Páginas

WELCOME! / Bem vindos! / Bienvenidos! / Benvinguts! / Ongi etorri! / Bienvenue! / Benvenuti! / Wilkommen! / Welkom! / Välkommen! / Tervetuloa! / Üdvözöljük! / Hoşgeldiniz! / Добро пожаловать! / Καλώς ήρθατε! / გამარჯობა! / ようこそ! / 歡迎! / 환영합니다! / आपका स्वागत है! / வருக!


quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Citroën SM 1972 no Brasil, em detalhes!

Um dos maiores achados desse blog estava muito próximo a mim e eu não sabia. Demorei a acreditar quando eu vi essa obra de arte diante de meus olhos:



Bem, fica difícil até de começar, tamanha é a história que esse clássico carrega. Revolucionário e muito a frente do seu tempo, foi apresentado no Salão de Genebra no ano de 1970. Por que revolucionário? Não precisa nem entender muito do assunto prá chegar à conclusão de que suas linhas transpiram personalidade.

A traseira evidenciava a notável preocupação aerodinâmica: coeficiente aerodinâmico recorde prá um carro produzido em série


Além de ter herdado o desenho da carroceria, veio prá aprimorar o já revolucionário Citroën DS, lançado em 1955. A ideia era criar uma versão luxuosa e esportiva dele, daí veio o "SM" (Systeme Maserati). A suspensão era praticamente a mesma usada no DS, porém mais refinada, para eliminar seus pontos fracos; os freios também eram similares, apesar de o SM possuir disco nas quatro rodas; a tração dianteira foi mantida, bem como o sistema hidráulico central de alta pressão, que controla suspensão, freios, transmissão, faróis e direção.

Já era uma característica fundamental dos Citroën a suspensão hidropneumática e não era surpresa que ela equipasse também o SM. Estava sempre nivelada, em qualquer que fosse o terreno, transportando a carga que fosse. Eram três níveis de altura, conforme a situação exigisse. A suspensão baixava ao estacionar. Bastava girar a chave e, trinta segundos depois, lá estava a suspensão na sua posição normal.

Recorde de frenagem em todas as categorias em sua época, devido aos freios hidráulicos de canal duplo e discos inboard, de montagem interna. Além disso, tornou-se o carro de tração dianteira mais rápido do mundo, chegando a atingir 235 Km/h em testes (220 Km/h declarados pela montadora).

Detalhe dos pedais

A transmissão era seu aspecto mais convencional. A maioria tinha caixa manual de 5 marchas, com embreagem comum. Mais tarde, foi disponibilizada uma caixa automática de 3 marchas Borg-Warner. (Nessa versão, sua potência aumentava em mais de 15 cv e sua cilindrada passava a 3.0 L).

Câmbio manual de 5 velocidades; botões de acionamento dos vidros elétricos

Era um carro tecnologicamente impressionante, prá sua época. Foi o primeiro automóvel do mundo a ter direção hidráulica com assistência variável, que ficou conhecido como "VariPower" ou "SpeedFeel". Esse sistema era tão complexo que bastava o volante dar apenas uma volta prá ir de um batente a outro. Além disso, contava com o mecanismo de autocentralização: se girar o volante com o motor ligado, a direção retorna sozinha prá posição central. Com o motor desligado, era impossível virá-lo. Um novo sistema, variável conforme a velocidade, reduz a assistência em velocidades altas.

Os faróis, também controlados pelo mesmo sistema hidráulico, ainda hoje são novidade. Por trás de uma espécie de lente protetora, estão seis refletores. O par de quadrados menores, que fica nas extremidades internas, acompanha o movimento do volante (o que até hoje é novidade nos comerciais dos C4!). Reparem que a placa é afixada também dentro dessa "bolha". Como o mesmo sistema controla também a suspensão, a altura do facho de luz era regulada automaticamente de acordo com o peso na traseira. 



Adesivo remete a seu país de origem: a França

Reparem nos seis faróis e na grade, posicionada abaixo do parachoque



Detalhe do recorte que proporciona ventilação: logo Citroën, motor Maserati

O interior segue o estilo externo, lindo. Volante de um raio só com ajustes de altura e profundidade. O painel de instrumentos por trás dele conta com velocímetro, conta-giros, termômetro de água, amperímetro, nível do tanque e relógio. Havia ainda um sistema de verificação e controle, que alertava sobre o nível dos fluidos, lâmpadas queimadas e pastilhas de freio gastas. De série, vidros elétricos, ar condicionado e rádio. No banco traseiro, apoio central de braço.

O volante de um raio só e o moderno painel

Fácil visibilidade do painel de instrumentos: um dos benefícios propostos pelo desenho do volante, de um só raio



Detalhe do banco traseiro, com cintos de três pontos e apoio central para braço

Ufa! Depois desse papo todo sobre a impressionante aparência estética...

