Páginas

WELCOME! / Bem vindos! / Bienvenidos! / Benvinguts! / Ongi etorri! / Bienvenue! / Benvenuti! / Wilkommen! / Welkom! / Välkommen! / Tervetuloa! / Üdvözöljük! / Hoşgeldiniz! / Добро пожаловать! / Καλώς ήρθατε! / გამარჯობა! / ようこそ! / 歡迎! / 환영합니다! / आपका स्वागत है! / வருக!


terça-feira, 22 de novembro de 2011

Picapes improvisadas - VW Passat "Pana" 1980

Galera, olha só o que fizeram com o pobre do Passat (mais uma vítima, já houve DOIS casos de Passat trucidados prá virar picape aqui: um verde, meio conversível, 1983-84 e um branco):


O camarada enxertou uma traseira, aparentemente de Pampa - a julgar pelas lanternas - e o serviço parece ter ficado pela metade e foi abortada a missão. Curiosamente, a transformação misturou o Passat também a uma Pampa, como em um dos dois outros posts. Não entendi muito bem o que foi feito em torno desse vidro traseiro, mas alguma modificação ocorreu. Tem ainda uma espécie de cobertura protetora da, ãh, caçamba e uma corrente com cadeado prá assegurar o fechamento da tampa.

Agora, qual o propósito de transformar em uma picape, se o tal compartimento que é o forte da caminhonete é exatamente do mesmo tamanho do que é originalmente o porta-malas de um Passat? Bom, pelo menos se a intenção era fazer uma cabine dupla, até que a proposta ficou parecida com a da Fiat Strada, com o mesmo conceito de caçamba reduzida e uma cabine ainda maior...

E aí, o que acharam?

N. do E.: Confiram nos comentários abaixo a história do carro, contado por um antigo proprietário! Vale a pena! Daí, entenda o porquê do nome "Pana". :)

Ilha do Governador, Rio de Janeiro - RJ. (próximo àquele raríssimo falecido Passat Dacon 180 S 1980)

11 comentários:

  1. Fico pensando no trabalho e no gasto que se tem para fazer uma modificação dessas. Certamente que não compensa.

    ResponderExcluir
  2. Fernando Zago (via facebook)22 de novembro de 2011 às 15:33

    Olhando bem, esse carro não é um Voyage... é um Passat! Reparem na porta...

    ResponderExcluir
  3. Parece uma tentativa de imitação da Pampa cabine dupla feita pela Engerauto há alguns anos.

    ResponderExcluir
  4. Alex Gonzalez (via facebook)22 de novembro de 2011 às 21:45

    valgame dios, un passat cruzado con caddy, muy bizarra conversion

    ResponderExcluir
  5. André Grigorevski (via facebook)22 de novembro de 2011 às 21:46

    Deus do céu... Que não seja aquele Dacon re-transformado pra pick-up.

    ResponderExcluir
  6. o vidro lateral traseiro parece q é do Uno...

    ResponderExcluir
  7. Este carro foi meu! É um Pana... Década de 80/90, não havia carros importados e a variedade de modelos atuais, além de uma gasolina bem cara. Um amigo estava fazendo pick-ups F1000, D-20, transformadas em cabines duplas, em Cascadura. Eu tinha uma Kombi 80 diesel cabine dupla a apareceu um Passat TS 80 bem caídinho por um preço bom. Desmontamos o Passat (cor ouro velho), cortamos no alto do para-brisas e na coluna "B". Daí entramos com a traseira em fibra (o vidro lateral é de Uno) e colocamos a forração interna cinza do Escort XR3, além do motor diesel é claro! Com câmbio de cinco marchas o carro ficou super econômico (mais 20 km/l). Era como andar em um carro com consumo de moto. Com o tempo, entretanto, os problemas foram surgindo: a cada seis, oito meses tinha que dar uma reforçada na fibra junto ao para-brisas (a vibração do motor diesel criava trincas, que aumentava rapidamente para rachaduras. O motor diesel, já cansado de guerra (embora nunca tenha usado nem a Kombi, nem o Pana como veículo de carga), começava a me deixar na mão, custar a pegar pela manhã etc. Daí acabei retirando o motor e colocando um a gasolina, reformei a carroceria e vendi o carro, para um cara aqui na Barra da Tijuca. Vi algumas vezes, já bem maltratado e com o cadeado fechando a tampa traseira em fibra. Onde ele anda?

    PS: o nome Pana veio dos nomes dos sócios da oficina onde foi feita a transformação. Um era PAulo e o outro acho que era NArciso...

    ResponderExcluir
  8. Correção: o nome do outro sócio da oficina era Navarro... Um padre!

    ResponderExcluir
  9. César, já notei que teu cupim na veia é bem antigo...rsrsrs

    ResponderExcluir
  10. Cesar, valeu pela interessante história do "Pana"! Que coincidência bacana!

    Bom, por onde ele anda eu não sei dizer... Na época ele estava parado na Ilha do Governador. A foto tem mais de um ano, e hoje ele não está mais no mesmo local. Depois disso, nunca mais vi em lugar algum!

    Abraço, camarada!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...