Páginas

WELCOME! / Bem vindos! / Bienvenidos! / Benvinguts! / Ongi etorri! / Bienvenue! / Benvenuti! / Wilkommen! / Welkom! / Välkommen! / Tervetuloa! / Üdvözöljük! / Hoşgeldiniz! / Добро пожаловать! / Καλώς ήρθατε! / გამარჯობა! / ようこそ! / 歡迎! / 환영합니다! / आपका स्वागत है! / வருக!


sexta-feira, 27 de março de 2015

VW Fusca 1300 1979

Colaboração de um leitor, seguem fotos e o relato:





"Indo para o posto na cidade de Vitória, encontrei no caminho esse Fusca 79/79 muito original e íntegro na oficina pra um conserto muito sério: o mecanismo de buzina (rsrs). Conversei com o dono que solicitamente relatou a história do carro (seu nome é Vavá Figueiroa, 74, militar reformado). 

Comprado 0 km na - hoje inexistente - 'Vitória Motor' pelo preço de 132 mil cruzeiros, em fevereiro de 1979, de cor Bege Jamaica, tem cerca de 80% de originalidade. Segundo Vavá, ele mesmo não imagina quanto é seu valor atualmente (mas sabe que com certeza não tem preço!).  

Quando perguntado pelo motivo de tê-lo, a resposta é simples: é apaixonado pelo Fusca. Palavras dele: 'Estamos juntos eu, ele e minha mulher há 36 anos', conta sorridente. Concluiu ainda que se casou com o Fusca primeiro que a esposa, matrimônio realizado na metade daquele mesmo ano. De motor 1300, refeito 3 vezes, segue firme e forte no uso cotidiano e chamando atenção por onde passa."

Mais uma história que vem abrilhantar esse blog.

Quem nos enviou foi o Dennys Marques!

Vitória de Santo Antão - PE.

A paixão por carros antigos

#publi

"A arte de cuidar talvez seja um dos principais requisitos para quem quer ter uma relíquia na garagem. Os apaixonados por carros antigos sabem disso. O sentimento de admiração por uma peça antiga, que carrega uma  história, a moda de uma época e a tecnologia usada em determinado período de fabricação são algumas razões que enobrecem a posse de uma antiguidade.


Seja para um colecionador ou o proprietário de um único modelo, há uma relação íntima entre o dono e a peça antiga. Alguns têm o hobby de deixá-la o mais original possível, e para isso não se medem esforços para procurar peças e serviços especializados. No final, vem o prazer de expor e de participar de eventos ligados ao mundo dos colecionadores.

Um problema que às vezes pode dar dor de cabeça para quem usa um carro antigo é o seguro auto. Para uns não importa, já que o carro fica mais na garagem; para outros que usam com mais frequência, é um detalhe delicado. A oferta de seguro de automóvel para carros antigos é bem restrita. Apesar de o Brasil contar com muitos colecionadores, inúmeros clubes e associações do gênero, há baixo interesse por parte das seguradoras.

Não é difícil saber as razões, geralmente a substituição de peças antigas é apontada como empecilho, em algumas situações o proprietário precisa encomendar uma peça nova em uma funilaria. Os antigomobilistas acabam procurando empresas que oferecem seguro para carros placas pretas ou os chamados auto vintage, alguns proprietários preferem optar pela assistência 24 horas, principalmente pela relação custo-benefício.


A boa notícia é que a chance de uma relíquia se envolver em um acidente ou ser roubada é bem menor do que os carros comuns. No primeiro caso, pelo pouco uso; e no segundo, porque o roubo seria o mesmo que  roubar uma peça de arte, o que na teoria facilitaria o reconhecimento. É comum os donos moradores de uma mesma cidade compartilharem informações através de páginas e blogs específicos sobre o assunto, e até neste caso esses grupos ajudam nas buscas.

