Páginas

WELCOME! / Bem vindos! / Bienvenidos! / Benvinguts! / Ongi etorri! / Bienvenue! / Benvenuti! / Wilkommen! / Welkom! / Välkommen! / Tervetuloa! / Üdvözöljük! / Hoşgeldiniz! / Добро пожаловать! / Καλώς ήρθατε! / გამარჯობა! / ようこそ! / 歡迎! / 환영합니다! / आपका स्वागत है! / வருக!


quinta-feira, 16 de outubro de 2025

Monza Benz Conversível 1987

 A marca que está sendo quebrada aqui nesta postagem é bastante significativa. Desde 2010, quando eu criei este espaço, o ano de 2012 bateu o recorde e ficou marcado como o ano em que eu tinha mais publicações feitas. Isso durou até agora, e 2025 ganha assim o lugar mais alto do pódio, com 957 no total. Grande chance de, até o ano terminar, passar a barreira de mil!

Por essa razão, eu puxei essas fotos de um carro que eu vi em um evento, diferente dos tradicionais flagras por aí, que são o tema central do blog. Foi a única vez que eu vi:

22/09/2025







Trata-se de um raríssimo caso de Monza que foi transformado em conversível pela empresa Sulam, muito provavelmente quando ainda era novo. A modificação era caríssima e super exclusiva, numa época em que as importações eram proibidas e os carros vinham de fora só por meio de corpos consulares ou exceções pontuais. Como se já não bastasse, o Monza conversível passou por mais uma transformação que o deixou com aparência de Mercedes-Benz 190E, serviço que também era oferecido por uma empresa do ramo, nesse caso a Agromotor, e que decerto custou mais um caminhão de dinheiro pra ficar pronto.

O carro que foi usado como base foi um SL/E automático, e pelo visto todas ou quase todas as opções oferecidas foram escolhidas, pra ficar o mais parecido - e o mais caro - possível, incluindo o volante e os bancos de couro da Mercedes. Adoraria saber a história pregressa dessa unidade, imagino que tenha sido uma de pouquíssimas, ou talvez até a única, considerando que nunca existiu originalmente uma 190E com carroceria conversível e portanto não fazia tanto sentido quanto um sedã. Mas não descarto que tenha existido outra, claro, vai saber. Pelas iniciais, o carro já foi do Paraná.

Ilha do Governador, Rio de Janeiro - RJ.

Na pesquisa atrás dessa peça histórica, encontrei um vídeo de avaliação gravado pelo Bellote, que mostra vários detalhes:

Como já era de se esperar, mais uma matéria dele bem ilustrativa, com qualidade e conteúdo; além dela, encontrei também a matéria da revista Oficina Mecânica, de setembro de 1986, bastante detalhada:

"Oficina Mecânica - Transforme seu Monza em Mercedes"

"Uma 'Mercedes 190E. Made in Brasil"

"A partir de um Monza quatro portas, três volumes, algumas empresas estão criando um veículo parecido com a Mercedes 190 E, utilizando componentes originais do importado."


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...