Páginas

quinta-feira, 1 de maio de 2025

Chevrolet Chevette Junior 1993

 Mais um dia de encontro do AGMH, e novamente algo pitoresco ali no estacionamento:

18/06/2023



O Chevette Junior foi uma resposta desesperada ao sucesso absoluto que foi o Fiat Uno Mille, um popular com motor de mil cilindradas. Na prática, meio que foi um tapa-buraco antes da chegada do Corsa, esse sim um adversário à altura feito pela GM. E o Chevette acabou sendo rapidamente esquecido. Poucos sobreviveram, e menos ainda em configuração original.

Esse das fotos é de uso normal, já apresenta sinais de cansaço, mas está incrivelmente original, parece nunca ter passado por maior intervenção, tanto externa quanto internamente. Rodas de ferro originais com calotinhas centrais, adesivos indicativos da versão, forração dos bancos e das portas, volante, praticamente tudo como era de fábrica. Estava à venda.

Benfica, Rio de Janeiro - RJ.

quarta-feira, 30 de abril de 2025

Fiat Uno Vivace 2012

 Eu amei essa cor no lançamento do "Novo Uno", em 2010:

14/06/2023

Comprei inclusive uma miniatura nessa tonalidade, Amarelo Citrus, disparado a mais legal de todas as disponíveis. Mas até que a gente ainda vê com alguma frequência alguns exemplares nessa configuração. Neste caso, o outro diferencial que me chamou a atenção e me fez fotografar foram, além da máscara negra nos faróis, emblema da Fiat pintado de preto e faróis de milha, as rodas do Fiat 500. Achei de muito bom gosto, combinaram bem, e nunca vi outro assim.

Ilha do Fundão, Rio de Janeiro - RJ.

A miniatura é 1:43 feita pela Norev, idêntica a essa aqui:

Oldsmobile F-85 Club Coupe 1968

 E não era só a Brasilia que estava por ali, nós também estávamos representando:

13/06/2023

Dessa vez eu deveria ter tirado mas foto, mas ficou aí o registro. Tenho orgulho de ter sido o "cupido" que ligou o ex-proprietário ao atual dono desse carro, grande amigo meu. O F-85 estava posicionado no degrau mais baixo em relação ao topo-de-linha Cutlass, com o qual compartilhava a carroceria. Esse daí é um duas-portas com coluna, motor seis-cilindros e câmbio manual na coluna de direção, nessa bela combinação cromática azul/azul. Está usando calotas raiadas, acessório antigo. E olha o Fuscão 73 do outro amigo, lá no fundo de uma das fotos.

Ilha do Governador, Rio de Janeiro - RJ.

Parte do material de publicidade para a marca Oldsmobile, de 1968, que falava do F-85:

As duas opções de carroceria para o F-85: Town Sedan (quatro portas com coluna); Club Coupe (duas portas com coluna)

Abaixo, transcrição do texto:

"F-85: Lowest-priced of all the Youngmobiles. But pure Oldsmobile all the way. Two models - coupe or sedan. Two kinds of action - Rocket V-8 or agile 6. But only one kind of style - the inimitable '68 Youngmobile kind!"

VW Brasilia 1976

 Dia de comer pizza e, dessa vez, pra nossa surpresa, tinha um carro diferente que não era nosso na porta do restaurante:

13/06/2023

Lá estava essa Brasilia, que pode ser que não seja aqui das redondezas, ou pelo menos eu nunca tinha visto antes, e não voltei a ver posteriormente. Estava relativamente bonita e conservada, e apesar da falta de alguns frisos, do capô mais novo, lanternas e mais modernas e bancos idem, ainda preservava os para-choques originais, a cor original marrom Savana, e rodava com pneus diagonais Firestone Campeão Supremo. Será que era só de uso?

Ilha do Governador, Rio de Janeiro - RJ.

VW Fusca 1963

 Já em Águas de Lindoia, nos arredores da rua do canal, vi esse lindo Fusquinha:

11/06/2023




Placa da cidade, nenhum sinal de venda, total aspecto de carro de uso. O que me deixou besta foi o nível de originalidade do bichinho. Tirando as rodas mais modernas - mas ainda assim cinco-furos -, braços dos limpadores de para-brisa, bancos e forrações internas, de resto ainda estava tudo no lugar, como era quando novo e como tem que ser. Quase todos os frisos no lugar, tampa do motor original com "nariz de bruxa" e trinco em T, piscas dianteiros corretos e com a furação correta e até o para-choque "bicudo". Tinha acessórios como o retrovisor externo no pino de porta, só do lado do motorista, polainas cromadas, moldura de placa, e o "Volkswagen" manuscrito na tampa do motor e tampa do porta-malas. Tampa cega improvisada no buraco do rádio, sem as calotas (na verdade, tem uma delas) e algumas pequenas chagas de uso. Que coisa mais linda.