Seu motor foi desenvolvido em parceria mítica com a Maserati, era um V6 derivado de um V8 da marca italiana, de pouco mais de 2.6 L, que produzem 172 cv com três carburadores Weber de corpo duplo. O propulsor Maserati V8 teve de "perder" dois de seus cilindros porque deveria ficar pronto em somente seis meses e precisava ser extremamente compacto e leve e não poderia ter cilindrada superior a 2.8 L. Esse era o limite imposto pela tributação francesa que tornaria o carro caro demais, mesmo para um modelo de luxo.


Reparem nas "bolas verdes": as importantíssimas esferas hidropneumáticas

Detalhe do logo Maserati

No âmbito cinematográfico, já participou de um sequestro do personagem de Ben Stiller no filme "Zoolander" (2001) e de Charles Bronson em "Breakout" (1975). Teve participação no clipe "I get lonely", de Janet Jackson. Na "vida real", já teve proprietários como o jogador holandês Johann Cruyff, o ator Lee Majors e o escritor inglês Graham Greene. Idi Amin, presidente de Uganda entre 1971 e 1979, possuía nada mais que sete! Prá finalizar, o comediante Jay Leno ainda hoje possui em sua coleção um SM 1972.

Foram produzidas, ao todo, 12.920 unidades, das quais 2.492 destinadas à exportação prás Américas, todas elas especificamente para o mercado norte-americano. Só que essas tiveram seu desenho um pouco alterado, tirando parte do seu charme e elegância. Não contavam com seus seis faróis, por exemplo, pois eram contra a lei nos Estados Unidos.

A respeito do exemplar flagrado, como se já não bastasse tudo isso, pouquíssimas unidades (estima-se apenas 10) vieram ao Brasil. Dessas, um número ainda menor tem o paradeiro conhecido. Até onde se sabe, há registros de 3 (três) no Brasil: dois no Rio de Janeiro e um em São Paulo. Certa vez, postei no blog um flagra em um evento em Niterói - RJ, de um SM 1972, também. Apesar da placa também ser de Niterói, não são o mesmo carro. Na foto não dá prá ver legal, mas o outro é prata. Esse, dourado. Portanto, é bem capaz que sejam os dois únicos no estado do Rio! E olha que eu disse no outro post "Sinceramente, nunca me deparei com um desse na rua"! Agora eu sei o porquê, e estou satisfeito por nunca mais poder dizer isso! :)

Ilha do Governador, Rio de Janeiro - RJ.

29 comentários:

  1. Wow !!!

    Uma grandiosa raridade!!!
    Parabens pelo achado!

    Abs
    Kiko Molinari - Carros Raros BR

    ResponderExcluir
  2. Cara eu me impressono como tem carro raro aqui na ilha do governador, e parabéns pela matéria está muito completa e realmente é um achado!!

    ResponderExcluir
  3. Matheus, você acreditaria se eu disser que este SM pertence ao mesmo proprietário do SM prata do outro post? Pois é...

    Ele possui também um DS e um AMI 6, além de outras raridades que não são Citroen...

    ResponderExcluir
  4. Verdade, Grigo! Nem me liguei no teu comentário do outro post, tinha até esquecido! Valeu por agregar novamente! Show, cara!

    Abração!

    ResponderExcluir
  5. Peças pra essa jóia não deve achar nem na França!

    ResponderExcluir
  6. Mais um de Niterói! Terra dos carros raros!

    ResponderExcluir
  7. nóssa, absurdo... um carro de 40 anos mais completo, potente e inovador que muitos novos veículos de 70, 80 mil reais...

    ResponderExcluir
  8. E eu me sentindo um cara de sorte por ter visto um mazda 929 e um passat com kit de audi quattro hoje! kkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. Não pude fotografar eles porque a camera do meu celular ta ruim alem do onibus passar muito rapido por ele...
    O audiquattro-passat estava na frente da ambev ali no km 32 de nova iguaçú
    Já o mazda 929 vi logo depois chegando em santa cruz, bairro da cidade do rio de janeiro, estava numa oficina de escapamentos, aparentemente muito bem conservado com a pintura tinindo e umas rodas bem legais.
    No dia seguinte o vi num sinal de transito rapidamente.
    o dono desse carro deve ser aqui do bairro, um dia ainda vejo esse carro estacionado e tiro algumas fotos!
    Mas fica a dica pra quem quer tirar foto de alguns mazdas, há uma oficina especializada aqui no rio de janeiro, no bairro do rio comprido. O nome da oficina é zune. Pra quem mora perto é uma oportunidade de quem sabe ver alguma raridade.

