Páginas

WELCOME! / Bem vindos! / Bienvenidos! / Benvinguts! / Ongi etorri! / Bienvenue! / Benvenuti! / Wilkommen! / Welkom! / Välkommen! / Tervetuloa! / Üdvözöljük! / Hoşgeldiniz! / Добро пожаловать! / Καλώς ήρθατε! / გამარჯობა! / ようこそ! / 歡迎! / 환영합니다! / आपका स्वागत है! / வருக!


terça-feira, 30 de novembro de 2010

Gurgel G-15 1980

Em 1979, a Gurgel lançava o X-15. Posteriormente, com base em seu chassi, mas mais voltado para o uso misto (valeu, Wagner!), foi lançado o G-15. Criados a partir da plataforma da Kombi e com motorização VW 1600, chamam a atenção de qualquer passante, devido ao porte e exclusividade.

Volta e meia, em um dos caminhos por onde passo com frequência, vejo um G-15 parado. Um belo dia, acabei tirando essas fotos:



Presta atenção na altura dele, sobretudo em relação ao "super-enorme" Ecosport em segundo plano! O bicho é sensacional! Naturalmente, já tem um tamanho descomunal. Mas este, em especial, é ainda maior. Durante a reforma, o teto foi alongado e pneus fora-de-estrada foram postos no lugar dos convencionais. À primeira vista, dá a impressão de ser um furgão, mas na verdade é uma pick-up praticamente transformada em furgão. Aliás, essa restauração, na minha opinião, ficou fantástica. Como já disse, tenho tendência a preferir total originalidade. Mas não sou radical. Muitas modificações são de muito bom gosto, e aqui está um exemplo.

Foram muitas as alterações, e eis algumas, as mais evidentes: ficou mais alto, a cobertura rígida ganhou nova tampa com maçaneta de S-10; na traseira as lanternas originais deram lugar a outras, escuras; um brakelight da Ford Ranger foi instalado; faróis de milha dianteiros e traseiros; bocal do tanque estilo RD-350 e parabrisas dianteiros mais amplos, com limpadores de parabrisa maiores. O conjunto ficou extremamente harmônico.

O post acabaria por aqui se, durante minhas pesquisas sobre o modelo, não tivesse encontrado este álbum! Simplesmente, trata-se de um arquivo com 149 fotos e 2 vídeos que mostram praticamente todas as etapas de restauração do brucutu das fotos acima! Lá, dá prá ver detalhadamente o que eu falei resumidamente através desse texto.

Ilha do Governador, Rio de Janeiro - RJ.

15 comentários:

  1. caraca, eu vejo esse carro praticamente todos os dias perto da Jaime Perdigão, hahaha, foda.....tu ainda achou a restauração original, maneiro cara, gostei pacas do blog heheehe
    abraçao, Wendell!

    ResponderExcluir
  2. É o carro do Wagner. O nome do carro é "O Coisa". A cobertura da parte traseira é original.

    ResponderExcluir
  3. Opa Matheus! Esse é o meu carro :-)

    Obrigado pelos elogios e pelo registro do G-15 em seu blog, que por sinal dei uma navegada e é muito bom, parabéns!

    É um prazer muito grande poder representar em seu blog com a reforma que fiz em meu carro uma parte de nossa história automobilística nacional, que foi justamente a história dos veículos Gurgel.

    O Engenheiro Amaral Gurgel tinha o hábito de ajustar seus carros, ainda na linha de montagem, conforme a preferência do comprador, então fiquei muito a vontade para executar minha reforma de personalização, pois teria sido praticamente isso que ele teria feito a meu pedido caso a fábrica ainda existisse.

    Ah.. um detalhe a ser corrigido no seu texto. O G-15 não é um X-15 rebatizado, mas uma nova linha de carros baseado no chassis original do X-15 mais voltado para o uso misto, enquanto os primeiros, tanto em sua versão teto de lona como o teto rígido, são essencialmente jipes.

    Meu carro é um G-15 CD, caminhonete cabine dupla, duas portas, com caçamba removível que quando montada transforma o carro em furgão como esta nas fotos que você tirou.

    Abaixo envio um link para uma foto tirada do carro na configuração caminhonete, em ação aqui na Ilha no bairro de Tubiacanga, onde alguns jipeiros costumam ir para por os carros para rodar no barro.

    http://lh3.ggpht.com/_ephtjrIDNqI/TFbuGN_YiEI/AAAAAAAABd4/95qFREYjiGA/s720/DSC08920b2.jpg

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Heitor de Canoas RS, Ficou fantástico do jeito que eu gostaria de deixar um a hora puder adquirir.A familia GURGEL que admiro muito, tinha seus projetos além do seu tempo na minha opinião. O segundo carro da familia aqui é um fusquinha 81 super inteiro que pretendo substituir por um tanque de guerra destes, parabens, se não for pedir muito mande fotos da restauração para hcatarinors@hotmail.com, grande abraço, Feliz Natal e Próspero Ano Novo! Att.Heitor.

    ResponderExcluir
  5. Ao Wagner Rocha::::
    Tem negócio no G15?
    Américo

    ResponderExcluir
  6. Rapaz... negócio sempre tem...

    O negócio é saber se você acha que ele vale o mesmo valor que eu acho que ele vale para mim :-)

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Christopher Martin (via facebook)29 de outubro de 2011 às 02:45

    sweet where can i get one!!!

    ResponderExcluir
  8. Orlando Fredigotto Jr. (via facebook)11 de fevereiro de 2012 às 23:21

    Show!

    ResponderExcluir
  9. Wagner, bom dia.
    Tenho um G15, e estou inicializando a restauração, sseria possivel vocÊ me dar informações sobre a mecânica do seu projeto?
    Você fez algumas alterações ou manteve a original?
    Parabéns pelo seu projeto, e um grande abraço.
    Att;
    Glaidson Rocha Otaño

    ResponderExcluir
  10. Matheus, parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
  11. tenho um g15 CD, esta precisando de uma atenção. Você saberia dizer se no Rio de janeiro tem profissionais de confiança capazes de realizar um projeto de reforma nesse nível?

    grato bruno jacomino

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...