Páginas

WELCOME! / Bem vindos! / Bienvenidos! / Benvinguts! / Ongi etorri! / Bienvenue! / Benvenuti! / Wilkommen! / Welkom! / Välkommen! / Tervetuloa! / Üdvözöljük! / Hoşgeldiniz! / Добро пожаловать! / Καλώς ήρθατε! / გამარჯობა! / ようこそ! / 歡迎! / 환영합니다! / आपका स्वागत है! / வருக!


segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Gurgel X-12 1987

Num passeio à beira da Praia da Bica (perto de onde estava aquele Gurgel G-15 1980), no sábado, me deparei com esse estiloso ícone da indústria nacional:





Próximo a ele, sentado na mureta, estava um senhor com um cachorro (é possível vê-los ao fundo de uma das fotos), que respondeu afirmativamente quando eu perguntei se o carro lhe pertencia. Como disse que não se incomodava, fiz as fotos. Fiquei ainda alguns minutos conversando com ele, que disse que sempre levava seu cão prá passear de Gurgel! Segundo ele próprio, isso explica o banco do carona "mastigado"!

Contou ainda que o carro foi comprado há 15 anos em um leilão da marinha, tendo sido todo reformado e pintado na cor do exército, verde. Algumas personalizações interessantes também foram feitas, como o parabrisa flexível. A placa é de Saquarema -RJ. Fiquei sabendo que ele tem um outro Gurgel, branco, um Tocantins. Falo sobre isso no próximo post!

Gostei muito do resultado!

Ilha do Governador, Rio de Janeiro - RJ.

6 comentários:

  1. Amigo Matheus,
    Este Gurgel tem 2 alavanquinhas atrás do câmbio. Sabe prá que servem? Trata-se do sistema "Locker" atualmente utilizado na Fiat Adventure. Estas alavancas travam o diferencial impedindo que a roda atolada não gire sozinha. Aí fica mais fácil sair do atoleiro. Mandei-lhe um vídeo onde o dispositivo é utilizado. Gostaria muito de instalar essa geringonça no meu Ragge, mas, além de ser um troco, não conheço ninguém habilitado a fazer essa instalação. Se conheceres alguém... dá um toque.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, funciona exatamente ao contrário da explicação que descreve, talvez tenha ficado um pouco confuso aí...
      O sistema citado funciona paralelo ao freio de estacionamento, separando de modo que se permita travar a roda que em um atoleiro esteja patinando, transferindo a força de tração, para roda que tiver melhor contato com o terreno.

      Excluir
  2. Prezados,
    Conheci o dono do Gurgel e conversei com ele sobre o carro e o seu uso. Ele faz um passeio todo dia com sua cachorra Labrador. Ela tem cadeira cativa no banco dianteiro. É realmente uma relíquia.
    Valeu a foto.
    Aldo Kaestner
    Rio do Sul - SC

    ResponderExcluir
  3. Caro Mateus, fiquei alucinado com esse sistema do parabrisa flexivel. Teria condições de me informar o contato do proprietário desse Gurgel Militar para que eu possa encontrar um jeito de mandar fazer um sistema de dobradiça igual ao dele? agradeço demais se puder ajudar-me nessa busca. Sou de Curitiba e meu contato é walthermachado@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  4. Ola , gostei muito desse sistema criado para abaixar o para brisas , sabe como fazer ? Teria como vc me passar explicações de como fazer e quais os materiais a se utilizar ? SE possível me escreva para meu mail : Charlesverdussen@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde ! Alguém sabe dizer se esse para brisa é original ou adaptado .. Se adaptado qual carro ?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...