Páginas

WELCOME! / Bem vindos! / Bienvenidos! / Benvinguts! / Ongi etorri! / Bienvenue! / Benvenuti! / Wilkommen! / Welkom! / Välkommen! / Tervetuloa! / Üdvözöljük! / Hoşgeldiniz! / Добро пожаловать! / Καλώς ήρθατε! / გამარჯობა! / ようこそ! / 歡迎! / 환영합니다! / आपका स्वागत है! / வருக!


sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Toyota Bandeirante "Limousine do Agreste"

Assim que eu publiquei as fotos da Bandeirante 88, um de nossos colaboradores prontamente enviou a seguinte foto e o texto que segue:


"Prezado Matheus,

Ao abrir o 'nosso blog' (Pô, ó o cara, ó! rs), vi a Toyota longa e achei linda. Mas o que me chamou a atenção foi a placa de Lençóis - BA (cidade natal aqui do seu amigo). Estive lá em 2006 e pude registrar este exemplar da mesma marca, usado para transporte de turistas. Agora, modéstia à parte, fui de Ragge. Olha só o percurso da viagem:

SAQUAREMA - RIO DE JANEIRO - JUIZ DE FORA - BELO HORIZONTE - BRASÍLIA - BARREIRAS - LENÇÓIS - FEIRA DE SANTANA - SALVADOR - PORTO SEGURO - VITÓRIA - CAMPOS - MACAÉ - ARARUAMA e finalmente SAQUAREMA (Ufa!).

Total da quilometragem percorrida: 7.200 Km em 32 dias de viagem. Só quebrei uma roda numa cratera no asfalto, já chegando em Barreiras, curiosamente numa localidade chamada "Roda Velha". E o pior, paradoxalmente não encontrei nenhuma roda velha para comprar... tive que confiar no estepe. Mas, no mais foi tudo maravilhosamente bem.

Grande abraço
Alberto."

A história é interessante, e que bacana a coincidência! Daí eu fiquei encucado com a Toyota! Já tinha visto algumas modificações semelhantes, mas nunca nesse exato formato. Fuçando na web, encontrei num fórum um excelente e detalhado texto, de autoria de João Paulo Lima:

"Os jipes, mais conhecidos como Toyota Bandeirante, são na verdade característicos do Agreste pernambucano. Surgiram da necessidade local de ter um veículo de tração que pudesse se locomover pelas estradas esburacadas e cheias de lama da região. São o principal meio de transporte do Polo de Confecções do Agreste.

Seguindo pela PE-90, começam a ser vistos a partir de Limoeiro e intensificam-se em João Alfredo, Surubim, Toritama, Santa Cruz do Capibaribe Brejo da Madre de Deus e Caruaru.

Os primeiros foram fabricados em Brejo da Madre de Deus, conhecida como Capital Nacional do Toyota. Lá os primeiros jipes curtos começaram a ser alongados, ou seja, aumentados em oficinas locais, para carregar passageiros e produtos como tecidos, feiras, verduras, etc. Devido a sua boa adaptação, começaram a ser comercializados em grande escala na região, tornando-se atualmente tão populares e caros quanto veículos de passeio de grandes fábricas nacionais.

Invenção "made in Pernambuco", os chassis são esticados em um metro e a capacidade original passa de 5 para 12 passageiros, enquanto o volume de carga é ampliado em até uma tonelada. Chegam a custar uma média de 20 a 50 mil reais dependendo do ano, do tipo de motor e do modelo, sendo chamados de 'Limousine do Agreste'.

Além de carregar passageiros, também são muito utilizados pelas prefeituras para o transporte de alunos de regiões rurais e de difícil acesso, o que seria impossível para ônibus e vans em períodos chuvosos.

Podemos dizer que o Toyota tornou-se um meio de transporte que faz parte da cultura do semi-árido brasileiro, fiel ao perfil da sua população: forte e guerreira. De acordo com dados do Detran-PE, em 2005 tínhamos mais de 7.000 veículos desse tipo circulando em Pernambuco.

É uma pena que tal transporte seja tão discriminado pela autoridades, que esquecem que os mesmos são o sustento de milhares de famílias do interior, além de ser o ÚNICO MEIO DE TRANSPORTE DE BOA PARTE DA POPULAÇÃO INTERIORANA, carente de políticas públicas."

O Bandeirante da foto acima foi flagrado em Lençóis - BA, mas tem exatamente as características dessas "limousines" pernambucanas. Prá quem quiser ver mais fotos, tem um monte delas no fórum!

Contribuição do Alberto Barreto!

Lençóis - BA.

8 comentários:

  1. Anos atrás vi uma reportagem na TV sobre estes veículos. Eles têm um apelido regional, do qual não me lembro. Alguém sabe?

    Vale citar que a própria Toyota ofereceu uma versão semelhante (não assim tão esticada) do jipe Bandeirante nos anos 60. Era o Bandeirante TB-43L, um concorrente direto do Jeep 101 4 portas da Willys, ou seja, um jipe com capota e as 4 portas de lona. Muito, mas muuuito raro, se é que ainda existe algum.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. eu tbm lembro da reportagem, mas não lembro como elas são chamadas...

    ResponderExcluir
  3. sou de pernambuco moro próximo a caruaru e aqui elas ate onde sei só são conhecidas como "Toyota"

    ResponderExcluir
  4. bem o meu nome danda comentario e o seguinte sou da terra do banderante alongadodos brejo da madre de deus.e tambe faço o seviço do alogameto este ano estou completando 30 anos de servço neste seguimeto aqui na nosa cidade exite uma frse , sem toyota o brejo para.

    ResponderExcluir
  5. fui para o interior de pernambuco e o unico transporte q tem por la é esta toyota sucesso é a unica para aguentar tantos buracos na estrada e ruas sem asfalto

    ResponderExcluir
  6. sou mai um integrante deste grupo , acabo de comprar a minha ....n verdade acho que sou o brasileiro que chegou mais longe em um bandeirante com um amigo e 100,00 reais viajamo da Baha ao Mexico E Voltamos até o Panamá e daí A sp DE nAVIO E sp ATÉ nATAL RODando , este carro é o bicho .
    Gilvan paudeararapipa@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Estas Toyotas são "esticadas" na cidade pernambucana de João Alfredo. Os japa da Toyota até já foram lá p ver como é o processo que é regularizado pelo Detran-PE. Em 40 anos de transformação nunca houve um acidente causado pelo alongamento do chassi e mudança na estrutura, chamando a atenção dos japoneses. Lá em PE elas são muito comuns realmente na região do Agreste e foram as substitutas dos jipes Willys e Rural. Hj elas imperam sozinhas principalmente para o transporte nas localidades onde existem estradas de terra (pequenos sítios e distritos dos municípios próximos a Caruaru, Bezerros, Riacho das Almas, Altinho etc.). Na década de 80 concorriam com as Veraneios. Hj em dia ainda existem as Veraneios mais novas (final de 80 e 90), mas apesar de mais confortáveis, não são páreas p Bandeirantes.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...