#publi
"A marca Škoda é uma das mais comuns do Leste Europeu. É uma marca tcheca de automóveis, porém subsidiária da alemã Volkswagen.
Criada em 1925, passou a ser subsidiária da Volks em 1991. A fábrica é resultado da fusão da Laurin & Klement (destacava-se pela fabricação de bicicletas em 1895) e da Škoda Pilsen. As duas Grandes Guerras impediram a sua produção de automóveis. Na Segunda Guerra Mundial, época em que a República Tcheca junto com a Eslováquia formavam a Tchecoslováquia e foi invadida pelos nazistas, a fábrica teve o papel de produzir armamentos.
Dentre várias transformações políticas e econômicas sofridas pelo país, é certo dizer que a integração com o grupo alemão foi decisiva para a inovação tecnológica da marca, colocando-a assim em posição de competição.
No mercado atual, os modelos mais comprados são Fabia, Octavia, Citigo, Superb e Roomster. Nas ruas da República Tcheca é a marca mais comum, e a mais roubada também, pela facilidade da venda de peças.
Škoda é montada também na China, Índia e Rússia, além de ser exportada para outros países como: Holanda, Portugal, Alemanha, Bélgica, Finlândia, França, Itália, Dinamarca, Luxemburgo, Suíça, Noruega, Áustria, Suécia, Eslováquia e Eslovênia.
Para quem for viajar e quiser dirigir em Praga, capital da República Tcheca, uma ótima experiência é alugar um carro da marca Škoda e aproveitar as rodovias europeias. Para isso, só é preciso ter mais de 21 anos e possuir a PID: permissão internacional para dirigir. O turista brasileiro pode rodar em sua estadia de 90 dias como turista.
Para os que são fãs de carro e sua história, uma visita até a cidade tcheca Mladá Boleslav é uma ótima maneira de conhecer o passado da marca e suas transformações. Possui um museu com a história da formação da fábrica e a visita inclui documentários e uma exposição de modelos antigos permanente. No Brasil não há previsão do comércio da marca."
Fotos: http://www.skoda-auto.cz/
Skoda Pilsen parece nome de cerveja. :D :D :D :D
ResponderExcluirEu até entrei no site da Skoda, mas quando vi que estava tudo em Tcheco, desisti.