Páginas

WELCOME! / Bem vindos! / Bienvenidos! / Benvinguts! / Ongi etorri! / Bienvenue! / Benvenuti! / Wilkommen! / Welkom! / Välkommen! / Tervetuloa! / Üdvözöljük! / Hoşgeldiniz! / Добро пожаловать! / Καλώς ήρθατε! / გამარჯობა! / ようこそ! / 歡迎! / 환영합니다! / आपका स्वागत है! / வருக!


quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Carro do Leitor - VW Brasilia 4 portas 1981

De novo com a coluna "Carro do Leitor"! E essa é uma reaparição de um mesmo leitor, mostrando sua outra joia (veja também seu Opala 76):






"Olá, Matheus!

Talvez você não lembre de mim. Sou dono de um Opala que já apareceu por aqui.

Pois bem, desta vez envio fotos da minha Brasília 4 portas ano 1981. A história deste carro é daquelas que a gente diz: 'este carro era pra ser meu'. Eu vi o anúncio dela lá pelo ano de 2010, num famoso site de veículos. Copiei os números de telefone e guardei, pois não tinha o dinheiro naquele momento. O anúncio foi tirado do ar e a danada da Brasília nunca mais apareceu à venda. Após sair de um emprego e receber a rescisão, decidi ligar para um dos telefones anotados, mas com pouquíssima esperança de que a Brasília ainda estivesse com o mesmo dono ou que ele ainda quisesse vendê-la. 

Para minha surpresa, ainda estava com ele e ele é quem tinha perdido a esperança de vender! Não tive dúvida! Fui ver no mesmo dia e comprei. Era agosto de 2013.

O ex-dono disse que a usava somente para pescaria. Agora, os tempos de sofrimento dela acabariam! Levei a belezinha no meu mecânico para colocar alternador, ignição eletrônica e fazer uma revisão geral. O problema é que ele detectou algo que eu não tinha percebido: ela perdia força depois de quente. Diagnóstico: cabeçotes trincados. Ao abrir o motor, verificamos que ela era 1300! Mas como? O bloco era 1600, como no documento! Bom, já que os cabeçotes iriam ser trocados, foi colocado tudo 1600 e dupla carburação. O mecânico teve problemas pessoais (e um pouco de falta de organização) e só me entregou o carro em julho de 2014! 

Mas enfim, tudo acabou dando certo. Coloquei um escapamento de Puma, grade do escapamento, batentes dos para-choques, polainas, calotas e lanternas fumê novas. Ainda há muito por fazer, mas o sonho de ter uma rara Brasília 4 portas está sendo vivido e gostaria de compartilhar com vocês.

Grande abraço!"

Leitores amados, se vocês soubessem quão bacana é ler e saber de cada história de vocês, ainda mais podendo olhar as fotos. Mandem sempre as imagens e os relatos! essevaleumafoto@gmail.com

Contribuição do Tiago Oliveira!

Porto Alegre - RS.

10 comentários:

  1. Obrigado por postar, Matheus! Grande abraço e um feliz 2015 para você e para todos que acompanham o RAC!

    ResponderExcluir
  2. Joao Victor P. Pinheiro31 de dezembro de 2014 às 19:59

    Muito rara! Não me lembro da ultima vez que vi um exemplar quatro portas!
    Gosto muito deste painel que ela teve nos anos 80...
    Além disso... muito original e bonita. Parabéns!

    Abs.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado João Victor. Ela tem um longo caminho a percorrer ainda até ficar perfeita. Terei que trocar os assoalhos e dar um belo banho de tinta, por exemplo. Quero reativar o ar quente também, etc. Mas, enfim, o mais importante já tenho: documentada e mecânica perfeita. O resto, a gente corre atrás.
    Abração.

    ResponderExcluir
  4. João Victor P. Pinheiro3 de janeiro de 2015 às 13:56

    Exatamente Tiago!
    Depois que o "brinquedo" está em dia... andando... conseguimos ajustar o restante aos poucos...
    Estas pequenas coisas são muito tranquilas de arrumar. O mais dificil voce ja fez... que foi encontrar uma quatro portas neste estado...
    A uns dois anos atrás... a titulo de troca por um Gol PP que tinha... me ofereceram uma dourada... muito bonita só que com o interior um pouco modificado. Até olhei as fotos que tinha para ver se nao era a mesma... afinal... sobraram tao poucas não é?!
    Abs.

    ResponderExcluir
  5. Pouquíssimas, João Victor. Tão raras que não falta quem ache que é modificada. Muita gente me pergunta sobre as lanternas também, acham bonitas. São da marca Acrilux.

    ResponderExcluir
  6. Joao Victor P. Pinheiro4 de janeiro de 2015 às 12:03

    KKKK.
    Falar que é modificada é sacanagem...
    Para mim... é difícil dizer qual destes carros abaixo é mais raro na versão 4p... TL, Brasilia, Voyage 1. fase, Chevette e Escort 1. fase...
    Na minha opinião, quem tem um em um bom estado já largou na frente!
    Quanto as lanternas, particularmente não gostei. Prefiro as totalmente lisas (1. fase da Brasília) ou as padrão "vermelho/branco"... sem o laranja... mas ai é uma questão de gosto!
    Passe seu email para que eu mande as fotos da que me ofereceram a tempos atrás!
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, quero ver, João Victor!
      Meu e-mail: tiagosociais@yahoo.com.br

      Excluir
  7. Muito rara, conserve com carinho que a tendência é só valorizar!

    ResponderExcluir
  8. Normalmente, essas Brasílias quatro portas eram 1300 mesmo, só que movidas a álcool, reparem que, logo atrás da alavanca de seta, da esquerda pra direita, tem um botão amarelo que servia justamente para injetar gasolina nos carburadores para facilitar a partida a frio, essas Brasílias iguais a do colega eram mais usadas por órgãos governamentais, reparem também que os para choques dela não são cromados, mas sim pintados.

    ResponderExcluir
  9. A Brasilia com esse último painel, foi a mais linda já lançada. Sou apaixonado por essa máquina de quatro portas! Se um dia eu tiver a sorte de ter uma, serei feliz 4 X 1, enquanto muitos são felizes no 4 X 4.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...