Páginas

WELCOME! / Bem vindos! / Bienvenidos! / Benvinguts! / Ongi etorri! / Bienvenue! / Benvenuti! / Wilkommen! / Welkom! / Välkommen! / Tervetuloa! / Üdvözöljük! / Hoşgeldiniz! / Добро пожаловать! / Καλώς ήρθατε! / გამარჯობა! / ようこそ! / 歡迎! / 환영합니다! / आपका स्वागत है! / வருக!


domingo, 22 de maio de 2011

Nissan Figaro 1991

Post 200!

Em 1991, a Nissan Motor Company completaria 50 anos e decidiu comemorar com a produção e o design de um carro muito limitado. A ideia era que fosse "muito especial e refletisse ao mesmo tempo estilo e qualidade". Assim nasceu o Nissan Figaro.

A montadora anunciou que seriam produzidos 8.000 unidades. Só que a demanda foi tanta que que foram feitos mais 12.000, totalizando 20.000. Os potenciais compradores deveriam participar de um sorteio para, então, adquirir a chance de comprar o novíssimo carro. Dezenas de milhares de bilhetes foram vendidos!

Confira as fotos, feitas por mim na famosa avenida Champs-Élysées:



Desenvolvido pelo designer Shoji Takahashi, o desenho de sua carroceria é retrô anos 50/60, com seu interior combinando. Isso se aliava a instrumentos como ar condicionado, bancos em couro e CD player retrô, trazendo conforto a seu condutor. A novidade japonesa foi introduzida em 1989 no "Tokyo Motor Show", sob o slogan "Back to the future".

Sua produção se concentrou toda no ano de 1991, entre fevereiro e setembro, e originalmente foi restrita ao Japão. Apesar disso, se tornou popular no Reino Unido e na Irlanda, e isso se explica pelo fato de todas as unidades do modelo terem sido fabricadas com a direção no lado direito. Estima-se que cerca de 600 foram importados ao Reino Unido. O simpático japonês chama a atenção por onde quer que passe e, claro, comigo não foi diferente. As condições para fotografia não eram das melhores, porém fiz o que pude prá conseguir registrar.

Um outro detalhe interessante é que havia 4 diferentes cores à disposição, sendo que cada uma equivalia a uma estação do ano: "Emerald Green" (primavera), "Pale Aqua" (verão), "Topaz Mist" (outono) [esta é a cor mais rara, com apenas 2.000 exemplares] e "Lapis Grey" (inverno) [a cor do carro que ilustra esse post]. Curiosamente, o compacto não ostenta o logotipo da Nissan.

Paris, França.

Prá completar, vale dizer, a título de curiosidade, que Eric Clapton possuiu um desse. O holandês Robin van Persie, jogador de futebol do Arsenal, é um feliz proprietário de um, na cor "Pale Aqua", e inclusive já postou uma foto em seu perfil do twitter (@Persie_Official) ao lado do possante. Confira:

2 comentários:

  1. Nunca diria que é um Nissan!

    ResponderExcluir
  2. É um carrinho interessante. E a pouco surge a notícia de que a "finada" Amy Winehouse tinha um, comprada no inicio do ano.

    http://carrosrarosbr.blogspot.com/2011/07/amy-winehouse-tambem-tinha-uma-raridade.html

    Abs
    Kiko Molinari - Carros Raros BR

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...