Confesso que fiquei muito tempo tentando decifrar o ano real desse Fusca... Com acessórios de várias épocas, uma salada que resultou na seguinte composição:
Analisando, a princípio a traseira:
As lanternas chamam muito a atenção. O item é muito procurado por restauradores e tem alto valor no mercado. Trata-se da lanterna "coração", que tem uma lente acrílica na parte superior que funciona como luz de freio. Equipava os Fuscas entre 1952/2ª série (Zwitter) e 1955/1ª série (Oval). O formato da lente extra é que originou o apelido.
A tampa do motor replica a do Fusca Cabriolet produzido pela Karmann, de 1950 a 1957. Ao menos, tem o mesmo formato em W e as entradas de ventilação "dentadura" em formato de leque.
Há, ainda, as charmosas "minissaias" ("fender skirts") nos para-lamas traseiros, acessórios da época. E por falar em rodas, essas são as que equiparam o modelo até 63. Têm aro branco (versão comum), mas pneus faixa branca (luxo) e o centro, que deveria ser na cor do carro nesse esquema, em vermelho. Ademais, tem rodas e pneus traseiros bem mais largos que os originais. A parte que menos orna na traseira é o engate, que não é de época.
A dianteira:
Na frente, o para-brisa entrega de cara que não se trata de um "Oval" legítimo. E chamam a atenção também os piscas, conhecidos como "tetinha", instalados nos para-lamas dos Fuscas Luxo e Conversível. Muito parecido com os instalados na Kombi (talvez esse até seja um), foram a alternativa da Volks exclusivamente para o mercado norte-americano, cuja legislação havia acabado de mudar e proibia o uso das "bananinhas". Passaram, portanto, a equipar os Beetle a partir de maio de 1955, por lá.
Os para-choques são os que equiparam os Fuscas até 1959 e a grade da buzina já é a que tem formato oval. O puxador do capô me parece ser de 1952 a 1955. Os faróis são os famosos "tremendão" (homenagem a Erasmo Carlos e suas olheiras notáveis) e têm as "pestanas" (ou "pálpebras"), acessórios tradicionais. De cada lado, próximo às portas, tem um charmoso farol "caça-mulata", um deles preso a uma antena. Prá terminar, um teto solar ragtop preto em canvas.
O interior:
Arriscaria que esse é um painel que replica o de agosto de 1955 a julho de 1957, e o painel central é como um acessório de época, que tinha um relógio no meio, com outros dois marcadores atuais. Originalmente, tem apenas uma placa de metal retangular vincada. O volante não é original e foi instalado um aparelho de dvd abaixo dele, que também deu um toque mais moderno. Todo o equipamento de som é atual. Caixas de som na porta, atrás dos bancos... Os bancos, na cor bege, combinam com os tons da carroceria.
O conjunto geral provavelmente faz torcer os pescoços na rua. Prá ficar melhor (e é claro que essa é a minha opinião), tiraria alguns detalhes pontuais, como a aparelhagem de som, o engate, os pneus mais largos e trocaria o volante. O motor, segundo meu pai, parecia ser original Volkswagen, talvez 1600. Ponto prá ausência de insulfilm também!
Mais um ótimo achado do meu pai, Osvaldo Augusto!
Bonsucesso, Rio de Janeiro - RJ.
Legal. Eu faço as fotos e você sempre descobre tudo sobre o carro. Parabéns mais uma vez.
ResponderExcluireu acho q não precisa tirar nada, isso é customização, melhor isso q o "xuning"!
ResponderExcluirSó tiraria o som,o engate e recolocaria o volante original ,de resto ta muito bom a customização,caso queira ter um sonzinho mais legal partiria pra algo de época ou no maximo algo bem discreto ,no caso um sonzinho com usb ,falantes e módulos bem escondidos pelo carro.
ResponderExcluirJá vi esse carro no encontro do museu, achei muito bonito.
ResponderExcluirTambém estava a venda no ML, o ano dele é 1965.
Abraços
eu vi esssa fuca em lindoia no ano retrasado e loka de mais parabens ao dono......
ResponderExcluirOu é ANTERIOR A 1960 ou é um 65 adaptado OVAL... mais precisamente "falsificação"
ResponderExcluirPode ser uma carroceria de Oval (portanto, anterior a 59) sobre chassi 1965, também...
ResponderExcluirMuito bonito!
ResponderExcluirTambém conheço esse Fusca há muito tempo, e quebrei a cabeça pra conseguir identificar mais informações sobre o modelo. Realmente, ele é 1965, e não é carroceria Oval, já que o parabrisa, é do tamanho original dos Fuscas 1965... O vidro oval traseiro foi mesmo feito. E parece muito bem feito por sinal... Sempre achei esse carro muito bonito, e há um bom tempo eu não o via.
ResponderExcluirO motor dele é um espetáculo, me parece ser importado.
Um abraço,
Thiago de Araújo
Diretor Regional Rio Minas Clube de Veículos Antigos
pqp muito muito linda mesmo essa fuqueta parabéns ao proprietario. very nice!
ResponderExcluirpagaria 35 mil a vista nesse fukão
ResponderExcluirTem bastante tempo que não o vejo ...
ResponderExcluirParece ser um modelo mais a frente do oval ja que o parabrisa dos modelos ovais e split são menores deve ser um kit oval mas não deixa de ser lindo.
ResponderExcluirE para vender? Qual Valor
ResponderExcluirSE TIVER A VENDA EU COMPRO
ResponderExcluirEsse fusca está em exposição em Maria da Graça em uma loja de pneus chamada m1 na rua conde de Azambuja.abraco
ResponderExcluirÉ um verdadeiro Frankenstein, porque de original mesmo não tem nada....
ResponderExcluir