Páginas

WELCOME! / Bem vindos! / Bienvenidos! / Benvinguts! / Ongi etorri! / Bienvenue! / Benvenuti! / Wilkommen! / Welkom! / Välkommen! / Tervetuloa! / Üdvözöljük! / Hoşgeldiniz! / Добро пожаловать! / Καλώς ήρθατε! / გამარჯობა! / ようこそ! / 歡迎! / 환영합니다! / आपका स्वागत है! / வருக!


segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Chevrolet Impala SS 1968 / DKW Candango 1960

Há alguns dias, soube através de uma amiga, que tinha se mudado há pouco tempo, que havia "dois carros antigos lá", que ela não sabia exatamente do que se tratava, pois não os conhecia. Lembrou de mim e me chamou prá ir lá dar uma olhada. Foi quando eu dei de cara com os tais:



Me impressionei com a beleza do Impala, e a originalidade dos dois, que ainda estão de placa amarela! Como estava de noite, voltamos nos dia seguinte e marcamos uma conversa com o dono dos carros. Muito simpático, contou a história dos dois tintim por tintim, e tantas outras histórias sobre outros carros que possuiu e possui, e sua paixão por coleções, sobretudo de brinquedos e artigos antigos. (Vocês vão ver nas fotos embaixo algumas bicicletas da década de 40, 60, um painel de uma marca de cerveja, uma enceradeira de 1941, alguns discos e fitas cassete dentro do Candango e até uma máquina de calcular Burroughs, seguramente de antes da década de 70.)

Vamos às outras fotos:



Detalhe do banco "Velosolex" em primeiro plano; a frente dos carros em segundo plano.






Prêmio de destaque no "5º Encontro de Veículos Antigos Nacionais", em 2006, do Museu Militar Conde de Linhares, na Quinta da Boa Vista. De que carro será?

Adesivo "Clube Carioca de Autos Antigos - Rio de Janeiro".


transmissão automática tipo "manche"

A antiga máquina de calcular "Burroughs", no alto à esquerda.

Quem vê o LP da Beth Carvalho?


Placa "II Veteran Car Expo - 1986".

Detalhe da pilha de livros sobre o capô. No canto inferior "Poemas - Maiakóvski".



As bicicletas em primeiro plano: a vermelha é de 1949

Detalhe da Velosolex, espécie de bicicleta com motor que não é mais vendida no Brasil desde os anos 70, que pretende voltar ao mercado nacional: parada pelo custo altíssimo do pneu.

Segundo o proprietário, Jorge Veloso, sua paixão por carros antigos existe e sempre existiu. Porém, nos últimos anos, foi-se perdendo aquele fervor, que acabou deixando-os um pouco de lado. O Impala Coupé SS, adquirido em 1998, está parado desde 2005; o Candango parou em 1994 e por ali ficou. Há ainda outros carros guardados em outros lugares. Um número que não chega a 12 no total, mas que um dia já chegou, em tempos de paixão fervorosa. Foi nesses tempos que Veloso era carta marcada em encontros e exposições de carros, sobretudo no estado do Rio. "Fui o sétimo presidente do Veteran Car Club", disse. Curiosamente, o dia em que eu o entrevistei, ocorria o evento de carros antigos no Forte de Copacabana. Sua ausência confirma a queda dessa relação intensa com os automóveis.

Ainda sobre o Impala, segundo ele, participou do filme francês "Agente 117", uma crítica bem-humorada aos filmes policiais no estilo 007. Curiosamente, Veloso não pôde assistir ao filme nas duas oportunidades que teve, e até hoje não assistiu. Procurei alguma cena no YouTube, mas não encontrei nada além do trailer, em que o carro infelizmente não aparece... Alguém tem notícia ou alguma cena prá mostrar, a propósito?

Ao final da conversa, combinamos que ele nos enviaria fotos antigas desses carros, prá que pudessem ser escaneadas. Assim que isso acontecer, tornarei a postar a respeito dos carros. Por enquanto, fico por aqui!

Agradecimento especial à minha amiga jornalista investigativa Ana Cerizze e ao Rodrigo Cabral, que me levaram até a cena, e à minha namorada Nadja Guarani, que me ajudou com as fotos!

6 comentários:

  1. Muito bom! Nunca vi um DKW desses.

    Abraços,

    Felipe Monteiro

    ResponderExcluir
  2. Interessante :D

    Acabei de ler o post: só consegui identificar duas da bikes de lá, logo as mais novas: Monark Ranger branca (provavelmente do inicio dos anos 90) e o que aparenta ser uma Track & Bikes azul no canto, que não tem nada de interessante. Já a vermelha com branco aparenta ser uma Monark, mais da linha suéca. Ainda vou confirmar isso ;D

    Abs
    Kiko Molinari - Carros Raros BR

    ResponderExcluir
  3. um Impala SS abandonado todo original? poderia estar na minha garagem...

    ResponderExcluir
  4. Amigo o dono do Impala não tem interesse em vende-lo, fico no aguardo.
    Att
    Rodrigo 11 83882144

    ResponderExcluir
  5. Ilan Oliveira (via facebook)25 de agosto de 2013 às 22:33

    Como são as coisas da vida e como o mundo desses carros é pequeno. Há coisa de 10 anos atrás vi esse Impala 1968 exposto na entrada de um mercado na Barra. O que me fez cair a ficha foi esse link

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...