Páginas

WELCOME! / Bem vindos! / Bienvenidos! / Benvinguts! / Ongi etorri! / Bienvenue! / Benvenuti! / Wilkommen! / Welkom! / Välkommen! / Tervetuloa! / Üdvözöljük! / Hoşgeldiniz! / Добро пожаловать! / Καλώς ήρθατε! / გამარჯობა! / ようこそ! / 歡迎! / 환영합니다! / आपका स्वागत है! / வருக!


terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Adeus aos velhos carros americanos em Cuba?

Uma das grandes atrações das ruas de Havana, em Cuba, especialmente para os antigomobilistas, são os clássicos carros antigos que incrivelmente ainda funcionam e rodam pela cidade, dando a ela um toque e charme anacrônicos e um encanto especial.



Convém recordar que a presença destes carros clássicos, alguns em estado avançado de deterioração, é devido ao bloqueio econômico que durante décadas sofreu a ilha, e causou todos os tipos de problemas, inclusive no mercado automotivo.




Há quem diga que a virada nessa história teria começado com a visita do presidente dos EUA a Cuba e com isso o fim do embargo que perdurava há muito tempo. Essa abertura gradual daria início à mudança da frota de Cuba para carros novos, causando uma mudança da paisagem cubana em termos automobilísticos.

Na verdade, esses carros continuarão andando por lá por muitos e muitos anos. O preço de um 0km é proibitivo, além do mais os cubanos amam seus "almendrones", como chamam os modelos pré-embargo. São considerados patrimônio histórico e atração turística no país, tendo sua exportação sido, inclusive, proibida nos anos 90.

Apesar da reaproximação com os EUA, o governo americano mantém o bloqueio sobre a Ilha, o que torna o preço de tudo muito mais alto que no resto do mundo.


Um comentário:

  1. Grande maioria não tem mais os V8 ou seis cilindros. Boa parte adaptaram motores diesel ou mecânica Lada ou Moskvich

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...