Páginas

WELCOME! / Bem vindos! / Bienvenidos! / Benvinguts! / Ongi etorri! / Bienvenue! / Benvenuti! / Wilkommen! / Welkom! / Välkommen! / Tervetuloa! / Üdvözöljük! / Hoşgeldiniz! / Добро пожаловать! / Καλώς ήρθατε! / გამარჯობა! / ようこそ! / 歡迎! / 환영합니다! / आपका स्वागत है! / வருக!


domingo, 29 de julho de 2012

Fusca 1972, Fusca 1973, Corcel II 1981 e um bom bate-papo!

Ontem aconteceu uma sessão de fotos que não foi totalmente planejada, numa tarde bonita e com muito vento. Combinei com o Hugo de fazer o registro fotográfico do Fusca 73 que ele restaurou, o Artur apareceu lá com o Corcel dele, e então eu resolvi aproveitar e ligar pra um outro camarada, Marcos, já que já estávamos querendo também fotografar o Fusca 72 dele! Primeiro, as fotos do 73 Amarelo Texas, do Hugo:






















O resultado ficou brilhante! O carro ficou parecendo novo, como quando foi retirado da concessionária Sodinava, aqui na Ilha, no dia 12 de setembro de 1973, por seu pai. Pertence à família desde então, e foi sempre guardado com cuidado. Inclusive foi conservado tudo referente a ele, como a nota fiscal, manual intacto com o carimbo das revisões e o porta-documento da revendedora. Foi feito o possível pra conceder o máximo de originalidade ao Fusquinha, e ele tá praticamente todo original. Até as ferramentas e os tapetes são originais. O barulho do motor 1300 soa como música, sereninho.

E o outro Fusca que compareceu é um 1300 1972, do Marcos, que tem uma história bem diferente, mas tão legal quanto a do amarelinho:








Assim como seu homônimo, está reluzente! Faltam poucos detalhes pra ficar perfeito. Tudo foi feito com muito cuidado, e o mais próximo da originalidade. Um detalhe não-original que chama a atenção é a cor da carroceria, "Verde Hera" do catálogo recente da Chevrolet. Achei que ficou matadora, combinou muito, sempre gostei desse tom. Detalhes como a ponteira do escape serão trocados em breve. O clássico tem a trajetória um pouco diferente à do seu novo amigo. Foi comprado por uma senhora quando era zero, e vendido poucos anos depois pro ex-dono, que o deixou parado e desmontado na oficina por anos e anos. Como o primeiro carro do Marcos foi um Fusca, ele sempre nutriu uma vontade de um dia ter um inteirinho. Apesar de todo desmontado e empoeirado, viu potencial naquele, negociou e comprou. Poucos anos depois, com ele montado e pintado, já foi ficando com outra cara! A cor foi escolhida na intuição, e a original não foi mantida porque era um tom de verde que não agradava. De lá pra cá, o trato foi se aperfeiçoando e ele virou essa joia, é verdadeiramente seu xodó. O carro de uso no dia-a-dia, mais novo, não tem nem mais direito de parar dentro de casa, pra dar lugar a ele! Mas pelo menos nunca teve crise de ciúme, aceita numa boa... Fusca é Fusca, quem não iria quebrar o galho de um?

O terceiro e último antigo ficou com cara de convidado, já que dividiu a cena com os dois bugs! Deu até uma pena de o meu Corcel estar parado, se eu pudesse levá-lo, poderiam ter sido dois pares! E ele é inclusive bem parecido com o meu:





Mesmo ano, mesma versão, cor parecida e diversos detalhes semelhantes. Até as rodas foram igualmente substituídas pelas do LDO, mas com o estepe ainda original. Andar nele outro dia foi uma nostalgia e tanto, tem uma chave pra cada coisa, igualzinho! O que ele tem de não-original de mais evidente são os bancos Procar e o aparelho de som mais novo, além dos forros das portas... Foi comprado pelo avô do Artur há cerca de dez anos e sempre serviu muito bem!

Uma foto dos quase-gêmeos frente a frente:


Pra fechar, a gente fez uma sessão especial no gramado com os dois irmãos Volks! Mas, primeiro, checando pra ver se o meio-fio não tá muito alto:




Foi! Ok, carros a postos! Eis as fotos:





Abaixo, as fotos evidenciam a evolução dos faróis: 1972 foi o último ano do "olho-de-boi". Reparem a diferença na transição dos anos:



Já na hora de ir embora, um barquinho resolveu partir junto com a tarde...


Valeu a todos pela presença e pelas boas conversas que tivemos!

Ilha do Governador, Rio de Janeiro - RJ.

13 comentários:

  1. Sensacional! Muito feliz por ver meu "HULK" (verde e forte) no seu Blog. E o texto descreve bem como foi aquela tarde. Agradabilíssima, bom papo, bons camaradas. Acredite, fiquei com um baita orgulho de participar do trabalho que você faz com estas fotos e os textos que demonstram o carinho e a dedicação que você coloca aqui no Blog. Mais uma vez PARABÉNS e obrigado por ter dedicado um espaço pro HULK.

    ResponderExcluir
  2. Grande Matheus ! As fotos ficaram sensacionais como sempre e o papo mais ainda ! Interessante que "meio sem querer" você conseguiu juntar um pequeno grupo de admiradores de antigos, isso sem falar dos que passavam, olhavam, elogiavam e até tiravam fotos. Vamos repetir a dose mais vezes ?

    ResponderExcluir
  3. Matheus, uma sugestão: "Primeiro Encontro de Automóveis da Ilha e Adjacências". Essa Ilha é rica em belos exemplares. Se esse encontro vingar... TÔ DENTRO!!!

    ResponderExcluir
  4. Se fosse possível uma reunião de todos os veículos fotografados pelo Matheus na Ilha, faltaria espaço !

    ResponderExcluir
  5. Joao Gusmao Junior (via facebook)22 de fevereiro de 2013 às 15:01

    Igual ao do meu tio. Mais tmb na Ilha tem tudo...

    ResponderExcluir
  6. Reinaldo Batista Brasileiro (via facebook)22 de fevereiro de 2013 às 15:25

    Belo exemplar na cor original Amarelo Texas .

    ResponderExcluir
  7. João Francisco Aguiar (via facebook)23 de fevereiro de 2013 às 16:27

    aos amantes do fusca

    ResponderExcluir
  8. Gente, alguém sabe onde consigo comprar um fusca como esse amarelo em bom estado!Estou louca atrás de um.
    Caso alguém conhece pode me passar o contato, por favor?

    O meu e-mail é: buanna.rosa@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enviei mensagem com uma boa dica, Rosa.
      Marcelo Meireles Bahia
      Fortaleza/CE

      Excluir
  9. Oi Pessoal, eu tenho um muito igual ao amarelo texas, sou da ilha também gostaria de contato com os donos dessa duas belezuras, pois tenho que fazer alguns ajustes e gostei do acabamento interno do fusca verde.
    fico no aguardo. meu email. joao.lucen@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Sou pela fundação do Clube do Carro Antigo da Ilha do Governador, com encontros mensais, desde que seu 1º presidente seja o Matheus Marques.
    Marcelo Meireles Bahia
    Fortaleza/CE

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo seu blog sou morador da ilha e breve o meu fusca 1973 estará rodando pelas rua da ilha .

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo seu blog sou morador da ilha e breve o meu fusca 1973 estará rodando pelas rua da ilha .

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...