Páginas

WELCOME! / Bem vindos! / Bienvenidos! / Benvinguts! / Ongi etorri! / Bienvenue! / Benvenuti! / Wilkommen! / Welkom! / Välkommen! / Tervetuloa! / Üdvözöljük! / Hoşgeldiniz! / Добро пожаловать! / Καλώς ήρθατε! / გამარჯობა! / ようこそ! / 歡迎! / 환영합니다! / आपका स्वागत है! / வருக!


quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

VW Quantum GLS 1988

 Essa parece que trocou de dono recentemente:

06/08/2025



Nunca tinha visto pelos arredores. Tem algumas marcas de uso além das triviais, como amassados e pontos de oxidação, falta um ou outro detalhe, mas em geral a maior parte tá no lugar. Teve as rodas trocadas por essas modernosas, com desenho semelhante a um modelo já usado pela Volkswagen. Os belos bancos de veludo originais ainda estão lá, bem como o volante correto em muito bom estado. O que me chamou a atenção foi o emblema "automatic" na tampa da mala, provavelmente era automática originalmente, e passou por um transplante de câmbio e passou a ser manual.

Me fez lembrar de outra Quantum GLS 88 que rodava no dia-a-dia aqui na região, e que eu fotografei em 2014

Ilha do Governador, Rio de Janeiro - RJ.

2 comentários:

  1. Bom dia! Antes de tudo, muito obrigado pelos registros. Fiquei realmente surpreso quando encontrei as fotos da Quantum na internet e achei uma ótima oportunidade para contar um pouco da história desse carro.

    Trata-se de uma Santana Quantum GLS, ano 1988, equipada originalmente com câmbio automático, exatamente como você mencionou na publicação. O carro pertenceu à minha tia desde zero quilômetro.

    Alguns anos antes de comprar a Quantum, ela sofreu um acidente de Fusca e, pelo que conheço da história, acabou ficando com alguns movimentos do lado direito limitados. Por esse motivo, quando decidiu comprar outro carro, optou por um modelo automático. Foi assim que essa Quantum entrou na vida dela e, consequentemente, na história da nossa família.

    O carro sempre foi muito especial para mim. Desde que eu era criança, lembro de vê-lo estacionado na garagem da minha tia. Hoje tenho 23 anos, mas a imagem da Quantum parada na garagem faz parte das minhas lembranças desde muito pequeno. Com o passar dos anos, minha tia deixou de dirigir com tanta frequência e o carro passou cada vez mais tempo parado.

    Eu sempre fui apaixonado por ele e, durante muito tempo, insistia para que ela me vendesse a Quantum. Minha intenção era comprar o carro dela e continuar cuidando daquele veículo que eu acompanhava desde criança. Infelizmente, ela acabou falecendo antes que isso pudesse acontecer. Mais tarde, soube que ela já vinha se organizando para colocar a documentação do carro em dia e resolver as pendências justamente com a intenção de me entregar o veículo. No fim, mesmo sem conseguir concluir esse processo, o carro acabou chegando até mim por meio das irmãs dela.

    Desde então, venho tentando recuperar e preservar a Quantum aos poucos. Recentemente, fiz o motor e agora acabei de completar 110 mil quilômetros rodados com ela. Quando o motor foi feito, o carro tinha aproximadamente 100 mil quilômetros.

    O câmbio original era automático, mas acabou sendo substituído depois de alguns problemas, principalmente relacionados à homocinética. Como foi bastante difícil encontrar alguém disposto a resolver a situação e também localizar as peças necessárias, acabei optando pela substituição. Mesmo assim, guardei os componentes originais e continuo procurando as peças necessárias para, um dia, devolver o carro à configuração automática original.

    Meu objetivo é deixar a Quantum o mais próximo possível de como ela era quando eu era criança. A única mudança mais significativa ficou por conta das rodas. Originalmente, ela usava as rodas de liga leve aro 13, originais da versão GLS. Apesar de terem seu charme e fazerem parte da configuração original do carro, optei pelas Snowflakes aro 15. Na minha opinião, elas combinam melhor com as proporções da Quantum e dão ao carro uma aparência mais bonita e bem cuidada, embora eu reconheça que as rodas originais também têm seu charme.

    E assim sigo, fazendo tudo aos poucos, com calma e dentro das possibilidades. Espero que, um dia, consiga chegar ao objetivo de deixar a Quantum 100% — ou o mais próximo possível disso. Afinal, mais do que um carro antigo, ela é um pedaço da história da minha família e faz parte das minhas memórias desde que eu era criança.

    att. Gustavo

    ResponderExcluir
  2. o carro mais lindo da ilha!!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...