Páginas

WELCOME! / Bem vindos! / Bienvenidos! / Benvinguts! / Ongi etorri! / Bienvenue! / Benvenuti! / Wilkommen! / Welkom! / Välkommen! / Tervetuloa! / Üdvözöljük! / Hoşgeldiniz! / Добро пожаловать! / Καλώς ήρθατε! / გამარჯობა! / ようこそ! / 歡迎! / 환영합니다! / आपका स्वागत है! / வருக!


sexta-feira, 16 de setembro de 2011

VW Fusca Oval

Confesso que fiquei muito tempo tentando decifrar o ano real desse Fusca... Com acessórios de várias épocas, uma salada que resultou nesta bela composição:











Analisando, a princípio a traseira: 

As lanternas chamam muito a atenção. O item é muito procurado por restauradores e tem alto valor no mercado. Trata-se da lanterna "coração", que tem uma lente acrílica na parte superior que funciona como luz de freio. Equipava os Fuscas entre 1952/2ª série (Zwitter) e 1955/1ª série (Oval). O formato da lente extra é que originou o apelido. A posição dela, localizada mais ou menos no meio do paralama, em vez de mais embaixo, é uma característica de 1953... acho.

A tampa do motor é a do Fusca Cabriolet produzido pela Karmann, de 1950 a 1957. Ao menos, tem o mesmo formato em W e as entradas de ventilação "dentadura" em formato de leque.

Há, ainda, as charmosas "minissaias" das rodas, acessórios de época. E por falar em rodas, essas são as que equiparam o modelo até 63. Têm aro branco (versão comum), mas pneus faixa branca (luxo) e o centro, que deveria ser na cor do carro nesse esquema, em vermelho. Ademais, tem pneus traseiros bem mais largos que os originais. A parte que menos orna na traseira é o engate, que não é de época.

A dianteira:

Na frente, o que chama a atenção de cara são os piscas, conhecidos como "tetinha", instalados nos paralamas dos Fuscas Luxo e Conversível. Muito parecido com os instalados na Kombi (talvez esse até seja um), foram a alternativa da Volks exclusivamente para o mercado norte-americano, cuja legislação havia acabado de mudar e proibia o uso das "bananinhas". Passaram, portanto, a equipar os Beetle a partir de maio de 1955, por lá.

Os parachoques são os que equiparam os Fuscas até 1959 e a grade da buzina já é a que tem formato oval. O puxador do capô me parece ser de 1952 a 1955. Os faróis são os famosos "tremendão" (homenagem a Erasmo Carlos e suas olheiras notáveis) e têm as "pestanas" (ou "pálpebras"), acessórios tradicionais. De cada lado, próximo às portas, tem um charmoso farol "caça-mulata", um deles preso a uma antena. O parabrisa é grande, pós 59. Prá terminar, um teto solar ragtop preto em canvas.

O interior:

Arriscaria que esse é um painel que esteve presente de agosto de 1955 a julho de 1957, e o painel central é como um acessório de época, que tinha um relógio no meio, com outros dois marcadores atuais. Originalmente, tem apenas uma placa de metal retangular vincada. O volante não é original e foi instalado um aparelho de dvd abaixo dele, que também modernizou. Todo o equipamente de som é atual. Caixas de som na porta, atrás dos bancos... Os bancos, na cor bege, combinam bem com o carro.

No geral, tá muito bonito e deve torcer pescoços na rua. Prá ficar melhor (e é claro que essa é a minha opinião), só tirando alguns detalhes pontuais, como a aparelhagem de som, o engate, os pneus mais largos e trocando o volante. O motor, segundo meu pai, parecia ser original Volkswagen, talvez 1600. Ponto prá ausência de insulfilm, também!

Mais um ótimo achado do meu pai, Osvaldo Augusto!

Bonsucesso, Rio de Janeiro - RJ.

16 comentários:

  1. Legal. Eu faço as fotos e você sempre descobre tudo sobre o carro. Parabéns mais uma vez.

    ResponderExcluir
  2. eu acho q não precisa tirar nada, isso é customização, melhor isso q o "xuning"!

    ResponderExcluir
  3. Só tiraria o som,o engate e recolocaria o volante original ,de resto ta muito bom a customização,caso queira ter um sonzinho mais legal partiria pra algo de época ou no maximo algo bem discreto ,no caso um sonzinho com usb ,falantes e módulos bem escondidos pelo carro.

    ResponderExcluir
  4. Já vi esse carro no encontro do museu, achei muito bonito.
    Também estava a venda no ML, o ano dele é 1965.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Betão Andrade (via facebook)5 de janeiro de 2012 23:53

    eu vi esssa fuca em lindoia no ano retrasado e loka de mais parabens ao dono......

    ResponderExcluir
  6. Ou é ANTERIOR A 1960 ou é um 65 adaptado OVAL... mais precisamente "falsificação"

    ResponderExcluir
  7. Pode ser uma carroceria de Oval (portanto, anterior a 59) sobre chassi 1965, também...

    ResponderExcluir
  8. Orlando Fredigotto Jr. (via facebook)17 de fevereiro de 2012 20:32

    Muito bonito!

    ResponderExcluir
  9. Também conheço esse Fusca há muito tempo, e quebrei a cabeça pra conseguir identificar mais informações sobre o modelo. Realmente, ele é 1965, e não é carroceria Oval, já que o parabrisa, é do tamanho original dos Fuscas 1965... O vidro oval traseiro foi mesmo feito. E parece muito bem feito por sinal... Sempre achei esse carro muito bonito, e há um bom tempo eu não o via.

    O motor dele é um espetáculo, me parece ser importado.

    Um abraço,

    Thiago de Araújo
    Diretor Regional Rio Minas Clube de Veículos Antigos

    ResponderExcluir
  10. pqp muito muito linda mesmo essa fuqueta parabéns ao proprietario. very nice!

    ResponderExcluir
  11. pagaria 35 mil a vista nesse fukão

    ResponderExcluir
  12. Tem bastante tempo que não o vejo ...

    ResponderExcluir
  13. Parece ser um modelo mais a frente do oval ja que o parabrisa dos modelos ovais e split são menores deve ser um kit oval mas não deixa de ser lindo.

    ResponderExcluir
  14. E para vender? Qual Valor

    ResponderExcluir
  15. SE TIVER A VENDA EU COMPRO

    ResponderExcluir
  16. Esse fusca está em exposição em Maria da Graça em uma loja de pneus chamada m1 na rua conde de Azambuja.abraco

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...