Páginas

WELCOME! / Bem vindos! / Bienvenidos! / Benvinguts! / Ongi etorri! / Bienvenue! / Benvenuti! / Wilkommen! / Welkom! / Välkommen! / Tervetuloa! / Üdvözöljük! / Hoşgeldiniz! / Добро пожаловать! / Καλώς ήρθατε! / გამარჯობა! / ようこそ! / 歡迎! / 환영합니다! / आपका स्वागत है! / வருக!


terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Fiat Uno 1.5 R 1988

Depois dos nove 1.6 R que por aqui apareceram, eis que surge o primeiro 1.5 R!





Ao contrário do último, esse já tem pouco do que tinha quando saiu da fábrica. Como eu bem disse antes, esse foi com a maioria e teve sua frente modificada. Mas o "upgrade" não parou por aí. Os parachoques parecem tentar simular os de um Uno Turbo e o bagageiro no teto era opcional do mais novo Uno 1.6 R. Nada das raríssimas rodas originais "disco de telefone". No lugar delas, genéricas esportivas mais novas. A característica tampa em preto fosco foi pintada da cor da carroceria, juntamente com o aerofólio, e os cintos de segurança vermelhos, substituídos pelos tradicionais pretos. Do que tinha de exclusivo na versão, só dá prá ver que restou o volante e os logotipos mesmo. Mais uma raridade (levemente, ao menos) descaracterizada. Se não constasse a versão no documento, talvez nem tivesse certeza da autenticidade. As placas são de Belford Roxo, talvez por isso eu só tenha o visto uma vez.

Ilha do Governador, Rio de Janeiro - RJ.

Fiat Uno 1.6 R 1990

Esse é de longe o mais original que eu já postei aqui! Tá tudo original, prá falar a verdade:








Nem parece o mesmo carro, quando visto só de traseira... graças à tampa do porta-malas em preto fosco.

Pela aparência, dá prá ter uma ideia que ele ficou parado por um tempo. Foi recém-comprado e tirado de uma garagem onde repousou por quatro anos. Agora, está na oficina onde trabalham os que resgataram a raridade, recebendo os devidos cuidados. Tive uma breve conversa com eles, olhei os detalhes do carro e ao menos boa parte do que veio de fábrica está lá. É verdade que muitas das peças precisam de um trato, mas o mais importante é que elas permaneceram no lugar com o passar dos anos.

Procurei incentivar o máximo a manter a originalidade, e parece que a ideia é essa, mesmo. Só fiquei um pouco temeroso quando um deles apareceu no meio da conversa: "Vou trocar essa frente aí, botar aquela mais nova.", e foi prontamente retrucado pelo outro: "Não, a gente vai manter essa daí! É a original, mantém tudo original! Tá difícil de ver um desses!". Tentei envolver o mínimo de emoção possível e esclarecer que a boa mesmo era que não trocasse, até porque daqui a alguns anos, ele vai valer muito mais por ter a frente antiga, e que hoje qualquer 1.6 R tem a frente modernizada, já.

Como passo por lá de vez em quando, vou procurar me manter atualizado a respeito dessa reforma, prá qual torço muito que seja uma restauração!

Ilha do Governador, Rio de Janeiro - RJ.

Fiat Uno 1.6 R 1990

Há um tempo eu postei uma sequência de nada menos que seis Uno 1.6 R, todos flagrados na Ilha. Depois dessa, mais uma sequência, só que com três. Começo com esse, preto:



Como na maioria esmagadora dos casos, o proprietário trocou o conjunto dianteiro de faróis e grade por um mais moderno, tirando um dos charmes do carro. A frente antiga tá ficando cada vez mais rara, por conta dessas práticas. As rodas também se foram, os adesivos e o aerofólio ainda estão nos devidos lugares. Pelo que dá prá ver pelo vidro, pelo menos o banco do motorista parece original. Por enquanto ainda dá prá identificar que se trata de 1.6 R... Mas ainda assim conferi no documento, em que consta de fato o nome da versão esportiva.

Ilha do Governador, Rio de Janeiro - RJ.

Engesa EE-34

Prá ser sincero, não conhecia essa picape EE-34. Já publiquei antes uma versão mais comum da marca nacional, Engesa 4 86/87. Esse aqui tem até o chassi alongado:



O intuito da modificação é comportar um número maior de turistas, que fazem os passeios no jipe (mais ou menos como as "limousines do Agreste", que já postei aqui). Nesse caso é pela Floresta da Tijuca, que é onde eu fui dar um passeio. Sem o jipe. Achei estranhos as placas serem de Vitória - ES e o adesivo, da prefeitura do Rio! Se não fosse a informação do funcionário que tirava um cochilo no banco do carona, que disse se tratar de um Engesa alongado, eu acredito que iria penar prá descobrir do que se tratava o grandalhão...

Floresta da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ.

Toyota MR2 1988

Quase impossível ver no Brasil um Toyota importado que seja de antes da abertura das importações. Já postei um raríssimo Celica Liftback 76 antes. Esse é outro exemplo raro:


Um tremendo achado de um dos nossos atentos colaboradores! Parece encostada e sem uso há um bom tempo. Dá prá ter uma ideia, pelo acúmulo de pó em cima da lataria. Tem várias marquinhas de uso no parachoque, o que pode indicar que não era um carro de garagem, de coleção. 

