Páginas

WELCOME! / Bem vindos! / Bienvenidos! / Benvinguts! / Ongi etorri! / Bienvenue! / Benvenuti! / Wilkommen! / Welkom! / Välkommen! / Tervetuloa! / Üdvözöljük! / Hoşgeldiniz! / Добро пожаловать! / Καλώς ήρθατε! / გამარჯობა! / ようこそ! / 歡迎! / 환영합니다! / आपका स्वागत है! / வருக!


quarta-feira, 6 de julho de 2011

Chevrolet Opala SS 1972

No domingo passado fui a uma festa de aniversário com minha namorada e, na volta, sem câmera, nos deparamos com essa cena:





Tremenda coincidência: essa última foto foi tirada quase no mesmo dia, pelo amigo Gustavo Machado!

O jeito foi sacar o celular e não perder o registro, já que nenhum de nós passa por ali nunca. Não tinha jeito. Fabricado em 1972, esse Opala da foto é dos primeiros SS, que foram lançados em 1971. Tá num nível de originalidade impressionante, principalmente se levarmos em conta a situação em que se encontra. Parece que não tem andado muito ultimamente. Minha surpresa negativa ficou por conta do interior, que estranhamente tem bancos brancos mais modernos, com encosto de cabeça, e algumas poucas mudanças no painel.

O que me intrigou foi esse teto de vinil (era uma opção entre os SS?) e os adesivos, que são os da versão de 1978 e 79. Foram colados posteriormente? Creio que sim. Tá tudo tão ajeitadinho: faróis e lanternas, quatro rodas originais, cromados, emblemas, pintura original na cor "Laranja Solar", tudo no lugar!

Opaleiros, se possível, deem uma ajuda!

Em fotos do Google Street View é possível ver que o Opala ainda andava... Repare que é possível vê-lo em duas posições diferentes, inclusive na vaga onde ele foi flagrado por nós do blog:

Foto: Reprodução - Google Street View

Nessa outra foto, mais antiga, ainda é possível ver o Opala novinho!

Foto: Reprodução - Google Street View

Duque de Caxias - RJ.

15 comentários:

  1. creio q não seja SS, pois se fosse teria o SS na grade dianteira.

    ResponderExcluir
  2. O vinil era opcional do SS sim. Vinil completo, como o da foto. Não o meio-vinil do las vegas.
    As faixas são mesmo do modelo 78, assim como o retrovisor.
    Belo carro! Parabens pela foto!
    Abraços,
    @rafaelbarrelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, estou restaurando um ss 72 original de chassis. Gostaria de fotos de um ss para saber os detalhes estéticos. Vc pode me ajudar? Whats 51 993695864

      Excluir
  3. É lamentável estar "atirado" desse jeito!

    ResponderExcluir
  4. Provávelmente esse carro não é SS de fábrica.
    Pela Gravatinha da grade é um Especial.

    ResponderExcluir
  5. Esse lance da gravatinha não justifica muito...

    Na traseira, ele traz a inscrição "SS". Não dá prá ver exatamente. Mas no local, pude ver. Inclusive o emblema está quebrado, só tendo restado 1 "S".

    São muitos indícios que apontam ser um SS legítimo, acharia mais provável que a gravatinha na grade não fosse original de fábrica...

    Abraços a todos e obrigado pelos palpites!

    ResponderExcluir
  6. Pela ausência das luzes de ré e piscas-cegos, grade dianteira, eu aposto q é um Especial 1973. Dá uma olhada pela grade se é motor 6 ou 4 cil. sendo 4 a probabilidade de ser um Especial é maior ainda, apesar de na época o Especial ter como opcional o motor 6cil.

    Outra, além das faixas mais modernas o retrovisor idem. Levando a crer q é um fake mal-feito, geralmente feito nos espartanos Especial.

    Carlo de Marco

    ResponderExcluir
  7. essas faixas laterais são de uma versão mais recente...

    ResponderExcluir
  8. Alem das faixas dos SS pós 75, nos originais se não me engano as faixas são pintadas e não coladas e teto de vinil não chegou a ser opcional, mas algumas unidades tiveram instalados...

    ResponderExcluir
  9. Pena ele tá abandonado! Muito lindo ele ao vivo.

    ResponderExcluir
  10. Adauto Junior (via facebook)19 de janeiro de 2012 às 02:47

    esse eo carro essa é as rodas esse eo meu sonho

    ResponderExcluir
  11. Pode até ser um ss verdadeiro mais as faixas laterais estão erradas, já que são do ss78 assim como os retrovisores a carroceria acredito que seja entre 72 a 74, mais por outro lado tem um emblema na traseira que é original que diz "chevrolet ss" e as rodas, sua grade dianteira realmente é da versão especial, há probabilidade de ser um ss legitimo, o seu teto em vinil era opcional de época, na primeira imagem da pra ver claramente que seus bancos não são originais pois contem encostos, para ter certeza que realmente é um verdadeiro muscle car brasileiro só confirmando com o seu proprietario, se realmente for original de fabrica adoraria conversar com o dono a respeito de venda do veiculo.

    ResponderExcluir
  12. Agora o Sr que fez a postagem ... vamos combinar é fraco de ideia, pois passou pelo carro, olhou, tirou foto, e não anotou a placa! Também não passou as coordenadas do Google pra vermos as fotos...

    Se quer comprar o carro e não quer que ninguém o encontre primeiro, não faça o pessoal perder tempo, pegue a placa vá ao CRVA local consulte as identificações do carro e compare com as inúmeras tabelas que tem na internet, como por exemplo no site opala.com.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sr. Anônimo.

      Eu estava em um local que não conheço bem, mas sei que não é um dos mais seguros do mundo.

      Talvez eu pudesse querer o carro, mas o Opala nunca foi um sonho, e essa é uma das razões pelas quais esse não me chamou a atenção.

      Se eu tiver a placa em mãos e quiser encontrar o carro, eu consigo tudo o que eu quiser e imaginar sobre aquele veículo. Reitero que esse está longe de ser um dos casos.

      Além de tudo isso, tenho amigos no Clube do Opala e outros proprietários de Opala fora dele.

      Achei sem um pingo de polidez e de embasamento pobre, esse seu comentário...

      No entanto, obrigado pela visita e pelo comentário.

      Um abraço!

      Excluir
  13. Olá pessoal, se a primeira placa deste carro for i, então este carro foi do meu pai, e estou procurando ele a mais de dez anos, se trata de um 72 ss. com o teto de vinil, são muito raros estes modelos e poucos foram fabricados deste ano, tenho fotos ao lado deste carro ainda criança, e tenho boas lembrança com meu pai, favor quem postou esta fotos se verificar que a placa é i me comunique, pois vou aonde for atrás deste carro.
    Grato pela esperança de encontrar o carro. Meu email é guicast@bol.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...