Páginas

WELCOME! / Bem vindos! / Bienvenidos! / Benvinguts! / Ongi etorri! / Bienvenue! / Benvenuti! / Wilkommen! / Welkom! / Välkommen! / Tervetuloa! / Üdvözöljük! / Hoşgeldiniz! / Добро пожаловать! / Καλώς ήρθατε! / გამარჯობა! / ようこそ! / 歡迎! / 환영합니다! / आपका स्वागत है! / வருக!


quarta-feira, 19 de março de 2025

VW Fusca 1500 1971

 Um grande amigo me convidou pra fazer uma espécie de excursão por alguns picos muito interessantes da cidade do Rio de Janeiro, a bordo de seu Fuscão 71 verde Folha, gêmeo de cor do meu. E claro que foi exageradamente proveitoso.

As primeiras fotos foram tiradas em São Cristóvão, nesse edifício de estilo neogótico que foi construído entre 1898 e 1900 pra sediar o Asilo da Infância Desvalida, e onde hoje funciona o Educandário Gonçalves de Araújo.

22/01/2023


Depois, ainda no mesmo bairro, paramos em frente à Igreja de São Cristóvão, construída por jesuítas como ermida em 1627 de frente pra Praia de São Cristóvão, que não mais existe. Foi elevada a matriz, reconstruída e ampliada em 1865 e hoje se encontra na Praça Padre Sève.


De lá, tomamos nosso rumo em direção à zona sul, e tiramos fotos em várias lindas casas antigas por que passamos, em Laranjeiras: 





Asterisco na rua Pires de Almeida, limite entre Laranjeiras e Cosme Velho, onde tem essa maravilhosa vila de casas construídas na década de 20, e de onde no final da rua dá pra ver o Cristo Redentor ao fundo, emoldurado pelas belíssimas e coloridas casas:





E que bela inscrição na parede, não esperaria menos nesse bairro ♥

Já no Cosme Velho, não podíamos deixar de passar pelo Largo do Boticário, com suas casas e construções em estilo neo-colonial, também construídas na década de 20: 


Próximo destino foi o famoso Castelinho do Flamengo, na esquina da Praia do Flamengo com a rua Dois de Dezembro, construído em estilo eclético entre 1916 e 1918 como residência do comendador Joaquim da Silva Cardoso e de sua esposa Carolina. Depois de mudar de proprietários algumas vezes, o imóvel ficou abandonado por um tempo e, finalmente, na década de 80, foi tombado, devidamente restaurado, e hoje funciona como Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho, com rico acervo em sua videoteca, auditório, salas para cursos, debates, oficinas e leitura.



Parada pra fazer pose em frente ao Portão Guinle, o portal de entrada do Parque Guinle, recém restaurado em 2021:


No Largo do Machado, paramos em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Glória, inaugurada em 1872:


Outra pequena parada ao lado do Aeroporto Santos Dumont, com essa vista maravilhosa:


Dali, fomos pra Santa Teresa, e mais fotos com casas antigas e, claro, coloridas:



Largo do Curvelo e a arte de rua

Lindíssimo edifício de esquina, ainda no Largo do Curvelo




Igreja de Nossa Senhora das Neves, datada de 1860


Castelo Valentim

Descemos pra Lapa, e mais construções lindas, antigas e coloridas, agora com os Arcos ao fundo:


E olha lá o bondinho passando, bem na hora da foto

De volta à vista ao lado do Aeroporto Santos Dumont, pra fechar essa manhã maravilhosa:

Belíssima trajetória por ele organizada, dia muito proveitosa, com prosas sem fim, e, claro, nenhuma intercorrência. E é lógico que com fotos maravilhosas, afinal de contas nosso passeio foi pela cidade mais linda de todo o planeta Terra. Bem que na próxima a gente podia ir nos dois Fuscas, né?

Inclusive esse Fuscão aí só apareceu aqui em algumas fotos de eventos, mas vale muito falar sobre ele. O amigo comprou em 2017, diretamente do primeiro dono, com manual, nota fiscal e tudo o que tem direito, com praticamente todas as peças originais ainda no lugar e sem nenhum restauro. Precisava de alguns reparos e repintura. Lindo interior marrom original. Ficou lindo depois de pronto, voltou às ruas e tem dado alegria a todos que nele andam e que por ele passam! Espero estar sempre por perto! Quem ainda não segue, vai lá seguir o perfil dele no Instagram: "meu Fusca verde Folha".

Rio de Janeiro - RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...