Hoje é Halloween! Não vou fugir ao tema e prometo mostrar um modelo de carro praticamente igual ao do clássico filme "Christine"! Savoy, Belvedere e Fury compartilhavam da mesma carroceria, tendo apenas diferenças pontuais enter si. A estrela do filme é um Fury, enquanto a das fotos abaixo é um Savoy.
Motor V8 318 Mopar, novo
Capô com essas questionáveis entradas de ar
Painel desmontado
Banco traseiro
A história do carro é longa. Ele foi adquirido juntamente com um Dodge Kingsway 1952. Ambos estavam em uma fábrica de elevadores e foram anunciados juntos. O interesse do camarada era só na compra do Dodge, mas papo vai, papo vem, acabou negociando os dois a um preço mais interessante. Estavam parados mais ou menos desde a mesma época, só que o Dodge passou quinze anos em um local coberto, em cima de quatro cavaletes, enquanto a Plymouth ficou no tempo. Durante essa estadia, acabou tendo a guia quebrada.
Pouco tempo atrás, o Dodge foi vendido e a Plymouth ficou, e começou a passar pela reforma. Digo reforma porque não consiste numa restauração, visto que não tem como objetivo trazer de volta a originalidade do carro. Por conta do vidro traseiro quebrado e consequente entrada de água - que comeu tudo em volta do vidro -, o proprietário resolveu fazer um semi-conversível. A capota de lona (do Escort) só chega até o limite da coluna, logo daí em diante o teto é em chapa. Com a modificação, as portas traseiras passaram a não mais existir. Nas portas que sobraram foi instalado vidro elétrico. Os vidros originais, muito pesados, foram descartados e serão substituídos por acrílico, mais leve. Também não existe mais o bocal lateral de abastecimento. Um tanque de Opala foi colocado no porta-malas, e a tubulação será refeita e adaptada. O capô original ganhou um scoop falso. Sob ele, o motor original foi vendido e em seu lugar já foi colocado um Mopar V8 318 e caixa Dodge. No interior, receberá bancos de Opala, coluna de direção hidráulica também do Opala e volante Shutt. O painel de instrumentos é original e foi restaurado. Originais também são as rodas, todos os frisos de inox, faróis e lanternas.
É um carro indiscutivelmente fantástico, se todo original. Foi produzido no ano auge do design automotivo. Além disso, ainda é extremamente raro, sobretudo no Brasil. Não sou contra adaptações, mas achei a quantidade e características pesadas demais pra um carro dessa estirpe. Pra quem se interessou, ele vende por R$ 30 mil.
Ainda tem o Camaro Type LT que o faz companhia na garagem:
Motor V8 350 original
Interior preto, câmbio automático
Esse sim, todo original e muito bonito. Motor V8 350 e interior muito novo. Não tem adaptações nem enjambrações. Foi a realização de um de seus sonhos. Em 75, passou de ônibus em frente a um cinema aqui da Ilha e avistou o carro estacionado, 0Km, do dono do estabelecimento. Foi amor à primeira vista! Depois de alguns anos, o sonho seria realizado. Foi comprado direto de um colecionador. O carro é lindo demais!
Ainda tem uma Lambretta L175 no meio deles!
Lambretta L175
Essa teve baixa dada no Detran, e ele vende pra aproveitar peças, pra quem se interessar. Foi uma pena eu não ter conhecido o Dodge Kingsway 52 que, assim como o Camaro, era todo original! Já postei um
1950, acho lindíssimo...
Ilha do Governador, Rio de Janeiro - RJ.