Essa paixão pelo antigo não impede o investimento de itens modernos. Pelo contrário, há donos que gostam de adicionar modernidades, como equipamentos de som e DVD. Talvez o repertório é que fique no passado, uma forma de reviver uma época que não volta mais.

Qual o modelo de carro antigo que você mais admira?"

quinta-feira, 26 de março de 2015

Revisitando: Cadillac Eldorado Seville 1960

Eu poderia postar infinitas publicações com fotos desse carro! Já foi visto e postado aqui antes.


Dessa vez, outro leitor clicou essa joia na rua... Como se não bastasse ser um Cadillac 60, é um Eldorado Seville... Versão topo de linha, atrás apenas do Eldorado Biarritz, praticamente a mesma versão, porém conversível.

Reparem como o Mitsubishi "some" diante de tanta imponência...

Quem viu foi o Eduardo Magliano!

Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ.

segunda-feira, 23 de março de 2015

VW 1600 Type 3 Notchback 1968 / VW Sedan "Oval" 1953

Alguns meses atrás, recebi o e-mail de um leitor que me deixou muito entusiasmado! Ele me contava que tinha adquirido o VW Notchback que foi postado aqui duas vezes, e que estava passando por restauração completa! Fiquei feliz com a notícia, e aguardei o dia em que pudéssemos fazer uma sessão de fotos! Depois de pronto, marcamos um dia e ele veio andando pra Ilha! Só pra testar nossa paciência, começou a chover cântaros pouco antes de ele chegar! Como já estávamos lá, seguimos com a programação normal:













VW 1600 Type 3 Notchback 1968 







VW Sedan "Oval" 1953

Tive a ideia de levarmos o Fusquinha Oval pra fazer um ensaio com os dois alemães vermelhos, que ficaria interessante... 

Ficou simplesmente lindo o resultado depois do trato que ele recebeu! Quem vê o antes e depois nem acredita que é o mesmo carro... Muitas peças originais foram importadas e muita coisa se aprendeu nesse processo. Essas rodas deram o toque final... Projeto com desenho simples e lindo!

Não deu pra fazer muita coisa, mas deu pra deixar registrado! O sol ficar pra próxima!

Depois de lá, demos uma volta de Fusquinha...

Estrada do Galeão deserta...



E acabamos encontrando o carro de outro amigo (um Zé do Caixão 69 que também já apareceu aqui), quando a chuva apertou e veio ainda mais forte de vez:

Lindíssimo interior do 1600L


VW 1600L "Zé do Caixão" 1969

VW 1600L 1969 e grafite do Bilson ao funo

VW 1600L "Zé do Caixão" 1969


Hora de ir dormir

Por fim, um "antes e depois" do Notchback:


Ilha do Governador, Rio de Janeiro - RJ.

sábado, 21 de março de 2015

VW Fusca 1300 1973

Ontem foi sexta-feira, dia semanal dedicado aos Fuscas nesse blog. Tem muito tempo que a correria não tem permitido que mantivesse esse hábito. Esse daqui eu mesmo vi, em um domingo à tarde no supermercado:






À primeira vista, de longe, jurava que fosse um 74 já conhecido e já postado aqui. Vendo de perto, percebi que ainda não conhecia esse. Gostei. Padrão todo original com as talas largas nas rodas traseiras, e a tradicional tranca no volante!

Ilha do Governador, Rio de Janeiro - RJ.

sexta-feira, 20 de março de 2015

Carro tcheco tipo exportação

#publi

"A marca Škoda  é uma das mais comuns do Leste Europeu. É uma marca tcheca de automóveis, porém subsidiária da alemã Volkswagen.


Criada em 1925, passou a ser subsidiária da Volks em 1991. A fábrica é resultado da fusão da Laurin & Klement (destacava-se pela fabricação de bicicletas em 1895) e da Škoda Pilsen. As duas Grandes Guerras impediram a sua produção de automóveis. Na Segunda Guerra Mundial, época em que a República Tcheca junto com a Eslováquia formavam a Tchecoslováquia e foi invadida pelos nazistas, a fábrica teve o papel de produzir armamentos. 

