Páginas

domingo, 15 de fevereiro de 2026

Chevrolet Opala SL 1990 (41.177 km)

 Dando seguimento, no dia do meu aniversário, a um registro daqueles que eu mais gosto de fazer:

14/09/2025



Adesivo "Vidro de segurança Fanavid laminado" no para-brisa

Forração original praticamente perfeita, nos bancos e nas portas

Para-sol de papelão, item muito comumente usado no para-brisa dos carros nos anos 80 e 90

Tudo correto: painel sem conta-giros e volante

Odômetro marcando 41177 km

Ar-condicionado original de fábrica, opcional incomum nos Opala SL

Motor quatro-cilindros a gasolina, ar-condicionado e direção hidráulica originais, opcionais também incomuns nos Opala SL

Saímos pra passear de Lincoln de manhã, e passando pelo posto de gasolina, avistamos esse Opala SL, quatro cilindros a gasolina, de longe. Nunca tinha visto pela região, parecia muito bonito de longe, e acabamos fazendo a volta lá na frente e voltando. E valeu demais a pena.

Impecavelmente original e preservado, tudo como deve ser e como era quando saiu da fábrica: conjunto ótico todo original e correto, com piscas âmbar na frente e lanternas tricolores exclusivos da versão, que era de entrada, grade original e correta, também exclusiva dos SL, rodas "repolho" originais, frisos e emblemas no lugar certo, adesivo "Fanavid" no para-brisa ainda, polainas plásticas alinhadas, pintura original. No interior tudo perfeito também, forração dos bancos e portas, volante, painel sem conta-giros. Além de tudo isso, é um exemplar equipado de fábrica com ar-condicionado, direção hidráulica e vidros verdes com para-brisa degradê. Estava até pouco tempo na mesma família desde zero-quilômetro. As placas ainda são da primeira troca de amarela pra cinza. Espetacular!

Quem viu o Lincoln escondido no fundo de uma das fotos?

Ilha do Governador, Rio de Janeiro - RJ.

sábado, 14 de fevereiro de 2026

Honda CG 125 1980

 Que lindeza essa máquina do tempo:

13/09/2025

Passei meio com pressa, mas fiquei inebriado ao ver, na minha visão periférica, essa moto que me transportou pra um tempo em que eu nem era nascido. Com 45 anos de idade e uma linda cor, característica de sua época, ela podia estar exposta em algum evento de antigos, mas estava estacionada na rua, com total aspecto de uso normal mesmo, junto com outros carros e motos modernos. Adesivos e emblemas originais ainda estão no lugar, bem como o banco e até os retrovisores. Tudo isso juntamente com suas devidas e honestar marcas de desgaste normal.

A última CG 125 antiga que apareceu aqui foi uma incrível 1983 0km que eu vi em Rio das Ostras/RJ, em 2021.

Centro, Rio de Janeiro - RJ.

Fiat Grazie Mille 2013

 Mais uma das duas mil unidades apareceu na minha frente:

11/09/2025


Esse foi mais perto de casa, mas com placas de Minas Gerais também, mais especificamente da cidade de "Entre Rios de Minas". É só mais um carro de uso, como eu acredito que tenha sido a maioria esmagadora dos exemplares dessa versão, com suas características originais mantidas, e numa das duas cores oferecidas: Prata Bari. Pena que a película escura nos vidros me impediu de enxergar e fotografar a numeração da plaquetinha, que fica no painel. O mais recente a aparecer aqui foi um da mesma cor, que eu fotografei em 2022.

Ilha do Governador, Rio de Janeiro - RJ.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026

VW Voyage Los Angeles 1984

 Raridade que eu avistei de frente pra praia:

09/09/2025



Adesivo "Los Angeles" no para-lama

Adesivo "Los Angeles" no vigia

Adesivo "L.A." na tampa do porta-malas

Um dos sobreviventes da versão Los Angeles do Voyage. Pelo que se vê, parece estar todo certinho: vidros verdes com para-brisa degradê, rodas de liga leve originais, faróis de neblina Cibié Serra II, filete vermelho na linha de cintura e faixas pretas nas laterais, pequeno aerofólio, adesivos indicativos da versão nos para-lamas, na tampa do porta-malas e no vigia, e a característica exclusiva da versão, que mais a caracterizava, que é a cor da carroceria "azul Enseada metálico", sendo os para-choques parcialmente da mesma cor; no interior, bancos Recaro mais simples que os do Gol GT, e volante de quatro raios correto.

