Páginas

WELCOME! / Bem vindos! / Bienvenidos! / Benvinguts! / Ongi etorri! / Bienvenue! / Benvenuti! / Wilkommen! / Welkom! / Välkommen! / Tervetuloa! / Üdvözöljük! / Hoşgeldiniz! / Добро пожаловать! / Καλώς ήρθατε! / გამარჯობა! / ようこそ! / 歡迎! / 환영합니다! / आपका स्वागत है! / வருக!


quarta-feira, 31 de agosto de 2011

VW Santana EX Automático 1990

Falando agora de um dos principais concorrentes do Monza Classic 500 EF do último post, e que eu inclusive citei, trago fotos de um Santana Executivo, objeto de desejo na época em que foi lançado:



Ele veio prá causar! Considerada por muitos a melhor versão de Santana já produzida, tinha o intuito de competir com os importados. Custando 60% a mais em relação ao Santana GLS, top de linha até então, oferecia alto nível de luxo e conforto, além de itens exclusivos. Sua tiragem se limitou a 5.000 caríssimos exemplares. Trazia de série, além do motor AP 2000 com injeção eletrônica (foi o primeiro sedan nacional de quatro portas injetado), direção hidráulica, ar condiconado, vidros elétricos, rádio toca-fitas com antifurto, amortecedores pressurizados a gás, entre outros. Havia opção de transmissão automática de três marchas, também. As cores disponíveis eram preto, vermelho e azul, todas metálicas.

Na parte interna, bancos Recaro em tecido navalhado ou couro uruguaio com apoiador para braço - no caso dos bancos dos traseiros e a inscrição EX nos tapetes. Do lado externo, os itens exclusivos eram os logotipos com o nome da versão, aerofólio na cor da carroceria com brake light embutido, lanternas traseiras escurecidas, escapamento com saída oval, grade grafite de três aletas e rodas douradas (ou prateadas, como opcional) com desenhos semelhante às BBS alemãs. As críticas comuns eram à falta de computador de bordo, de regulagem de altura do volante e à peça de borracha que tapava o buraco original da antena no paralama. Não era por menos, o carro custava cerca de 1,4 milhão de cruzados novos!

Agora, quanto à essa unidade das imagens acima, se mostra bem inteira. Além do mais, é a top das top, com câmbio automático. As rodas são prateadas. A única ressalva que eu faria é quanto à ausência do aerofólio e à posição dos logotipos na traseira. Provavelmente o carro já foi repintado, e possivelmente nesse processo, teve a ordem trocada. Originalmente, a inscrição "2000" vem à esquerda, abaixo da lanterna; "EX" exatamente do lado oposto, e "Automatic" era posicionada acima da lanterna direita, já na tampa do porta-malas. Mas é só um detalhe, realmente. De resto, o carro tá bem interessante.

Ilha do Governador, Rio de Janeiro - RJ.

5 comentários:

  1. alem dos logotipos, ainda ta faltando o aerofólio e as faixas laterais, mas é o carrão esse!

    ResponderExcluir
  2. SAIRAM TAMBEM 20 UNIDADES CINZA PRATA EU TIVE UM INFELIZMENTE ME ROUBARAM COMPREI DE UM FUNCIONARIO DA VW EM SÃO BERNADO DO CAMPO O SAUDADE

    ResponderExcluir
  3. Esse carro ta beeeem baleado,to te enviando o link com 3 fotos de um modelo que faz justiça a descrição ''top dos top''pra voce publicar,abraços!

    https://lh4.googleusercontent.com/-CkL79furY6Y/T5JHqfkQ3OI/AAAAAAAAAnQ/IjNjAtv5s50/s640/ex%2520ex%25202.jpg


    https://lh3.googleusercontent.com/-0wSkqaznYCQ/T5JHqIVA_3I/AAAAAAAAAnE/SplW1BYbVvA/s640/ex%2520ex%25205.jpg


    https://lh5.googleusercontent.com/-TLVXyLNDRgA/T5JHqL-OPoI/AAAAAAAAAnA/ERt1B4Nud3Q/s640/SantanaEX010.jpg

    ResponderExcluir
  4. E só pra constar,esse link que postei é de um Executivo 91,clicado com 44 mil km originais.

    ResponderExcluir
  5. impossível de acreditar mais alguns destes clássicos vieram com alguns defeitos de fábrica como por ex: falhar ao passar numa rede de alta tensão acima de 11000 V, e, alguns não temporizavam a bomba de combustível ao ligar a chave de ignição .....tenho um todo original preto ônix automático 1990 e sinto prazer em olhar as molduras dos painéis com aquele friso em cromado , quando tirei um pra trocar a lâmpada do painel estava com a data do meu aniversário 31/10/90 muito loco isso rsrsrs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...