamos pra tirar fotos dessa Biarritz 83, que tínhamos conhecido assim que chegou ao Brasil:

12/06/2016

Cadillac Eldorado Biarritz 1983

Meio teto de aço inox, meio vinil vinho

Adorno de capô "Cadillac crest"

Detalhe do retrovisor "Cadillac"

Emblema "Biarritz" na coluna B, sobre a parte de vinil do teto

Detalhe dos bancos em Capitonet, interior vinho


Chevrolet Opala Comodoro 4.1 1990, Verde Jureia

4100 V8 americano x 4100 seis-cilindros nacional

Devido à diminuição do tamanho do motor e da carroceria dos carros americanos alguns anos antes, há muitos que torcem o nariz pra essa geração. Inegável, no entanto, observar que continuava sendo um carro de luxo muito bem equipado, feito com muita atenção aos detalhes principalmente no interior. O principal diferencial estético da versão topo de linha "Biarritz", como essa, era o exclusivo teto de aço inox.

Me lembro que esse carro tem os manuais originais, interior original em perfeitas condições, da mesma cor da carroceria, baixa milhagem e sem restauro. Os desejados e corretos pneus "Vogue" são a cereja do bolo.

Não é a primeira aparição dessa Cadillac aqui neste modesto espaço. Veja outras fotos no almoço de fim de ano do Veteran RJ, em dezembro daquele mesmo ano de 2016.

Nessa mesma ocasião, enquanto estávamos no posto, ainda fotografei mais dois carros, que postarei em seguida.

Teresópolis - RJ.

segunda-feira, 14 de junho de 2021

VW Brasilia 1976

No mesmo dia em que vi a Cherokee, vi também essa (ou "esse", no masculino, conforme a Volkswagen se referia) Brasilia, no estacionamento do Extra:

17/06/2016


O que me chamou a atenção foi o conjunto de modificações, que remete diretamente aos anos 90, com as rodas esportivas, ausência de frisos nos vidros, bancos com encosto de cabeça e películas escuras, além das atualizações tradicionais do modelo, como os para-choques, capô e lanternas, todos das mais novas. Aparência interessante de carro de uso.

Ilha do Governador, Rio de Janeiro - RJ.

domingo, 13 de junho de 2021

Jeep Grand Cherokee Limited 1997

Me lembro quando esses carros eram novos, eram caríssimos e luxuosos. Figurinha fácil entre os artistas e jogadores de futebol. Eu gostava (gosto) muito dessas cores escuras em contraste com os cromados, bem como o interior em couro e detalhes imitando madeira.

17/06/2016


Devido ao alto custo de manutenção (sobretudo quando V8 como essa), proporcional ao valor do carro quando novo e não como usado, o destino natural é que esta seja negligenciada progressivamente, até um momento em que não interessa para mais ninguém e acaba sendo esquecida em algum lugar. Desses cinco anos pra cá, certamente diminuiu ainda mais o número deles pela rua. Parecia relativamente bem conservado de modo geral, ao menos aparentava ter tudo no lugar. Tinha película (já meio desgastada) nos vidros, um cilindro de gás natural e estava à venda. Placas de Angra dos Reis/RJ.

Norte Shopping, Rio de Janeiro - RJ.

sábado, 12 de junho de 2021

Chevrolet Opala Diplomata 1990

Esse eu achei curioso por estar do lado de fora de uma casa de festas, encontrei despretensiosamente tarde da noite parado bem próximo, com a rua naturalmente lotada de carros estacionados.

25/05/2016

Pelas fotos quase não dá pra ver a cor, Vermelho Rodes (um vinho perolizado bem escuro). Para o meu gosto pessoal, combinariam mais as rodas originais tipo "serrinha", vidros sem películas, grade original e emblema dianteiro original sobre ela. O emblema 4.1/S na tampa da mala sugere que seja um seis-cilindros. Certamente bem cuidado, achei improvável e interessante a escolha dele pra ir à festa naquela quarta-feira à noite!

Ilha do Governador, Rio de Janeiro - RJ.

sexta-feira, 11 de junho de 2021

VW Passat LSE 1986

Esse "iraquiano" é velho conhecido, é de um grande amigo. Já tirei tanta foto dele, mas quando encontrei por acaso na rua, não hesitei em fazer o registro:

14/05/2016

Novíssimo, ar gelando, toca-fitas funcionando perfeitamente com fitas no console, e de uso diário! Apesar de ter fotografado muito, nunca fiz um ensaio propriamente dito dele. Fico devendo e um dia faço e posto aqui.

Ilha do Governador, Rio de Janeiro - RJ.

Rural Willys

Vi passar esse velho "SUV" quando estive em um dos primeiros encontros com meu Fusca, em Campo Grande:

13/03/2016

Legal de ver uma Rural, ainda Willys, rodando, principalmente em sua configuração majoritariamente original. Particularmente prefiro a configuração do pneu traseiro, todo preto, em relação à faixa branca instalada no dianteiro. Tivemos algumas Rural na família, todas infelizmente antes do meu nascimento.

Campo Grande, Rio de Janeiro - RJ.

quinta-feira, 10 de junho de 2021

Fiat Palio Weekend abandonadas

Avistada no mesmo dia em que vi aquela Mercedes-Benz 280SLC, achei a cena abaixo interessante o suficiente pra fazer o registro:

27/11/2015

Dois carros ainda sem valor como antigos, foram esquecidos na rua e já estavam sem rodas e já tinham transcendido seu significado como automóvel pra virarem obras de arte, como se fossem paredes a receber grafites. As construções antigas ao fundo ajudam a compor o cenário. Reparem como a ladeira é íngreme!

Lapa, Rio de Janeiro - RJ.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...