Cada raridade tem superado a outra nesse blog! A cada dia, mais fatos inacreditáveis e surpreendentes! Quem de vocês já ouviu falar nesse carro?
Na verdade, as fotos acima mostram só o que restou de um raríssimo Democrata. O modelo era fruto de um projeto até hoje considerado ousado (primeiro projeto de carro 100% nacional) e ao mesmo tempo muito estranho. A empresa que produziu o veículo, IBAP (Indústria Brasileira de Automóveis Presidente) dizia ter pretensões avassaladoras, que ia fazer e acontecer, e na verdade a produção, venda e consequente sucesso nunca saíram do âmbito nebuloso. O esquema financeiro utilizado era a venda de ações, e não demorou muito pra que atingisse o número desejado, de quase 100.000 acionistas.
A intenção era produzir um modelo popular, um utilitário e um de luxo, batizado de Democrata. Por ironia do destino, no ano seguinte ao início das preparações, instaurou-se um regime ditatorial no país, que acabava deixando o carro com nome de "Presidente Democrata" numa situação delicada. Quanto ao veículo propriamente dito, era feito em fibra de vidro com o desenho inspirado nas marcas americanas e europeias da época, sobretudo no Chevrolet Corvair, em que foi inspirada até a configuração de motor traseiro. Com toda essa turbulência, críticas inúmeras da mídia e pressão sobre a fábrica, teve suas portas fechadas em 1968, enterrando o sonho de revolucionar a indústria automobilística nacional. A ideia era produzir 350 mil por ano, mas apenas dezenas de unidades foram feitas, e poucas montadas.
As fotos são de 2010, e segundo nosso leitor, estava aguardando lugar numa oficina ali perto. Ficou um mês lá e sumiu. Soube-se ainda, depois, de uma carroceria branca que fazia companhia a ela: "Ao que parece, foram duas carrocerias adquiridas dos Finardi por alguém que pretendia restaurar os modelos com mecânica moderna". Até hoje, nada se sabe do resultado...
O flagra ímpar é do Lindeberg de Menezes Jr.!
Santo André - SP.
nossa que história.. nunca ouvi falar...
ResponderExcluirRaridade mesmo. Se não fosse pela descrição eu pensaria logo num Corcel
ResponderExcluirO Democrata me lembra demais os Mustang 64...
ResponderExcluirse não me engano tem um terreno com varias carroçerias... acho que é dele msm..
ResponderExcluirE... naturalmente, incomodaria a Volkswagen com seu estilo inovador para a época (Caso dos Simca Chambord)
ResponderExcluirAcho que essa foto não é minha.
ResponderExcluirFotografei essa carcaça no bairro Paraíso em Santo André, próximo da esquina das ruas Jabaquara x Igarapé em abril de 2010, perto de uma oficina mecânica onde descansavam alguns Mavericks.
Quem tem várias carcaças do Democrata é o José Carlos Finardi, bem perto daí, no bairro Baeta Neves, São Bernardo do Campo.
isso foi em sbc, faz tempo que vi... tem algum montado?
ResponderExcluirDenis, que eu saiba, apenas três foram montados.
ResponderExcluirEsse é raríssimo
ResponderExcluirFala Matheus! Recebeu meu flagra?
ResponderExcluirO grande antigomobilista Roberto Nasser possui um exemplar em perfeitas condições no Museu do Automóvel em Brasilia e inclusive há alguns anos escreveu um livro chamado "Democrata - O carro certo no tempo errado" (editora Edita), onde narra a interessante história do empreendedor, da fábrica e do carro. O livro é rico em fotos e reportagens da época. Vale a pena ser lido !
ResponderExcluirBoa dica
ResponderExcluirIsso foi só uma arapuca, que tinha tudo pra não dar certo. Tomaram dinheiro dos incautos e não entregaram carro algum, porque o "projeto" era impossível de ser tocado a nível industrial!
ResponderExcluirJá tinha visto outras fotos desses mesmos carros. Por curiosidade fui num sábado onde elas estavam e o dono da oficina, bem atencioso, me falou que elas tinham ido p/ uma outra oficina no bairro do ipiranga em SP...
ResponderExcluirEu me lembro desses carros. Meu pai caiu no golpe: eu era criança e fui com ele numa exposição que aconteceu em São Paulo (talvez um Salão de Automóvel) e acabou comprando uma quota como se fosse um consórcio. Pouco depois se percebeu o logro e meu pai parou de pagar. Nunca mais tivemos notícia dos Automóveis Presidente. Isso foi um grande golpe de estelionato!
ResponderExcluire foi um golpe do governo e das indrustrias amaricanas
Excluirlindo carro, mesmo sabendo que dificilmente conseguiria deixar um desses original, gostaria de salvar essa carroceria se fosse possível. caso tenham informações charles.marchi@vivointernetdiscada.com.br
ResponderExcluirEste carro agora esta na cidade de Caçapava, junto a um acervo de carros antigos municipais.
ResponderExcluir