Quem mora ou já morou na Ilha do Governador, certamente, conhece a história do leão que ficava em uma jaula, no terreno de uma clínica veterinária, ali nos anos oitenta. Diz-se que era um leão de circo, que foi abandonado e acolhido pela clínica. Ficou lá por alguns anos, e acabou adoecendo e morreu em algum momento quando saiu pra receber algum atendimento, segundo alguns moradores da região.
Os relatos dão conta de que, como a jaula ficava bem próxima à calçada, as pessoas, sobretudo as crianças, paravam pra admirar a criatura. Diziam ser dócil, e muitas relatam que ouviam rugidos com frequência. A clínica continuou funcionando, até algum ponto dos anos 2000, e depois encerrou as atividades. O edifício permaneceu no local, vazio, assim como o terreno em volta, e segue assim até hoje. Tirei algumas fotos de alguns ângulos diferentes, pra ter uma ideia:
18/09/2021
Fachada do belo edifício
Belo painel de dinossauros, pintado à mão
Chassi de Volkswagen a ar, provavelmente Fusca
A construção principal, vista um pouco afastada
Mais afastada um pouco
A jaula do famoso leão, bem próxima à calçada, à esquerda da construção principal, dentro do terreno
Detalhe da plaquinha com o nome ainda no lugar: "Leão Clayson"
Lateral esquerda do terreno da clínica veterinária
Parte do terreno à direita da construção principal da clínica veterinária
Reparem que há alguns carros lá dentro, sabidamente três Fiat Uno Mille (EX 2000, EX 1999 e Smart 2001), um Ford Escort, e um chassi de Volkswagen com mecânica arrefecida a ar. Um local que foi intrigante um dia por conta de um leão volta a ser intrigante, agora por estar vazio por tantos anos. Fora essa construção antiga maravilhosa e seus detalhes, que pelo menos a minha atenção sempre chamam.
Esse tipo de publicação foge um pouco ao tema principal deste espaço, mas as edificações antigas e a história de tudo são temáticas que me interessam muito. Uma pena não ter encontrado tantas informações neste caso. A postagem da última vídeo-locadora da Ilha é mais ou menos nessa direção e também é bem bacana.
Ilha do Governador, Rio de Janeiro - RJ.