Páginas

WELCOME! / Bem vindos! / Bienvenidos! / Benvinguts! / Ongi etorri! / Bienvenue! / Benvenuti! / Wilkommen! / Welkom! / Välkommen! / Tervetuloa! / Üdvözöljük! / Hoşgeldiniz! / Добро пожаловать! / Καλώς ήρθατε! / გამარჯობა! / ようこそ! / 歡迎! / 환영합니다! / आपका स्वागत है! / வருக!


domingo, 2 de março de 2025

Mitsubishi i-MiEV 2010/2011

 Passei por esse carro por alguns anos, mas sempre via de longe e não conseguia entender bem do que se tratava. Um belo dia eu parei pra ir lá olhar mais de perto e fotografar:

13/07/2022


Como estava dentro da área de um dos edifícios da Petrobras (onde funciona parte do CENPES e o CILEP), eu acabei tirando foto só do lado de fora da grade. A entrada do estacionamento era distante, e eu acabei deixando pra lá e não tentei entrar. Hoje me arrependo, teria não só tentado entrar mas eventualmente conversar com alguém a respeito do carro.

O i-MiEV foi alegadamente o primeiro carro elétrico produzido em série, e a intenção era que tivesse o Brasil como mercado também. O modelo chegou a ser apresentado em 2010 e a ideia era ser produzido e vendido aqui nos anos seguintes. Fazendo a pesquisa a seu respeito, encontrei diferentes aparições dessa exata unidade: 

1. Foi apresentado juntamente com dois outros carros elétricos (Nissan Leaf e Iveco de Itaipu) no "Seminário Brasileiro sobre Tecnologias para Veículos Elétricos", que ocorreu em 21 e 22 de junho de 2011 em Brasília, e que discutia a viabilização de veículos elétricos no Brasil:

Foto: Gerdan Wesley/Divulgação

2. Uma matéria de 27 de julho de 2011 do G1, que diz que 72 carros elétricos foram emplacados em 4 anos, cita apenas 1 unidade do modelo, e mostra novamente uma foto dele:

Foto: Alexandre Nascimento/G1

3. Esteve presente no  1º Congresso Paranaense de Veículos Elétricos, que aconteceu em Foz do Iguaçu/PR entre 6 e 8 de dezembro de 2011, e foi matéria do informativo de maio de 2012 da Itaipu Binacional, juntamente com o norueguês Think City, Nissan Leaf, Palio Weekend, além de ônibus e caminhões:

Foto: Informativo Itaipu Binacional

Reparem que nas fotos 1 e 2, a pintura é de duas cores, vermelho e branco; mas na 3, já tem a pintura toda vermelha e o mesmo adesivo visto no carro das minhas fotos.

Encontrei também um relato muito positivo do Clemente Gauer, que teve um carro desse e usou diariamente por um bom tempo, trocou de dono e tem notícia do carro até hoje. Embora também tenha essa configuração cromática improvável vermelho/branco, me parece que se trata de outro carro. O texto é de 2018 e certamente vale a leitura.

Esse mesmo carro que pertenceu ao Clemente ficou exposto no 3º Encontro de Mobilidade Elétrica, que aconteceu em 2023, e aparece nesse vídeo aqui.

Por fim, o canal "Análise Rápida - Carro Elétrico" tem um vídeo que fala sobre o modelo e mostra novamente esse segundo carro, e diz que das 7 unidades que vieram para o Brasil, apenas uma foi vendida diretamente ao público, uma vez que não houve um lançamento comercial ou divulgação massiva da sua existência. O preço era proibitivo, além de tudo. Cerca de R$ 200 mil em 2010 era uma verdadeira fábula.

Numa consulta básica ao site do Detran, consta que "o veículo foi baixado" e "Petroleo" no campo do proprietário, com último licenciamento em 2023. Isso me leva a crer que era um carro que era usado oficialmente na frota da Petrobras, até dois anos atrás. No Google Street View, é possível vê-lo aparecer nos anos de 2021, 22 e 23. Sempre que eu via, estava em uma vaga diferente, mas próxima, sempre limpo. Claramente era usado, não estava ali esquecido. Pelas iniciais, o primeiro emplacamento foi no estado de Goiás, que é onde seria eventualmente fabricado. Qual terá sido o destino desse carro? E dos outros? Fico muito curioso com esse tipo de história.

Ilha do Fundão, Rio de Janeiro - RJ.

Abaixo, o nosso Presidente Lula (que era presidente em 2010 e voltou a ser em 2023) dirigindo um exemplar que não é o que eu via e fotografei:

Foto: Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...