Falando agora de um dos principais concorrentes do Monza Classic 500 EF do último post, e que eu inclusive citei, trago fotos de um Santana Executivo, objeto de desejo na época em que foi lançado:
Ele veio prá causar! Considerada por muitos a melhor versão de Santana já produzida, tinha o intuito de competir com os importados. Custando 60% a mais em relação ao Santana GLS, top de linha até então, oferecia alto nível de luxo e conforto, além de itens exclusivos. Sua tiragem se limitou a 5.000 caríssimos exemplares. Trazia de série, além do motor AP 2000 com injeção eletrônica (foi o primeiro sedan nacional de quatro portas injetado), direção hidráulica, ar condiconado, vidros elétricos, rádio toca-fitas com antifurto, amortecedores pressurizados a gás, entre outros. Havia opção de transmissão automática de três marchas, também. As cores disponíveis eram preto, vermelho e azul, todas metálicas.
Na parte interna, bancos Recaro em tecido navalhado ou couro uruguaio com apoiador para braço - no caso dos bancos dos traseiros e a inscrição EX nos tapetes. Do lado externo, os itens exclusivos eram os logotipos com o nome da versão, aerofólio na cor da carroceria com brake light embutido, lanternas traseiras escurecidas, escapamento com saída oval, grade grafite de três aletas e rodas douradas (ou prateadas, como opcional) com desenhos semelhante às BBS alemãs. As críticas comuns eram à falta de computador de bordo, de regulagem de altura do volante e à peça de borracha que tapava o buraco original da antena no paralama. Não era por menos, o carro custava cerca de 1,4 milhão de cruzados novos!
Agora, quanto à essa unidade das imagens acima, se mostra bem inteira. Além do mais, é a top das top, com câmbio automático. As rodas são prateadas. A única ressalva que eu faria é quanto à ausência do aerofólio e à posição dos logotipos na traseira. Provavelmente o carro já foi repintado, e possivelmente nesse processo, teve a ordem trocada. Originalmente, a inscrição "2000" vem à esquerda, abaixo da lanterna; "EX" exatamente do lado oposto, e "Automatic" era posicionada acima da lanterna direita, já na tampa do porta-malas. Mas é só um detalhe, realmente. De resto, o carro tá bem interessante.
Ilha do Governador, Rio de Janeiro - RJ.
alem dos logotipos, ainda ta faltando o aerofólio e as faixas laterais, mas é o carrão esse!
ResponderExcluirSAIRAM TAMBEM 20 UNIDADES CINZA PRATA EU TIVE UM INFELIZMENTE ME ROUBARAM COMPREI DE UM FUNCIONARIO DA VW EM SÃO BERNADO DO CAMPO O SAUDADE
ResponderExcluirEsse carro ta beeeem baleado,to te enviando o link com 3 fotos de um modelo que faz justiça a descrição ''top dos top''pra voce publicar,abraços!
ResponderExcluirhttps://lh4.googleusercontent.com/-CkL79furY6Y/T5JHqfkQ3OI/AAAAAAAAAnQ/IjNjAtv5s50/s640/ex%2520ex%25202.jpg
https://lh3.googleusercontent.com/-0wSkqaznYCQ/T5JHqIVA_3I/AAAAAAAAAnE/SplW1BYbVvA/s640/ex%2520ex%25205.jpg
https://lh5.googleusercontent.com/-TLVXyLNDRgA/T5JHqL-OPoI/AAAAAAAAAnA/ERt1B4Nud3Q/s640/SantanaEX010.jpg
E só pra constar,esse link que postei é de um Executivo 91,clicado com 44 mil km originais.
ResponderExcluirimpossível de acreditar mais alguns destes clássicos vieram com alguns defeitos de fábrica como por ex: falhar ao passar numa rede de alta tensão acima de 11000 V, e, alguns não temporizavam a bomba de combustível ao ligar a chave de ignição .....tenho um todo original preto ônix automático 1990 e sinto prazer em olhar as molduras dos painéis com aquele friso em cromado , quando tirei um pra trocar a lâmpada do painel estava com a data do meu aniversário 31/10/90 muito loco isso rsrsrs
ResponderExcluir