Páginas

WELCOME! / Bem vindos! / Bienvenidos! / Benvinguts! / Ongi etorri! / Bienvenue! / Benvenuti! / Wilkommen! / Welkom! / Välkommen! / Tervetuloa! / Üdvözöljük! / Hoşgeldiniz! / Добро пожаловать! / Καλώς ήρθατε! / გამარჯობა! / ようこそ! / 歡迎! / 환영합니다! / आपका स्वागत है! / வருக!


quarta-feira, 6 de maio de 2015

A História do Aluguer* de Veículos

#publi

Muitos dos que veem todos esses carros modernos sendo disponibilizados para aluguer hoje em dia não imagina que a prática de alugar veículos remete aos longínquos primeiros anos do século passado. Em 1916, um único Ford T  compunha a "frota" de uma empresa nos EUA. Porém, no ano seguinte, a frota já contava com 18 Ford T alugados a um preço de 10 cents por milha. Em 1926, a empresa já estava presente em 56 cidades.

Apesar desse crescimento, a atividade de aluguer de veículos, àquela época, começou a ser associada ao crime. Muitos acreditavam que o serviço era utilizado por contrabandistas, assaltantes de banco e prostitutas. Por volta de 1933, a indústria ganhou novamente reputação de respeito, e o negócio começou a crescer de vez.

O fim da Segunda Guerra Mundial acarretou mais um momento de grande e rápido crescimento, dessa vez diretamente ligado à indústria da aviação. Um dos passos mais importantes para esse acontecimento foi o desenvolvimento do conceito de aluguer de carros ligado aos voos criado por parte de uma das maiores empresas do ramo, em que o cliente desce da aeronave e segue diretamente ao balcão, efetua o aluguer e já pode sair dirigindo. Até hoje, o aluguer de veículos está intimamente ligado ao transporte aéreo.


Desde os anos 60, a ascensão de várias empresas tornou o mercado competitivo, forçando à baixa dos preços. Um cenário que contava com poucas empresas e frotas reduzidas acompanhou a demanda durante todas essas décadas e hoje, devido à ampla gama de opções, é possível selecionar a empresa que melhor atende às suas necessidades específicas.



No Brasil, a implementação das empresas locadoras se deu nos anos 50, juntamente com a indústria automobilística nacional sendo impulsionada. Inicialmente, eram oferecidos em revendas de carros como serviço complementar, e depois o negócio se tornou mais específico. Tenho certeza que muitos aqui gostariam de poder alugar, por algumas horas ou até algumas semanas, um carro comum daquela época, como DKW, os primeiros Fuscas, Bel Air e por aí vai... Por ora, é só um devaneio. Vários motivos inviabilizariam. Mas quem sabe num futuro próximo?

*(Aluguer é como se diz "aluguel" em Portugal.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...