Águas de Lindoia - SP.

"Destruindo Clássicos"? - Ford Pampa L 1992

 Chegou a hora de ir pra Águas de Lindoia, e no caminho o primeiro carro que vi foi esse:

09/06/2023

Daí achei que se encaixava bem naquela espécie de série aqui, onde eu posto fotos de carros antigos e nem tão antigos assim, em situação de trabalho, e muita gente fica revoltada. É a ordem natural das coisas, é uma picape e nasceu pro serviço, e até que tá bem cuidada e original ainda. Tudo certo e segue o baile. A história sendo contada em movimento.

Pindamonhangaba - SP.

VW Fusca 1968

 Coincidentemente, mais um Fusca 68 azul:

07/06/2023

E mais um de uso também. Com bagageiro rodas raiadas que lembram e podem ser as do Gol GTI, bancos Procar, retrovisores externos no padrão dos anos seguintes, faróis Tremendão, emblema Volkswagen manuscrito na tampa da mala e moldura das placas, de resto tá bastante original, inclusive na cor azul Real, e muito bem cuidado. Muito interessante mesmo.

Ilha do Governador, Rio de Janeiro - RJ. 

terça-feira, 29 de abril de 2025

Chevrolet Corsa Piquet 1998 (42.650 km)

 Baita raridade à vista:

07/06/2023



Emblema "Piquet" indicativo da versão; emblema da concessionária Dutra

Interior bastante novo, pouquíssimo desgaste nas pedaleiras inclusive

O odômetro marcando míseros 42650km

Nem acreditei quando eu vi de longe. Lá em 2013, eu postei fotos que um leitor gaúcho mandou, de um Corsa Piquet que foi bastante modificado. Conforme eu contei naquela oportunidade, eu me lembro de ter visto um carro desse zero-quilômetro no estande da Arisco, no então Bon Marché da Estrada do Galeão. Depois desse, não me lembro de ter visto mais nenhum. Foram apenas 120 unidades produzidas no total.

Esse carro das fotos dormia na rua, no bairro de Bangu, e o atual proprietário já conhecia há um tempo. Pelo que me recordo de ele ter falado, um belo ele procurou a dona, que tinha comprado o Corsa ainda novo, fez uma oferta e ela aceitou. Apesar do evidente desgaste principalmente na pintura, de pegar muita chuva e sol, já era um carro completo de detalhes e tinha quilometragem baixíssima. Aos poucos ele estava levantando e melhorando. As rodas que nele estão são da versão GLS, e caíram bem até. Originalmente, vinha equipado com as do Corsa GSI. Sobre maiores intervenções, tinha um kit multimídia instalado no painel e sensor de estacionamento também. Salvo engano, ele não é daqui da área e só dava as caras por aqui eventualmente. Nunca mais voltei a ver, imagino que tenha melhorado ainda mais.

Ilha do Governador, Rio de Janeiro - RJ.

Pequena nota de revista falando da versão:


"Corsa Piquet

Nelson Piquet virou nome de uma série especial de Corsa, feita pela GM para a frota da Arisco (empresa que patrocina o piloto). São 120 carros amarelos a rodar pelas ruas com o logotipo que lembra as cores do capacete do tricampeão mundial de Fórmula 1."

O texto fala em frota da Arisco, mas eu me lembro que pelo menos alguns desses foram sorteados em ações da marca, na época, a exemplo da unidade que eu vi no supermercado aqui perto, na época.

Jeep Cherokee Sport 1998

 Lindo carro:

07/06/2023

Com mais de vinte anos, segue no uso e muito bem conservada. Além de todas as características originais, ao menos pelo que se vê desse ângulo, preserva ainda o adesivo da tradicional concessionária Chrysler Gastal. Estava na fila de abastecimento com gás natural.

Ilha do Governador, Rio de Janeiro - RJ.

Chevrolet Chevelle Malibu 1970, Lincoln Continental Mark V Emilio Pucci, Chevrolet Impala SS 1968

 Encerrados os trabalhos pós-exposição que organizamos no shopping, na hora de levar alguns carros pra casa, decidimos posar um deles nessa locação aqui:

28/05/2023







O motivo é bastante interessante. Quando foi comprado novo, esse Malibu 70 provavelmente "morava" nessa casa, uma vez que o endereço do primeiro proprietário, que consta das guias de importação, era exatamente esse. Felizmente a casa continua de pé, e não foi modernizada a ponto de ser descaracterizada. Quanto ao proprietário, tinha relevante importância na sociedade, a ponto de termos hoje uma rua na Ilha do Governador que foi batizada com seu nome. Histórias bacanas demais, pra não me deixar fascinado.