A ideia inicial era pegar carona no sucesso que foi o Gol Copa em 1982, lançando essa versão, que fazia referência às Olimpíadas de 1984, em Los Angeles. Só que essa aposta fracassou, e acabou que foram produzidos apenas 300 unidades, 10% do total dos Gol Copa fabricados. Pouquíssimos foram os que restaram. Eu tenho a lembrança de um exemplar que "morava" algumas casas pra cima da minha, e que eu via com alguma frequência. Era de amigos da família, e eu inclusive encontrei no fundo de uma foto, em uma viagem à Região dos Lagos:

Voyage Los Angeles 1984 em foto antiga, em Rio das Ostras/RJ

Infelizmente, eu não sei que fim levou. Esse que eu vi e fotografei recentemente, pelas iniciais da placa, já esteve emplacado em algum momento no Paraná.

Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro - RJ.

Abaixo, publicidade da época mostrando os itens de série da versão:

"Los Angeles ao vivo. Nos concessionários Volkswagen. - Voyage Los Angeles"

"Série limitada. Sem replay. - Voyage Los Angeles"

sábado, 7 de fevereiro de 2026

Revisitando: Fiat Uno Mille EX 2000

 De novo ele apareceu na minha frente:

07/09/2025



Detalhe dos adesivos de fábrica no para-brisa

Detalhe do adesivo da concessionária Fiat Azzurra, na tampa do porta-malas

E eu voltei a tirar fotos, porque tá realmente muito bem conservado, sobretudo considerando ser um carro de uso comum. As fotos mais recentes dele até o momento eram de dezembro de 24.

Ilha do Governador, Rio de Janeiro - RJ.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026

Lifan 320 2011

 Eu tinha acabado de ver a Ferrari, atravessei a rua, passei a pé pela blitz da Lei Seca, e coincidentemente me apareceu outro importado vermelho fabricado em 2011:

03/09/2025


Não é exatamente semelhante ao esportivo italiano, mas não deixa de ser curiosa a relação. Esses Lifan 320 já me chamavam a atenção desde que foram lançados, por serem "exóticos", e têm me chamado ainda mais a atenção ultimamente conforme ficam mais escassos, sobretudo os de cor mais chamativa. Um azul já apareceu aqui antes.

Ilha do Governador, Rio de Janeiro - RJ.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

Ferrari 458 Italia 2011

 Nesse dia eu fiquei de bobeira, não é todo dia que se vê uma Ferrari inesperadamente assim:

03/09/2025







Depois que eu terminei de fazer o que tinha que fazer, passei lá novamente e descobri que estava ocorrendo a inauguração desse restaurante aí. Cheguei a pensar que fosse o mesmo carro que eu vi em Ipanema em 2013, mas é outra. A placa é quase a mesma, mas a configuração da outra é diferente. Enquanto aquela tem interior preto com marrom, essa tem interior monocromático preto; a pinça de freio dessa é amarela, e a da outra é vermelha. Uma pena que, com a placa Mercosul, o número "0458" tenha passado a ser "0E58".

Ilha do Governador, Rio de Janeiro - RJ.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2026

Chrysler Neon LE 1998

 Esse aqui tá raro de ver:

30/08/2025


Já quase não se veem mais esses Neon, sobretudo um inteiro assim, no uso ainda. Tem calotas modernas genéricas, mas de resto parece tudo certinho e em excelente estado geral. Os belos bancos de veludo originais estão muito bem conservados.

Ilha do Governador, Rio de Janeiro - RJ.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2026

Scania K113 CL 1995 - Viação Cometa

 Estive em um encontro anual de ônibus pela primeira vez e, no caminho, essa joia passou por nós:

30/08/2025


Era evidente que estávamos indo pro mesmo lugar, acabamos encontrando o carro por lá, vemos os detalhes mais de perto e até entramos nele, o interior tá bastante modernizado. Mas que nostálgico é ver um ícone desse andando assim na rua, definitivamente não é todo dia.

Duque de Caxias - RJ.

terça-feira, 13 de janeiro de 2026

Revisitando: Mercedes-Benz 280S 1979

 Mais um antigo que repete sua aparição aqui:

28/08/2025


Já é a terceira postagem dessa Mercedes, tendo sido a primeira em 2014, e a outra em 2021, já com as rodas originais como nas fotos acima. Da última vez estava só estacionada, agora eu vi próximo de uma oficina e certamente estava passando por alguma revisão ou serviço, uma vez que estava sem uma das rodas e parcialmente suspenso por um macaco.

Ilha do Governador, Rio de Janeiro - RJ.