Show de flagra do Vicor Gomes

Niterói - RJ.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

BMW Z4

Hoje presenciei uma cena pitoresca em plena Tijuca. Caminhando na rua, eis que passa uma BMW Z4 vermelha com interior creme, com a capota baixada, contendo dois sujeitos de seus vinte anos, de óculos escuros e sem camisa, bem a passeio. Notei que eles pareciam procurar uma vaga prá estacionar e fiquei acompanhando de longe. Quando vi que o carro tinha sido estacionado, esperei que eles se afastassem e fui fazer as fotos que seguem:







As placas não são do Rio, mas de Vila Velha. Fiquei curioso prá saber o que estariam fazendo por ali. Não consegui nenhuma pista, perdi os dois de vista. Talvez o carro em si não valesse tanto o registro (já postei uma branca aqui, que fotografei em Búzios), mas a situação inusitada certamente mereceu!

Tijuca, Rio de Janeiro - RJ.

domingo, 29 de janeiro de 2012

Dodge Polara 1980

Já pintou por aqui Polara 76, 77 (pick-up) e 79. Vez de um 80:




Apesar das marcas de uso diário, ainda mantém boa originalidade. Não fosse o insulfilm bem preto e o adesivo no vidro traseiro, estaria como na sua época. Nada de mais "modernoso" foi adicionado. O teto pintado certamente foi uma alusão a um teto de vinil, disponível em alguns Polara de fábrica. No geral, bonito e conservado, na medida do possível.

Update: Veja este carro pintado de vermelho e bege, posteriormente a essas fotos!

Ilha do Governador, Rio de Janeiro - RJ.

Ford F-75

Depois de dois exemplares de Rural, agora é a vez dessa F-75, a versão picape:





O estado da caminhonete é excelente. Como bem observou nosso colaborador, "em estado de zero". Não deve ser muito fácil vê-la rodando na rua, mas não parece ser tão difícil assim. Olhem o cuidado no interior, aparentemente imaculado, tal qual a parte externa. Simpatizei muito com essa cor, também. 

Primeira contribuição do Lucas Lieggio!

Brasília - DF.

Ford Rural "US Army"

Essas customizações são sempre interessantes, a meu ver!









Algo dificilmente imaginável seria uma Rural do Exército Norte-americano. Mas com algum empenho dá prá fazer uma de verdade! Ficou muito interessante e indiscutivelmente exclusiva. O volante é do Fiesta, assim como o de uma F-75 1974 com caçamba de Ranger que já postei aqui. Não sou o cara mais chegado a artigos militares, mas principalmente prá quem gosta é uma peça muito interessante! Notem o casaco que veste um dos bancos, no mesmo clima. A personalização deve ter bastante significado pro proprietário, que estampou inclusive a frase "Heróis da Revolução - 1932" no parabrisa. Acredito que seja referência à Revolução Constitucionalista daquele ano em São Paulo, pela derrubada do Governo Provisório de Getúlio Vargas e a criação de uma nova Constituição pro Brasil.

Pelos outros dois Jeeps modificados que aparecem nas fotos, o que parece é que ali tem alguma oficina especializada. 

Mais uma do incansável Lucas Figueiredo!

São Paulo - SP.

sábado, 28 de janeiro de 2012

Rural Willys 1964

Muito linda! Igualzinha a uma Rural 63 que eu postei aqui, a não ser pela placa preta que aquela tem.












Mesma cor, mesmo tudo. Se não fosse pelo ano de diferença, daria prá confundir facilmente, visto que as duas foram flagradas em São Paulo! Nosso fiel colaborador fez uma boa observação: o rádio original desse carro fica na posição comum do velocímetro, e o velocímetro na posição do rádio! Difícil deve ser mexer nesse som enquanto dirige... Segundo ele, o funcionário do dono disse que o cara gosta mais da Rural do que da mãe!

Flagra enviado pelo grande Lucas Figueiredo!

São Paulo - SP.

VW Gol TSi 1.8 1996

Bem que a Volks tentou continuar o sucesso que fez com o antigo Gol GTS, lançando o TSi:




Mas o resultado não foi o esperado, e o número de unidades da versão vendido foi baixo. Isso faz ser um caso interessante, uma versão mais difícil de se ver conforme o tempo vai passando. Eu particularmente gostava muito desse azul, é uma tonalidade bonita. As rodas também me agradam. 

Esse é até um bom exemplar. Apesar de um pouco encardido, conserva tudo original: emblemas, rodas, aerofólio, pintura. É 1.8, mas havia também a opção 2.0 dessa versão, que surgiria em 97, ano seguinte ao seu lançamento. Eu sinceramente me pergunto até hoje porque as versões GTI e TSi coexistiam... Já postei antes aqui uma Saveiro TSi, também.

Ah, e prá quem reconheceu a paisagem, o lugar é bem próximo a onde eu fotografei um Alfa Romeo 2300 86 e depois um Willys Gordini 65!

Ilha do Governador, Rio de Janeiro - RJ.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...