Aproveitamos que já estávamos com ele na rua, e fomos com mais dois grandalhões estadunidenses dar um passeio e posar pra fotos.

Ilha do Governador, Rio de Janeiro - RJ.

Chevrolet Impala Four-Door Sedan 1962

 Fomos na garagem de um conhecido, pra buscar um Opala e levar pra exposição que estávamos organizando e estava nas vésperas. Acabei não tendo tempo de tirar foto de tudo, mas tirei dessa aqui:

25/05/2023


Era o carro que mais se aproximava das minhas preferências. Estava há algum tempo sem sair, mas notavelmente muito bonita. Impala era o modelo topo de linha, e essa era a carroceria de entrada, quarto portas com coluna, e a mecânica neste caso também é básica, de seis cilindros e câmbio manual na coluna de direção. As calotas são da Impala 63, mas são bonitas e não parecem erradas aí. Essa faixa branca postiça nos pneus é que está totalmente fora de contexto. Belo carro.

Grajaú, Rio de Janeiro - RJ.

Chrysler PT Cruiser Decade Edition 2010

 Mais uma vez aparece um desse aqui:

24/05/2023


Emblema indicativo da versão "Decade Edition" do Chrysler PT Cruiser

Diferente dos outros casos, trata-se de uma versão especial, lançada no último ano de produção, comemorando os dez anos que ficou no mercado. Vinha completo de série, com teto solar elétrico, novas rodas de alumínio de 16", faróis de neblina, retrovisores anti-embaçamento, bancos de couro, travas elétricas com sensor de velocidade, computador de bordo, e até um certificado de autenticidade, entre outros itens. Não encontrei o número exato de unidades produzidas para a versão. Edição limitada de um carro que já nasceu clássico. Esse que eu vi tá no uso e tá com todas as características originais ainda. 

Ilha do Fundão, Rio de Janeiro - RJ.

segunda-feira, 28 de abril de 2025

Revisitando: VW Fusca 1968

 E no finzinho desse dia cheio, já perto de anoitecer, ainda deu tempo de ver um último carrinho legal passar por nós:

21/05/2023

Tardezinha de domingo, Linha Vermelha vazia, trânsito livre, hora boa pra esse Fusquinha passar esbanjando saúde. Certamente é um carro de uso, sem frufrus, que é bem tratado há pelo menos algo próximo de dez anos, uma vez que ele estava exatamente desse jeitinho, da última vez que o havia visto, em 2013. Coisa linda de se ver.

Maré, Rio de Janeiro - RJ.

Puma GTS 1977

 Cena que tem se tornado cada vez menos comum:

21/05/2023


Apesar de arriado um dos pneus, definitivamente o carro não tá abandonado. Tá devidamente limpo, capota em bom estado, não aparenta má conservação e parece que tá tudo no lugar. Foi pintado de uma cor que não é original, rodas foram pintadas de preto, ganhou retrovisores cromados, lanternas fumê, detalhes ao gosto de quem fez e que não ficaram de todo mau. Os bancos parecem ser modernos, e faltam os para-choques cromados. Bonito carro. Tem placas de Campo Grande/MS.

Grajaú, Rio de Janeiro - RJ.

Ford Explorer XLT 1995

 O último carro que eu fotografei no entorno da praça:

21/05/2023

Uma Explorer que eu também não tinha certeza se estava só parada, ou se era de alguém que foi curtir o evento. Tá com aspecto de uso, bastante original e completa, pelo que se vê, e com engate pra reboque. Tem placas de Maricá/RJ.

Alto da Boa Vista, Rio de Janeiro - RJ.

Renault Twingo 1998

 Perfeição:

21/05/2023



Emblema "Grupo Carrera - Concessionárias Renault"

Adesivo fofo com desenho de um Twingo verde Coentro

Lindíssimo interior do Twingo, todo original inclusive o toca-fitas

O penúltimo carro que eu fotografei ali na praça foi esse Twingo, que eu sinceramente fiquei em dúvida se estava presente no evento ou se estava só estacionado ali por acaso. Está simplesmente perfeito, com tudo original e correto. As lindas calotas, os belíssimos bancos e forrações, e até o toca-fitas original ele tinha. Além disso, ainda tinha o emblema do "Grupo Carrera - Concessionárias Renault" com um telefone de sete dígitos - portanto deve estar lá desde zerinho -, e o adesivo fofíssimo com essa caricatura de um Twingo. Cara de carro de uso, de alguém que ama esses carrinhos. Placas de Guarulhos/SP.

Alto da Boa Vista, Rio de Janeiro - RJ.