Páginas

WELCOME! / Bem vindos! / Bienvenidos! / Benvinguts! / Ongi etorri! / Bienvenue! / Benvenuti! / Wilkommen! / Welkom! / Välkommen! / Tervetuloa! / Üdvözöljük! / Hoşgeldiniz! / Добро пожаловать! / Καλώς ήρθατε! / გამარჯობა! / ようこそ! / 歡迎! / 환영합니다! / आपका स्वागत है! / வருக!


quinta-feira, 30 de outubro de 2025

VW Kombi Furgão 2014

 Legal essa Kombi que eu sempre vejo por aí:

19/03/2025

Furgão, do último ano de produção, naturalmente sendo usada pra trabalho, mas muito bem conservada ainda. E ainda tem os adesivos "ok" no para-brisa, além de um adesivo da rádio FM O Dia.

Ilha do Governador, Rio de Janeiro - RJ.

Ford Corcel II LDO 1981

 Que legal isso aqui:

17/03/2025

Um Corcel II, ainda no uso, em pleno 2025. Sei que nas cidades do interior, principalmente no Rio Grande do Sul, ainda se vê Corcel e Corcel II a torto e a direito sendo usados no dia-a-dia. Mas aqui na capital do RJ eles estão bem raros, nos últimos anos. Esse já ganhou faixas, grade da Pampa, lanternas mais novas, perderam-se os frisos laterais inferiores, mas as rodas ainda são as originais, ainda que pintadas de preto, o friso lateral superior ainda está lá, e as polainas plásticas compridas corretas também. Segue cumprindo sua função primária, que é transportar as pessoas do ponto A ao ponto B.

Catete, Rio de Janeiro - RJ.

quarta-feira, 29 de outubro de 2025

"Destruindo clássicos"? - VW Quantum Family 1997

 Olha aí mais uma vez uma perua, dos anos noventa, de série especial, sendo usada pra trabalho:

17/03/2025

Cor original, rodas de liga originais, adesivos originais no lugar certo. Diferente da Ipanema Wave que eu vi, já parcialmente descaracterizada, sem os adesivos. A Quantum tá um pouco cansada em termos de aparência, mas segue transportando carga no bagageiro. Em 2020, eu vi e fotografei uma que era exatamente nessa configuração.

Glória, Rio de Janeiro - RJ.

terça-feira, 28 de outubro de 2025

VW Karmann-Ghia 1972

 Plena segunda-feira à tarde, e me passa um Karmann-Ghia:

17/03/2025

No meio daqueles carros comuns, cheios de plástico, passou o amigo, que mora ali nas redondezas. Pena que foi rápido demais, até eu tirar o celular do bolso, abrir a câmera, apontar e apertar o botão, ele já tava longe demais. Tava quase passando por dentro dos esplendorosos e históricos Arcos da Lapa. É um carro muito raro, do último ano de produção do Karmann-Ghia no Brasil, está em impecável estado de conservação e total rigor em termos de originalidade. 

Lapa, Rio de Janeiro - RJ.

Abaixo, uma foto que ilustra devidamente esse belo carro:

E uma foto que eu tirei em um encontro do Veteran Car Club do Brasil - RJ:

JAC J2 2014

 Inusitada opção de carro pra firma:

13/03/2025


Esse J2 roda por aí servindo a uma gráfica, adesivado e tudo. Cor discreta da carroceria, rodinhas de liga leve "aftermarket" e bagageiro. Estava à venda quando tirei as fotos, acredito que ainda esteja. Dentro do terreno tinha outro, esse sim numa cor interessante, como esse amarelinho que eu já postei antes. Talvez seja doador de peças pro outro, já não sei dizer.

Ilha do Governador, Rio de Janeiro - RJ.

VW Santana CL 1990

 Não tá exatamente impecável, mas são carros muito valentes:

10/03/2025

Mas eu bati o olho e simpatizei com ele. É um CL e tá sendo usado ainda, com mais de trinta anos de idade. A despeito do desgaste e de alguns pontos críticos de oxidação, mantém o interior relativamente bem conservado, frisos e emblemas no lugar, e ganhou calotas do Gol "geração" 3. Situação parecida com a dessa Quantum GLS, lembrei dela na hora. Vi fazendo compras no supermercado também. Tem placas de Rio Bonito/RJ.

Ilha do Governador, Rio de Janeiro - RJ.

segunda-feira, 27 de outubro de 2025

Revisitando: VW Fusca 1970 (único dono)

 Fiquei mais de dez anos sem ver esse carro, e vira e mexe me lembrava dele:

10/03/2025





A última vez que havia visto e fotografado tinha sido em 2013. De uns anos pra cá, vinha lembrando dele com bastante frequência, enquanto imaginava qual poderia ser seu paradeiro. Tive uma pista porque um familiar meu mora na mesma rua onde eu sempre via o carro, em frente de sua casa. Se bem me lembro, ele me disse que o único dono do carro tinha falecido, e que ainda estaria ali na garagem, mas há muitos anos parado.

Daí nesse ano eu voltei a vê-lo andando, e da primeira vez quase tive um treco. Voltei a ver outras vezes, não conseguia tirar boas fotos, e esperava encontrar um dia o Fusquinha parado. Aconteceu, e eu troquei uma ideia com o atual proprietário, filho do antigo único dono, e fiquei mais tranquilo de saber "onde o carro tinha ido parar". Desde então, passar por mim quase que diariamente.

No geral, continua praticamente do mesmo jeito. Rodinhas originais pintadas de grafite, boa parte da pintura ainda é original, e os retoques são antigos, o que deixa esse aspecto maravilhoso de uso diário, que me transporta imediatamente pra décadas atrás. Tá sem o friso que pega a porta do motorista, não tem mais o adesivo da Ararajuba da Petrobras no vigia, mas o da Michelin, belíssimo, continua colado no vidro lateral traseiro esquerdo. No interior, ainda tem os bancos originais, sendo que foi retirada a capa dos da frente. A capa do volante também saiu. Permaneceu o rádio no painel e os diversos patuás que adornavam seu entorno. O banco traseiro ainda tá com as belas e antigas capas. Como eu já falei ali em cima, cada vez que vejo passar esse Fusquinha 70 azul Diamante, é um passeio que eu dou pelos anos 70 dentro da minha cabeça. Sem frufrus, do jeito que se via antigamente.

Aqui foi a primeira vez que deu pra eu fazer uma fotinho dele, depois de tantos anos sem ver:

07/02/2025

Ilha do Governador, Rio de Janeiro - RJ.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...