Páginas

WELCOME! / Bem vindos! / Bienvenidos! / Benvinguts! / Ongi etorri! / Bienvenue! / Benvenuti! / Wilkommen! / Welkom! / Välkommen! / Tervetuloa! / Üdvözöljük! / Hoşgeldiniz! / Добро пожаловать! / Καλώς ήρθατε! / გამარჯობა! / ようこそ! / 歡迎! / 환영합니다! / आपका स्वागत है! / வருக!


sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Táxis na Índia: Hindustan Ambassador

No meio de todo esse tempo de quase ausência de flagras do cotidiano por aqui, eu estive na Índia, em março de 2017, e fiz diversos registros por lá. Como o motivo da viagem não era automobilístico, as fotos que fui fazendo dos carros eram sempre no caminho, andando, dentro do carro ou de outro transporte. Já que o assunto aqui tem sido táxis, tomei por bem fazer essa publicação ilustrativa. 

Dentro desse tema, o país é conhecido pela grande quantidade de Hindustan Ambassador, baseado no inglês Morris Oxford Série III e fabricado na Índia de 1958 a... 2014! A carroceria foi mantida a mesma, e foi sofrendo algumas atualizações ao longo de todo esse tempo. Foi justamente essa característica pitoresca da frota de lá que me animou a fotografar todos os que eu conseguisse durante a viagem.


Os primeiros táxis Hindustan que avistei foram os de Calcutá, na Bengala Ocidental (por isso as placas começam com WB - "West Bengal"). Curiosamente, nesse estado eles têm a mesma combinação de cores dos cariocas. Essa foi a minha primeira visão dessas personagens, antes de entrar num deles, logo que desembarquei no aeroporto de Calcutá:


Chegou o nosso!

Guardando as bagagens...

É fascinante a quantidade deles na rua!







Os tuk-tuks também dominam as grandes cidades










Os painéis geralmente são adornados com imagens religiosas e guirlandas de flores a elas oferecidas. Nesse caso, é possível ver Shiva, à esquerda, Sri Ramakrishna e Sri Sarada Devi com Kali ao fundo, e as outras duas eu não consegui identificar por conta das flores na frente








Quem reparou que esse é o mesmo carro da foto anterior?















Parado nesse sinal, é interessante ver que fotografei vários que paravam, e a impressão à primeira vista é de que é sempre o mesmo carro!









Esse foi outro em que andamos

O adesivo já pintado não esconde sua origem

Abastecendo... reparem as proporções do veículo, bem típicas dos anos 50, época da criação do projeto

Esse aqui possivelmente apresentou algum problema...

Parece o mesmo carro da foto acima, não? Negativo. Mais um que parou para reparos

Esse ficou esquecido...


Outra "figurinha repetida", o mesmo da foto de cima

Chegada de volta ao aeroporto










Não podia perder a chance dessas fotos, né?

Depois dos amarelinhos, foi a vez dos tricolores (preto, teto amarelo e faixa verde), que lembram bastante por sua vez os táxis argentinos. Esses são os que rodam por Delhi, região classificada na Índia como um dos "territórios da União" (que são como os estados, mas sem governo próprio, são territórios federais governados diretamente pelo Governo Central da Índia). Reparem a identificação DL, abreviação de "Delhi", na placa. São bem menos fotos, porque não andei muito pelos grandes centros.

Na chegada ao aeroporto, de dentro do ônibus









Sintomas da baixa na quantidade de flagras: quatro últimas fotos do mesmo carro


Padrão interessante das capas dos bancos

Na volta pro aeroporto

Pra fechar a parte de táxis com que tive contato naquele país, seguem os que eu vi no estado de Uttarakhand. Têm combinação cromática mais discreta (branco com faixa azul, como na Baixa Fluminense, ou parecidos com os da cidade de São Paulo) e. A sigla de identificação nas licenças dos carros desse estado atualmente é UK - "Uttarakhand". Só fotografei dois deles:



Mas... você deve ter reparado as iniciais "UA" nas placas, certo? Pois é. O nome "Uttarakhand" é nomenclatura recente do estado, conhecido até dezembro de 2006 como "Uttaranchal". Os carros novos passaram a receber novas placas com as letras "UK", ao passo que os já emplacados até a data da mudança seguiram e seguem com a mesma placa. Portanto, "UA" e "UK" coexistem naquela região.

Ainda tenho algumas fotos interessantes de carros tiradas na viagem e que vou publicar aqui oportunamente, mas as de táxis se encerram por aqui. Não sem antes acrescentar esse Uber como bônus:

Maruti Suzuki Swift Dzire, muito comum por lá

Não sei se tem a ver com a legislação, mas vi um ou outro carro trafegando com esse adesivo na lateral. 

Essa publicação demorou um pouco pra sair porque deu um pouquinho mais de trabalho que o normal. Mas pensando bem... se considerarmos que as fotos foram tiradas mais de três anos atrás, não tá tão mau assim... o ritmo continua!

Os próximos dois posts serão complementos muitíssimo interessantes a esses táxis indianos!

4 comentários:

  1. Que legal, Matheus!
    Uma curiosidade que pode te interessar: em Londres, no início dos anos 2000, havia uma companhia de mini cabs (táxis alternativos ao Black Cab, antes dos Uber) que só usava esses modelos. Era chamada Karma Cabs e os carros eram todos coloridos e cheios de enfeites. Não sei se ainda opera, mas era uma experiência divertida na época.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito interessante, amigo! História relativamente parecida com essa dos táxis indianos.

      Nessa mesma viagem estive em Londres, mas por apenas uma tarde. A escala era lá, então saímos pra dar uma volta na cidade. Pena que não tinha muito tempo, mas ainda assim foi proveitoso!

      Excluir
  2. Interessante que numa das fotos aparece um emblema alusivo às normas de emissões Bharat Stage III, equivalentes à Euro-3.

    Quanto ao Maruti Suzuki Swift DZire, já vi um daquela mesma geração no Uruguai e outro com placas uruguaias em Porto Alegre, e da geração atual eu vi um com placas paraguaias em Florianópolis.

    ResponderExcluir
  3. Acho legal a dimensao desses carros. Na foto que o motorista esta no posto perto do carro fica bem nitido. Lembrei de um Taxi chevrolet BellAir que fica exposto em uma parada de estrada em Queluz no sentido SP na Dutra. O carro tambem é enorme.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...