Páginas

WELCOME! / Bem vindos! / Bienvenidos! / Benvinguts! / Ongi etorri! / Bienvenue! / Benvenuti! / Wilkommen! / Welkom! / Välkommen! / Tervetuloa! / Üdvözöljük! / Hoşgeldiniz! / Добро пожаловать! / Καλώς ήρθατε! / გამარჯობა! / ようこそ! / 歡迎! / 환영합니다! / आपका स्वागत है! / வருக!


quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Plymouth Savoy 1959 / Camaro 1974

Hoje é Halloween! Não vou fugir ao tema e prometo mostrar um modelo de carro praticamente igual ao do clássico filme "Christine"! Savoy, Belvedere e Fury compartilhavam da mesma carroceria, tendo apenas diferenças pontuais enter si. A estrela do filme é um Fury, enquanto a das fotos abaixo é um Savoy.










A história do carro é longa. Ele foi adquirido juntamente com um Dodge Kingsway 1952. Ambos estavam em uma fábrica de elevadores e foram anunciados juntos. O interesse do camarada era só na compra do Dodge, mas papo vai, papo vem, acabou negociando os dois a um preço mais interessante. Estavam parados mais ou menos desde a mesma época, só que o Dodge passou quinze anos em um local coberto, em cima de quatro cavaletes, enquanto a Plymouth ficou no tempo. Durante essa estadia, acabou tendo a guia quebrada. 

Pouco tempo atrás, o Dodge foi vendido e a Plymouth ficou, e começou a passar pela reforma. Digo reforma porque não consiste numa restauração, visto que não tem como objetivo trazer de volta a originalidade do carro. Por conta do vidro traseiro quebrado e consequente entrada de água - que comeu tudo em volta do vidro -, o proprietário resolveu fazer um semi-conversível. A capota de lona (do Escort) só chega até o limite da coluna, logo daí em diante o teto é em chapa. Com a modificação, as portas traseiras passaram a não mais existir. Nas portas que sobraram foi instalado vidro elétrico. Os vidros originais, muito pesados, foram descartados e serão substituídos por acrílico, mais leve. Também não existe mais o bocal lateral de abastecimento. Um tanque de Opala foi colocado no porta-malas, e a tubulação será refeita e adaptada. O capô original ganhou um scoop falso. Sob ele, o motor original foi vendido e em seu lugar já foi colocado um Mopar V8 318 e caixa Dodge. No interior, receberá bancos de Opala, coluna de direção hidráulica também do Opala e volante Shutt. O painel de instrumentos é original e foi restaurado. Originais também são as rodas, todos os frisos de inox, faróis e lanternas. 

É um carro indiscutivelmente fantástico, se todo original. Foi produzido no ano auge do design automotivo. Além disso, ainda é extremamente raro, sobretudo no Brasil. Não sou contra adaptações, mas achei a quantidade e características pesadas demais pra um carro dessa estirpe. Pra quem se interessou, ele vende por R$ 30 mil. 

Ainda tem o Camaro Type LT que o faz companhia na garagem:







Esse sim, todo original e muito bonito. Motor V8 350 e interior muito novo. Não tem adaptações nem enjambrações. Foi a realização de um de seus sonhos. Em 75, passou de ônibus em frente a um cinema aqui da Ilha e avistou o carro estacionado, 0Km, do dono do estabelecimento. Foi amor à primeira vista! Depois de alguns anos, o sonho seria realizado. Foi comprado direto de um colecionador. O carro é lindo demais!


Ainda tem uma Lambretta L175 no meio deles!



Essa teve baixa dada no Detran, e ele vende pra aproveitar peças, pra quem se interessar. Foi uma pena eu não ter conhecido o Dodge Kingsway 52 que, assim como o Camaro, era todo original! Já postei um 1950, acho lindíssimo...

Ilha do Governador, Rio de Janeiro - RJ.

9 comentários:

  1. Emanuel Marinho Bilson (via facebook)31 de outubro de 2012 16:36

    Braaaaaabo!

    ResponderExcluir
  2. Hugo Bueno (via facebook)31 de outubro de 2012 20:29

    Mais uma raridade que se vai ...

    ResponderExcluir
  3. Lucas Figueiredo (via facebook)31 de outubro de 2012 20:30

    Gostei da roda do Camaro!

    ResponderExcluir
  4. Hugo Bueno (via facebook)31 de outubro de 2012 20:30

    O Camaro tá precisando de um trato !

    ResponderExcluir
  5. Evandro Santana (via facebook)31 de outubro de 2012 23:00

    SAUDADES DO LT 1974 VERMELHO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo Maluhy (via facebook)1 de novembro de 2012 16:26

      Tive um e não tenho saudade nenhuma,um dos piores carros que eu já tive....

      Excluir
  6. Alex Carros Exóticos Do Rio (via facebook)1 de novembro de 2012 16:28

    isso e triste de ver

    ResponderExcluir
  7. SÓ QUEM CURTE É QUE SABE O QUE ESTA SENDO FEITO NO SAVOY, , NÃO FICANDO NADA A DEVER AOS HOT´S DA VIDA. QTO. AO CAMARO NÃO ESTA ABANDONADO, SE NÃO SABEM, A POEIRA PROTEGE ELE DE MUITAS COISAS, INCLUSIVE DE ARRANHÕES E POEIRA DA PINTURA DA PLYMOUTH SAVOY 59. MAS ISTO É PARA OS ENTENDIDOS EM CARROS ANTIGOS. RESTAURADOR MUITO COMPETENTE, SABE O QUE FAZ

    ResponderExcluir
  8. é so lavar o camaro , quando ao savoy , fiquei triste , o cara vai e me estraga uma raridade dessa ..

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...