Páginas

WELCOME! / Bem vindos! / Bienvenidos! / Benvinguts! / Ongi etorri! / Bienvenue! / Benvenuti! / Wilkommen! / Welkom! / Välkommen! / Tervetuloa! / Üdvözöljük! / Hoşgeldiniz! / Добро пожаловать! / Καλώς ήρθατε! / გამარჯობა! / ようこそ! / 歡迎! / 환영합니다! / आपका स्वागत है! / வருக!


segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Fusca 1500 e Maverick 4 portas - táxis abandonados

Literalmente na véspera do Carnaval dois anos atrás, estive com um amigo em um terreno que era como um diorama 1:1 que parou no tempo. Se bem me lembro, eram os fundos de uma oficina, mas que estava nivelado com a rua de cima, sendo que já não era mais possível acessar por ela. Ou seja, chegava-se lá com uma escada de madeira que ligava um nível ao outro. Parece que o terreno tinha de ser esvaziado, e esse amigo negociou o que ainda havia sobrado de peça dali.



A cena era bucólica: dois táxis - um Maverick 4 portas e um Fusca 1500 71 ou 72 - que foram parar ali nos anos 80, ainda com placas amarelas e tudo, provavelmente assim que "aposentaram", e lá ficaram até outro dia. Uma pena que a passagem foi rápida, ficamos de voltar, mas acabou não acontecendo. Gostaria de ter tirado fotos de mais detalhes. Se bem que não tinha mais muito detalhe ali... os carros hoje não se encontram mais lá, foram removidos pouco tempo depois desse dia. Tinha muita peça original lá também, mas tudo largado no tempo, e praticamente tudo se acabou além do aproveitável... 

Lentes e carcaças Polimatic VW, Arteb Hella VW



Raro banco marrom de um "Zé do Caixão"

É o tipo de achado que tá naturalmente cada vez mais raro... mas até que ainda tem mais coisa por aí do que parece!

Higienópolis, Rio de Janeiro - RJ.

Pra ilustrar melhor o que foram um dia os carros da foto, acabei encontrando duas matérias interessante que falavam sobre Maverick 4 portas que seriam os novos "táxis especiais" na cidade de São Paulo e do Rio de Janeiro. Não acredito que seja o caso do carro abandonado por conta da combinação de cores, mas as notas não deixam de ser interessantes:

(Diário do Paraná, 15/12/1974)

O texto cita as categorias "Especial" e "Luxo" e menciona a presença do resultado no Salão do Automóvel daquele ano. Eram 4 portas, 6 cilindros, nas cores Branco Nevasca e Vermelho Calipso e dá outros detalhes da pintura e do interior, como a interessante alavanca junto ao banco do motorista que serve para abertura da porta traseira direita.

(Diário do Paraná, 30/05/1976)

Fiquei bem curioso pra saber como era essa configuração "turquesa laguna com uma faixa branca acompanhando toda a linha de cintura". (Algum leitor testemunhou isso?) Ainda de acordo com a matéria, além da categoria Luxo (Maverick e Opala), tinha também a Luxo Especial (Galaxie e Dodge), semelhante ao que foi implementado em São Paulo. Por fim mais um detalhe interessante era a exigência feita no decreto, de ar condicionado para a categoria Luxo Especial.

Os recortes de jornal acima foram publicados no excelente blog "Maverick na História", o qual eu recomendo visitar, principalmente quem se interessa mais especificamente pelo assunto.

Pra finalizar, encontrei também um vídeo interessante de uma matéria alemã que entrevista um taxista carioca que usava um Fusca pra trabalhar, em 1988:

4 comentários:

  1. Eu lembro perfeitamente disso, foi quando surgiram os taxis especiais no RJ.Eu era crianca, mas lembro, que eram mavericks e opalas, e todos com ar condicionado.Um outro detalhe, eram cr$11,00, a bandeirada, uma vez, pegamos um, eu e a minha madrasta,na av Brasil, para ir-mos ate o Jacare, e deu caro.Foi a partir disso, que surgiram os Transcopas,Coopertramo,etc, pois, nessa epoca, ainda nao tinha o Aeroporto Internacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses testemunhos ajudam a enriquecer a preservação desses fatos, que hoje fazem parte da História...

      Excluir
  2. Um outro fato interessante, e que os taxis normais, quando fusca, os donos, tiravam o banco dianteiro direito, para facilitar o acesso.um outro detalhe, os motoristas, usavam camisa branca.Antigamente, todo mundo andava de taxi, eram outros tempos, outra realidade da populacao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Citei esse detalhe quando postei fotos dos Fuscas táxi daqui do Rio! Característica bastante particular, de fato.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...