Dentre várias transformações políticas e econômicas sofridas pelo país, é certo dizer que a  integração com o grupo alemão foi decisiva para a inovação tecnológica da marca, colocando-a assim em posição de competição. 

No mercado atual, os modelos mais comprados são Fabia, Octavia, Citigo, Superb e Roomster.  Nas ruas da República Tcheca é a marca mais comum, e a mais roubada também, pela facilidade da venda de peças.


Škoda é montada também na China, Índia e Rússia, além de ser exportada para outros países como: Holanda, Portugal, Alemanha, Bélgica, Finlândia, França, Itália, Dinamarca, Luxemburgo, Suíça, Noruega, Áustria, Suécia, Eslováquia e Eslovênia.

Para quem for viajar e quiser dirigir em Praga, capital da República Tcheca, uma ótima experiência é alugar um carro da marca  Škoda e aproveitar as rodovias europeias. Para isso, só é preciso ter mais de 21 anos e possuir a  PID: permissão internacional para dirigir. O turista brasileiro pode rodar em sua estadia de 90 dias como turista. 


Para os que são fãs de carro e sua história, uma visita até a cidade tcheca Mladá Boleslav é uma ótima maneira de conhecer o passado da marca e suas transformações. Possui um museu com a história da formação da fábrica e a visita inclui documentários e uma exposição de modelos antigos permanente. No Brasil não há previsão do comércio da marca."

Fotos: http://www.skoda-auto.cz/

quarta-feira, 18 de março de 2015

Encontro Mensal AGMH (15/03/15)

Domingo de sol! Dia de mais um encontro no museu da Quinta:

Duke's

Sequência de VW Kombi "Corujinhas"



Sequência de VW Fusca










VW Brasilia 1974, VW 1600 TL 1972


Duke's

Puma GTE 1978


VW Fusca "Herbie" 1966, VW Fusca 1300L 1979

VW Fusca 1968

Dodge Charger R/T 1978

Dodge Dart de Luxo Cupê 1975

VW Fusca 1970

VW SP2 1973

Mais Fuscas


VW Fusca 1975 (baixo) x VW Fusca 1300L 1978 (original)






VW Fusca 1975

Para-brisa "Safari"

VW Fusca 1500 1971, VW Fusca 1969

VW Fusca 1969




Sequência de Puma



Sequência de Miura







VW Kombi 1989

VW Karmann-Ghia 1970, VW Karmann-Ghia TC 1972


VW SP2 1973

VW SP2 1973


VW Golf GL 1990 Custom

VW Voyage Sport 

Réplica AC Shelby Cobra

Dupla de Dodge

Ford Galaxie 500 1967


Ford Galaxie LTD 1979


Ford Maverick Super Luxo 1975

Ford Maverick GT

Dupla de Opala


Dupla de Chevette

DKW Belcar 1961

DKW Vemaguet 1962


Adorno de capô: um cisne nada discreto 



Motor Maserati

Dupla de Mercedes-Benz

BMW 635 1981

Fusca com direção inglesa, originário da África do Sul

Chevrolet Opala Summer 1986

VW 1600 Variant 1972

VW Kombi Luxo 1975



VW Fusca 1966

Citroën SM 1972




VW Fusca 1968

VW Fusca 1966


VW Kombi 1974


VW Gol 1982


Dodge Dart de Luxo Cupê 1975

Dodge Charger R/T 1978



Mitsubishi 3000GT VR4 1994

Chevrolet Chevette 1983

VW SP2 1973

VW Karmann-Ghia 1966

MP Lafer 1975

Adamo GTM C2 1984

Miura Spider 1985


VW Fusca 1500 1971

Chevrolet Ipanema Flair 1994

Deu pra rever muitos amigos, colocar o papo em dia e ainda tirar algumas fotos!

Rio de Janeiro - RJ.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...