Em 2019, em um grupo de WhatsApp direcionado para Volkswagen a ar, foi levantado um debate sobre a lenda que havia surgido acerca da quantidade de Fusca Série Prata produzidos. Existe inclusive uma plaqueta que eventualmente aparece em alguns carros, fixada no painel, dizendo o nome da versão e o número daquela unidade "xxx/100", insinuando que o total da produção seria de apenas cem exemplares. Muitos de nós já julgávamos evidente que esse número estava subestimado, pela quantidade de sobreviventes que estão aí pra contar essa história.
Naquele momento, alguns de nós resolvemos ir atrás dessas evidências, criando uma lista que registrasse todos os Fuscas Série Prata que encontrássemos, preferencialmente com fotos e placas. Me lembro que encontrei uma quantidade muito grande em pouquíssimo tempo, acho que em uma semana já matamos os "100" e em um mês já tinha chegado em 150, ou algo assim. Em dois meses, o registro já contava com mais de 200 carros, a maioria esmagadora dos quais identificados com placa e fotos. Isso já destruiu de cara o mito das supostas cem unidades.
No final do ano passado, o Giovanni, que encabeçou a organização desses dados e criou inclusive um tópico no Fórum Fusca Brasil especialmente pra esse tema, escreveu um artigo para o portal Autoentusiastas contando sobre essa saga e fazendo um detalhamento das características da versão, com a informação sobre a possível quantidade de unidades produzidas. A matéria é muito boa e eu recomendo a leitura. Tem até agradecimentos ao meu nome no final!
Um dos carros que foram devidamente relacionados na lista é esse das fotos abaixo:
Quando um conhecido descobriu que gosto de carros antigos, me apresentou ao tio dele e seu Série Prata que possui desde zero. Além do próprio carro muito bem conservado e do painel e volante originais, ele ainda guarda o manual original, exclusivo da versão. O adesivo alusivo na tampa do motor não está mais lá, e os bancos infelizmente foram trocados quando ele levou no tapeceiro pra fazer um reparo e os bancos sumiram e foram substituídos por esses, que de certa forma têm alguma semelhança com os originais que têm tecido central no padrão pied-de-poule.
Na ocasião, estava com o Fusca Cal Look que já apareceu aqui antes, de um grande amigo que conheci por conta deste blog:
Ilha do Governador, Rio de Janeiro - RJ.
Sobreviveu, mas ficaram algumas cicatrizes.
ResponderExcluirMagnífico. Tem tempo isso?
ResponderExcluir2018
ExcluirSim, tem 43 anos. É um 1980.
ExcluirPéssima piada. Gostei.
ExcluirEsse fusca se não me engano já foi táxi. Lembro desse senhor
ResponderExcluirNem fala isso pra ele!!! 😂 Nunca foi taxi
ExcluirTenho a mesma impressão pela pintura
ExcluirSr Paulo!!! Gente muuuuito boa
ResponderExcluir