Páginas

WELCOME! / Bem vindos! / Bienvenidos! / Benvinguts! / Ongi etorri! / Bienvenue! / Benvenuti! / Wilkommen! / Welkom! / Välkommen! / Tervetuloa! / Üdvözöljük! / Hoşgeldiniz! / Добро пожаловать! / Καλώς ήρθατε! / გამარჯობა! / ようこそ! / 歡迎! / 환영합니다! / आपका स्वागत है! / வருக!


sábado, 9 de abril de 2011

Carro do Leitor - Fiat Uno Turbo 1996

Também representando o segundo capítulo, porém agora de outra série, vou mostrar fotos de um carro que já não é mais do nosso leitor, foi vendido em 2007, mesmo ano em que foram feitas essa fotos que ele me enviou:







Como vocês podem ver, o carro realmente estava muito conservado e original quando foi repassado. Conforme disse o então dono numa breve conversa que tivemos, o carro é muito bom, além de apresentar conforto e disposição de sobra do motor, de 118 cv. Entre outras coisas, disse também - como quase sempre acontece em casos como esse - que sente saudade hoje em dia desse esportivo que se torna cada vez mais raro com o passar dos anos.

Sua relação com seu Uno Turbo era realmente muito boa, potencializada pelo fato de ter sido seu primeiro carro. O problema é que ele começava a apresentar uma dificuldade maior na manutenção, devido à propria idade e consequente desgaste das peças, e tudo o que envolvia esses reparos e maiores cuidados. Quanto mais antigo, mais complicado fica de se arrumar as peças. Sobretudo quando se trata de uma versão limitada como essa.

O ex-proprietário e leitor do blog, que foi meu professor de língua/literatura russa na Universidade, contou inclusive do transtorno que foi correr atrás da borracha do teto solar, que no final das contas ele acabou não encontrando, nem mesmo na fábrica da Fiat, em Betim/MG. Depois de tanta busca, o teto lamentavelmente teve de ser lacrado, como mostra o detalhe nessa foto:


Repare no cinto de segurança vermelho, uma das características marcantes da versão

Tenho boas lembranças, pois sempre me empolgava em ver aquele Uno Turbo "Vermelho Monte Carlo" todo original e impecável, sempre muito bem lavado, tinindo e parado no estacionamento da faculdade. Me lembro muito bem dos dois adesivos na tampa traseira: a bandeira do Brasil e a da Itália, que aparecem nas fotos acima: referência às origens do carro e de sua família.

Grande abraço ao meu professor e leitor do blog Leonardo Brescia! Muito obrigado pelas fotos e pelo depoimento!

Rio de Janeiro - RJ.

6 comentários:

  1. Me lembro desse Uno do Leo. Lembro que víamos ele sempre na faculdade, mas não sabíamos de quem era. Era logo do nosso professor!!!
    Meu pai teve um Uno que dava surra nesse: 1.6R turbinado, a álcool e carburado. Também tinha o cinto vermelho, como é tradição na Fiat. E era vermelho, frente baixa, painel com comandos satélites, tampa da mala cinza grafite e as rodas cata-vento e teto solar manual.
    Lindo, um sonho! Pena que ficou pouco tempo com ele, coisas do seguro.
    Carro de garotão, dizia minha mãe recém separada dele, rs!

    ResponderExcluir
  2. Os modelos esportivos da FIAT realmente são muito legais. O primeiro exemplar que vi o famoso "cinto vermelho" foi o raro Oggi CSS, lá pelos idos de 1984. O Uno 1.6R turbo deve ficar um canhão mesmo, visto que utiliza motor 1.6 (os primeiros 1.5). Esse Uno Turbo é uma jóia, um belo carro por fora, com uma personalização visual de muito bom gosto, é um carro que admiro muito.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Sou proprietário de uma jóia dessas, com pouco mais de 50.000 km, e posso afirmar: o carro é empolgante mesmo.

    Agora pisou na bola o professor: com a proliferação de fóruns pela internet, hoje não há tanta dificuldade em se achar peças. Lógico que o custo pode ser elevado, mas nem sempre, e há muitas intercambiáveis.

    Pra quem se interessa no modelo, eu indico os clubes www.unoturbo.com.br e www.unoturbomotorsport.com.br. Lá se encontra material de primeira e muita gente disposta a ajudar.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. isso e verdade foram poucas unidades feitas na epoca mas que empolgam qual quer um até hojé o uno turbo foi o primeiro carro turbo alimentado de fabrica que deixa saudade a qualquer um quando vé por ter suas cores chamativas a tenção e por todo o resto do carro quem conhece mesmo um de verdade fica loko com o carro realmente igual ele ai do forum que tem um autentico muito original eum sonho de consumo de qual quer um

    ResponderExcluir
  5. Abel Souza (via facebook)10 de janeiro de 2012 às 16:02

    há muito tempo não vejo um desses..

    ResponderExcluir
  6. Frank Vieira (via facebook)10 de janeiro de 2012 às 23:46

    Eu tive um deste. Tesao de carro. Uma pena que a FIAT nao trata os seu consumidores com respeito, tornando impossivel manter um carro destes pela falta de peças. Apesar de muitas serem competiveis com outros carros da marca.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...