    ResponderExcluir
  10. Olá Matheus, excelente achado, tenho esta foto (do tempo das câmeras de filme, deste exemplar o qual pertenceu a um saudoso amigo do meu pai e que tive o privilégio de dirigir em Curitiba em 1997.
    Maravilhoso! Abraços.
    http://imageshack.us/photo/my-images/705/41941660.jpg/

    ResponderExcluir
  11. Realmente esse é um carro impressionantemente belo e tecnológico para o ano de 1972.
    Mas a necessidade de "ver para onde está virando" já é coisa antiga.
    Foi primeiramente explorada no Tucker Torpedo de 1948 (assim como cintos e vidros de segurança) que as montadoras estabelecidas na época nem queriam saber sobre isso.
    Em seguida, depois de sumariamente puxarem o tapete do Tucker, ele foi convidado por um enviado de Getúlio Vargas para fazer carros no Brasil. Desta forma um dos primeiros carros genuinamente brasileiros foi feito, o Carioca, que também tinha "três olhos" assim como o "irmão" Torpedo.
    Com o tempo os cintos, vidros de segurança e outros foram ficando obrigatórios conforme escorria sangue das mãos desses que puxaram o tapete dele. O negócio dos faróis parece que não foi tão urgente quanto o resto.
    Também tem outras abordagens da década de 80 como colocar um farol mais fraco na lateral (usada em vários carros norte americanos como o New Yorker).
    Hoje a principal dificuldade encontrada em 1948 é muito fácil de lidar. Basta colocar um motorzinho numa lente direcional que acompanha a barra de direção. Naquele tempo era mecânico, por isso o Tucker (Tornardo e Carioca) tem três faróis.

    ResponderExcluir
  12. Eriton Muciacito (via facebook)25 de outubro de 2011 às 02:19

    Quanta tecnologia para um carro da década de 70, até hoje impressiona!

    ResponderExcluir
  13. Míriam Ferreira (via facebook)25 de outubro de 2011 às 02:20

    TDB, até hoje!!!

    ResponderExcluir
  14. Mara Ache (via facebook)25 de outubro de 2011 às 02:20

    Eta Carrao.

    ResponderExcluir
  15. Daniela Pizani (via facebook)25 de outubro de 2011 às 02:20

    Meu sonho de consumo ...

    ResponderExcluir
  16. Luis Henrique (via facebook)25 de outubro de 2011 às 02:21

    amo tambem meu sonho de consumo viu hehe

    ResponderExcluir
  17. Eliane Santos Americo (via facebook)25 de outubro de 2011 às 02:21

    meu tb

    ResponderExcluir
  18. Pedro Giovanni Patiño (via facebook)25 de outubro de 2011 às 02:22

    wow =O awesome xD brasil 3

    ResponderExcluir
  19. Giovane Celico Paes (via facebook)25 de outubro de 2011 às 02:22

    Primordio do Xantia ....

    ResponderExcluir
  20. Rafael Leao (via facebook)25 de outubro de 2011 às 02:23

    creative technologie

    ResponderExcluir
  21. Anderson Nunes (via facebook)25 de outubro de 2011 às 02:24

    Sensacional!

    ResponderExcluir
  22. William Hohl Mendes (via orkut)2 de dezembro de 2011 às 15:28

    nunca tinha visto esse modelo
    mto bom

    ResponderExcluir
  23. Claudio Barbano (via orkut)2 de dezembro de 2011 às 15:29

    Esse eu não havia visto é mais feio que Citroen DS; Citroen em meados de 70 já era pioneira com suspensão hidropneumática.

    ResponderExcluir
  24. Será que este carro saiu daqui: http://antigosverdeamarelo.blogspot.com.br/2012/03/concessionaria-citroen-vemag.html ?
    Será que o dono deste DS não possui alguma informação para acrescentar sobre a história dos Citroen no Brasil?

    Abraço,

    ResponderExcluir
  25. Esse blog também é cultura! Caramba, aprendí um monte de coisa à respeito desses Citroens. Sempre gostei dessa marca, mas o 1948 é o meu XODÓ!

    ResponderExcluir
  26. Muito Bom Matheus! Realmente foi uma pena a Citroën ter sido comprada pela Peugeot bem nessa época e os novos donos, muito conservadores, mandarem parar a produção, inclusive destruindo algumas carrocerias que não haviam sido montadas...
    Isso contribuiu para aumentar o interesse no carro.
    eu tenho Uma miniatura Matchbox da época. Depois eu posto uma foto...

    ResponderExcluir
  27. A postagem sumiu do Facebook!
    Bem, aqui as fotos da miniatura:
    http://farm6.staticflickr.com/5444/9627146449_cee45257cb_c.jpg
    http://farm6.staticflickr.com/5448/9627151355_8ddd7d5c6d_h.jpg
    http://farm3.staticflickr.com/2859/9631388528_fb02c69099_h.jpg
    Eu ganhei na época que ele era fabricado.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...