Páginas

WELCOME! / Bem vindos! / Bienvenidos! / Benvinguts! / Ongi etorri! / Bienvenue! / Benvenuti! / Wilkommen! / Welkom! / Välkommen! / Tervetuloa! / Üdvözöljük! / Hoşgeldiniz! / Добро пожаловать! / Καλώς ήρθατε! / გამარჯობა! / ようこそ! / 歡迎! / 환영합니다! / आपका स्वागत है! / வருக!


terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Henry J 1954

Raridade nos dias de hoje, conhecido por poucos...





Foi a primeira tentativa da indústria americana de produzir um carro compacto, e acabou se tornando um fiasco. Modelo produzido pela Kaiser, que durou de 1950 a 1954, quando a empresa se deu conta que não tinha mais condições de continuar na América do Norte. Partiu então pra América do Sul, onde produziu, entre outros, o nosso Aero Willys! Apesar de ter tido ótima aceitação no Brasil na época, acredito que tenham sobrado bem poucos Henry J pra contar história... Eu mesmo nunca vi um pessoalmente. 

Esse das fotos acima é um representante do último ano de produção, em que o fôlego já diminuía. Ao ver as rodas "repolho" de Opala, logo de cara sugeri que o chassi fosse do nosso GM. Nosso leitor conversou com o dono e disse que pouco tempo depois do dia dessas fotos, o carro foi levado pra São Paulo, pra fazer o motor original. Segundo o dono, o carro pertenceu à embaixada. Espero que ele volte de São Paulo com as rodas originais (será original o chassi?) e como saiu de fábrica, que é o que ele merece!

Flagrante fantástico do Pedro Paranaguá Nogueira!

Brasília - DF.

16 comentários:

  1. André Grigorevski (via facebook)19 de fevereiro de 2013 12:52

    O "frango assado"! Se pegar fotos de época, se vê muitos deles rodando por aqui. Acabou ficando mesmo mais raro do que outros modelos...

    ResponderExcluir
  2. David Nery (via facebook)19 de fevereiro de 2013 12:59

    E mais um que tá com mecânica Opala... essa mania de nego meter motor de Opala em tudo...

    ResponderExcluir
  3. Rafael Mendes (via facebook)19 de fevereiro de 2013 13:13

    Esse apelido dele é terrível hahahah, não imaginava que ainda tinha sobrevivido algum

    ResponderExcluir
  4. Daniel Oliveira (via facebook)19 de fevereiro de 2013 13:16

    Caro David Nery, é muito comum usarem a mecânica de Opala nesses antigos por vários motivos, se adapata muito bem é robusta, barata, confiável e de fácil manutenção. Agora imagina arrumar peças originais desse carro.

    ResponderExcluir
  5. David Nery (via facebook)19 de fevereiro de 2013 13:39

    Daniel, obrigado pelas considerações. De fato, a mecânica do Opala oferece essas vantagens, entretanto, com um pouco de paciência e pesquisa na internet, achar as peças originais não é uma tarefa tão hérculea como dizem por aí. O mercado de automoveis antigos nos EUA movimenta milhões de dólares por ano, tanto na parte de compra e venda, como na parte de peças de reposição.

    Inclusive, hoje no Brasil, existem diversas empresas que oferecem serviço de restauração, onde você deixa o carro lá do jeito que encontrou e te entregam como se tivesse saído da loja.

    Agora, restaurar um carro antigo é uma brincadeira bem cara. Resta saber se o dono tem bala na agulha para tal.

    ResponderExcluir
  6. Daniel Oliveira (via facebook)19 de fevereiro de 2013 13:39

    Concordo com vc David.. Vai muito do $$$$ que a pessoa tem para restaurar.

    ResponderExcluir
  7. Azis Surugi Neto (via facebook)19 de fevereiro de 2013 15:01

    Meu pai possui um Henry J 1954 do mesmo modelo desta foto, inteiramente original inclusive com o motor 6 cil de fábrica, calota e bancos também. Está com ele há mais de 35 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o unico automovel que vi alem do meu era na cor preta, e estava na oficina do manolo... preciso de algumas peças de reposição para terminar a restauração do meu, seu pai teria algo?

      Excluir
  8. Henrique Huber (via facebook)19 de fevereiro de 2013 15:02

    Vale pelo resgate!

    ResponderExcluir
  9. Luiz Furtado (via facebook)19 de fevereiro de 2013 16:36

    O fato e que a mecanica 6 cillindros do opala e muito confiavel o que faz com que o carro possa ser usado com mais segurança no dia a dia e para viagens.

    ResponderExcluir
  10. Sou fã desse carrinho. Pena eu nunca ter visto um pessoalmente, mas acho super bonito e gosto do fato de ir na contramão das barcas da época. Gosto desses "estranhos no ninho". Gostei da cor também.

    ResponderExcluir
  11. Francisco Tomaz Alves (via facebook)24 de fevereiro de 2013 14:08

    pensei q era de Cuba!

    ResponderExcluir
  12. tenho um henry J ano 1954, em fase final de restauração, com motor original 6 cc, quando comprei não imaginava como era dificil encontrar peças para esse modelo de carro, pra quem perguntava logo vinha a resposta: é como achar uma mosca branca de olho azul, ainda preciso de lanernas traseiras...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. voce sabe de alguem que tem o motor desse carro para venda? grato

      Excluir
  13. De fato é um auto complicado e dificultoso de se restaurar... Ainda existem alguns no Brasil, principalmente em Curitiba onde já vi pelo menos 3, sendo dois deles todos originais, um do ano de 1951 e outro um Corsair deluxe 1953. Aqui em BHE ajudei na restauração de um 1953 onde foi feito um trabalho de resgatar a originalidade máxima. Eu ajudei a encontrar e importar até alguns acessórios raros como calotas especiais, radio original, ar quente, acendedor de cigarro, macaco e chaves de rodas originais e até um manual do proprietário está hoje no porta-luvas. Um acessório raro até nos USA, os dois autos possuem, esse pequeno quebra-vento no vidro lateral traseiro. Uma foto desse auto em Pasadina Yellow está nesse blog. http://antigomoveis.blogspot.com.br/2008_08_01_archive.html ------ Paulo Guarino

    ResponderExcluir
  14. brasilia 30 de agosto de 2017
    comprei recentemente um henry j 1954, esta tambem com motor de opala, gostaria de colocar um motor original nele, tambem preciso do banco dianteiro e outras peças mais, quem tiver alguma dica vai ai meu numero watzap (61-996295066) grato

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...