Eu acho curioso que, sempre que eu vejo uma picape dessas na rua, fico um pouco confuso pra ter certeza do que exatamente é. E depois, com calma, acabo descobrindo que é mais confuso ainda do que eu já imaginava. Claro que também foi o caso dessa:
Jurava que me parecia ser uma Veraneio normal, como essa aqui, só que dos últimos anos de produção. Mas daí eu comecei a ver que tinham detalhes diferentes, como a coluna C, por exemplo. Consultando a placa, percebo que o ano é 1995, sendo que a Veraneio teve a produção encerrada no ano/modelo 1994. Não só isso, como aparece "GM/EVM VERANEIO AMB" no campo "marca/modelo".
Olhando a carroceria, ela realmente é bem diferente da Veraneio original. A conclusão a que eu cheguei é que, muito provavelmente, era uma D20 que foi transformada 0km em ambulância, pela Envemo. Só que em 1995 a Envemo já estava nos finalmentes, será isso mesmo? É a única resposta a que eu consigo chegar, por ora. Mas incrível como passou batido à primeira vista. Afinal, a frente tá certa, o carro todo alinhado, a cor parece correta e inclusive os adesivos também parecem originais e um pouco desgastados até. Continuo confuso, essa é a verdade.
As rodas até parecem um pouco com originais já usadas nessas caminhonetes, mas são da Toyota Hilux. Os vidros laterais traseiros têm fotos de paisagens, e vejo também um Bart Simpson colado no vidro do motorista. As iniciais da placa revelam mais um detalhe interessante, que o carro já foi registrado no Maranhão.
Ilha do Governador, Rio de Janeiro - RJ.
A segunda geração da Veraneio verdadeira/autêntica (é a que possui chassi longo) foi fabricada até 1995 juntamente com a Bonanza. Em 1996 a Envemo fabricava esse modelo da foto (a partir da série 20 da Chevrolet) para frotas governamentais, batizada de Veraneio-M. Como a D20/C20 deixou de ser produzida em 1996, a Envemo substituiu a sua Veraneio-M (essa das fotos) pela Silverado-M, que tinha frente de caminhão leve GMC (mas com a "gravatinha" da Chevrolet na grade) e a traseira que seguia a mesma "receita" - digamos assim - da Veraneio-M (perua curta de 4 portas, porém bem menos harmoniosa que a Grand Blazer). Quanto à letra "M" no final do nome de cada um desses modelos Envemo que citei, continua sendo um mistério indecifrável quase três décadas depois. Poderiam ter usado a letra "E" feito nos Opalas Envemo (Opala-E), seria mais coerente nessas caminhonetes. E não esqueçamos que ainda existiu pelo menos um exemplar da raríssima picape Envemo C20-M 1996, que foi postada em . Mosca branca com um olho azul e outro verde.
ResponderExcluirPara completar a postagem que fiz, a raríssima picape Envemo C20-M 1996 foi postada no fórum picapes GM. A Envemo é matéria para arqueólogos automotivos...
ExcluirQue interessante, quanta informação de que desconhecia.
ExcluirMuito obrigado pelos comentários.
Olá Matheus, eu fico muitíssimo satisfeito de ter contribuído de forma tão positiva sobre a família "M" de caminhonetes Chevrolet governamentais da Envemo na 2ª metade dos anos 90, em que provavelmente foi o fim da era Envemo, fechando o século XX. Fico muito grato pela sua recepção!!! E desejo que continue sempre nos brindando com as suas incríveis postagens!!!
ResponderExcluirMuitíssimo obrigado por mais esse comentário, meu amigo! Fique à vontade para participar sempre, a colaboração de vocês leitores é importante e valiosa.
Excluir